sexta-feira, agosto 18, 2006

Impasse sobre nação inquieta

Tradução da Margarida.


The Australian

ANALYSIS
Mark Dodd
Agosto 17, 2006

Agora que a fachada de Timor-Leste como uma história de sucesso da ONU foi exposta como a dissimulação que sempre foi, o órgão do mundo desenha agora planos para uma segunda oportunidade de meter as coisa na ordem no Estado meio ilha com uma praga de problemas.
O sucesso da nova missão, detalhes dos quais foram anunciados pelo Chefe da ONU Kofi Annan na semana passada, dependerão pesadamente do destacamento de uma pequena mas potente presença militar.

Mr Annan quer duas companhias pesadamente armadas com base em Dili, uma para proteger a missão da ONU e a outra estacionada no aeroporto como uma força de reacção rápida.

Com 1,900 sapadores já destacados em Dili, o Governo Howard levantou a mão mas com uma condição importante – a força não ficará sob comando da ONU.

"Nós (Austrália) queremos reter o comando e a flexibilidade do controlo que se obtém com uma força de “capacetes verdes” e suspeito, reter o crédito político,'' disse Ron Huisken do Departamento de Estudos Estratégicos e de Defesa da ANU.

Por outras palavras, Canberra gostaria de reclamar créditos por ter ajudado a repôr a ordem em Timor-Leste depois do violento desassossego étnico que desencadeou o pedido de ajuda de Dili em Maio.

Continuam em New York debates rancorosos para arrumar a irritante questão de comando e controlo com o Japão e os USA poderosos contribuidores para o orçamento da ONU, a apoiarem a posição da Austrália de as tropas permanecerem sobre o arranjo bilateral existente.

O novo primeiro-ministro interino de Timor-Leste, José Ramos Horta, e uma coligação de países lusófonos incluindo o antigo poder colonial, Portugal, dizem que a força de defesa deve usar os capacetes azuis da ONU.

Diplomatas disseram ao The Australian que Canberra provavelmente ganhará o debate.

De acordo com um analista veterano Ocidental de segurança baseado em, há bastantes precedentes para Canberra insistir em reter o comando. A flexibilidade em ordenar tropas numa missão de reacção rápida sem recorrer a uma enfadonha cadeia de comandos da ONU é uma razão importante se a violência irromper outra vez em Dili.

Sabe-se que as Forças de Defesa Australianas estão também relutantes em colocar bens valiosos que podiam incluir helicópteros Black Hawk à disposição da missão da ONU.

"Se os Australianos ficarem sob a cadeia de comando da ONU então a sua flexibilidade e alavancagem politica diminuem radicalmente," disse o analista.

"Mas há também outras razões. Os problemas que levaram os Australianos a destacar não estão resolvidos."

Num relatório de 8 de Agosto do Secretário-Geral sobre Timor-Leste, de que o The Australian obteve uma cópia, Mr Annan avisa: "A mudança de governo deixou descontentamentos que despertaram a crise largamente não resolvidos. É extensamente reconhecido que problemas profundos sustentam a crise e que estes problemas precisam de ser claramente identificados e cuidados se Timor-Leste (não quiser) repetir as experiências dolorosas dos meses recentes.''

.

13 comentários:

Anónimo disse...

POR 450 ANOS FOMOS PORTUGUESES,
POR 24 INDONESIOS QUE CAUSOU DANOS,
AGORA SAO NOSSOS MESTICOS BURGUESES
A QUERER TORNAR-NOS AUSTRALIANOS

Anónimo disse...

Sou sympatisante de FRETILIN de avo mestico, por favor nao mete todos nos em mesmo contexto. Sou Timorense e mais nada.

Anónimo disse...

Muito saltam os cangurus!!!
Qual será o motivo de tanta agitação? Ou será medo?????

Anónimo disse...

O sobrinho meu viu um filme filmado escondido por os americanos da embaixada daqui em Timor onde aparecem dois gajos do PD a falar com o major Tara e outros jovems a combinar para queimar casa e fazer sarunto em Dili
Estes gajos nao tem vergonha de estragar o nome da nossa nacao, o GNR devia da-los uma licao quando eles vem queimar casa e fazer problemas

Anónimo disse...

Tambem ja ouvi falar nesse filme, mas pensei que fosse mais um rumour. Esse seu sobrinho nao consegue uma copia para mandar ao Malai Azul?
Ze Cinico

Anónimo disse...

Devido de muitos boatos e do gosto de puxar a brasa para as suas sardinhas, digo que eh mentira, enquanto nao ver o filme. Nao me interesa a quem lucraria deste filme, pra mim ver e crer!

Estou farto de boatos!!!

Anónimo disse...

Não acredita na possibilidade de o PD ter um encontro com o Tara?

Então se o próprio PR fala em praça pública, ladeado de Tara e outros do mesmo nível, porque não haveria o PD de manter as mesmas cumplicidades? A própria existência do PD é o resultado de um 'acto criativo' do actual PR!

Anónimo disse...

The Animal farm

Regra No.1- Pode-se acreditar em tudo desde que nao se acredite que Mari esteve envolvido na formacao dos "esquadroes de morte".

Regra No.2- E proibido violar a regra No.1

Anónimo disse...

Anónimo das 11:21:45 PM : ainda continua com a Animal Farm? Nunca mais se recicla? Poupe-nos, esse já é sexagenário.

Anónimo disse...

O Racismo e a forma mais baixa de expressao.

Anónimo disse...

Quem nunca mais se recicla nem intervala e voce margarida com as incessantes transcriceos dos mesmos artigos e entrevistas. Que grande lata!

Anónimo disse...

Jangan bodoh deh. Gue juga sudah lihat film itu. Seorang suting dgn kamera yg sembunyi. Gue ngak tahu kalau mata2 AS yang suting tapi kalau kalian memandang dgn hati2 kalian akan bisa lihat 2 orang SAS Australia jaga di belakang

Anónimo disse...

Ja ouvi falar nesse filme tambem. Isso eh verdade? Nao me custa nada a acreditar alias, tambem acreditaria se se viesse a saber que o padre Maubere tambem por la andava.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.