sexta-feira, agosto 18, 2006

Ex-guerrilheiro rendeu-se a forças australianas

Díli, 18 Ago (Lusa) - Um ex-guerrilheiro timorense que era procurado po r suspeita de envolvimento nos confrontos ocorridos em Díli a 25 de Maio, que re sultaram em cerca de duas dezenas de mortos, rendeu-se hoje às forças australian as em Timor-Leste.

Fonte das forças internacionais disse à agência Lusa que Frederico Soar es, conhecido como Oan Kiak, é "suspeito de ter participado nos distúrbios" que atingiram a capital timorense a 25 de Maio, e de "estar envolvido em pelo menos um homicídio e de ter provocado ferimentos a pelo menos três pessoas".

Residente em Baucau, no leste do país, Oan Kiak rendeu-se às forças aus tralianas, mas a fonte contactada pela Lusa escusou-se a especificar o local da rendição e o paradeiro actual do detido, que será entregue à justiça timorense na próxima semana.

A rendição do ex-guerrilheiro das Falintil (Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste) estava a ser preparada pela força internacional há cerca de três semanas, tendo ficado definida na última madrugada.

A 25 de Maio, a capital timorense foi palco de vários confrontos entre civis, polícias e elementos das forças armadas, de que resultaram cerca de 20 mo rtos e dezenas de feridos.

O incidente mais grave ocorreu durante um ataque de elementos das força s armadas ao quartel-general da Polícia Nacional de Timor-Leste, em que nove agentes policiais foram mortos por soldados depois de se terem rendido.

Os confrontos de 25 de Maio ocorreram no quadro da crise político-insti tucional que afectava Timor-Leste desde o final de Abril e que levou as autorida des timorenses a solicitarem a intervenção de uma força policial e militar a Por tugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia para ajudar a restabelecer a segurança .

Dias depois, por exigência do Presidente da República, Xanana Gusmão, R oque Rodrigues e Rogério Lobato demitiram-se dos cargos de ministro da Defesa e do Interior, respectivamente.

A 26 de Junho, o líder da Fretilin, partido maioritário, Mari Alkatiri, demitiu-se do cargo de primeiro-ministro, em que foi substituído por José Ramos -Horta, que era ministro dos Negócios Estrangeiros do seu executivo.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem agendada para hoje a vota ção de uma resolução sobre a nova missão da ONU em Timor-Leste, que deverá inclu ir uma força internacional de segurança.

JCS.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.