sexta-feira, agosto 18, 2006

Esclarecimento


De um leitor:

Nao venha ca com tretas a dizer que o PR andava a conspirar e a organizar os disturbios em reunioes com outros porque nao pode ser levada a serio!! O Paulo de Fatima Martins so "deu a sola" depois dos confrontos armados entre o Alfredo e os F-FDTL "desarmados". Ou nao foi? E nao tivesse dado a sola seria um dos pobres policias desarmados massacrados pelas F-FDTL a saida do quartel-general da PNTL. Nao seria? Se alguem nao sairia dai vivo seria ele sem duvida.

Esclarecimento:

Paulo Fátima Martins abandonou a cadeia de comando logo no dia 28 de Abril quando os militares peticionários (a maior parte deles fardados) romperam a barreira policial e atacaram o Palácio do Governo.

Uma das razões que levou o PM a enviar as FDTL para Tacitolo, para onde fugiram os responsáveis da violência, foi o facto da PNTL estar sem comando e incapaz de garantir a segurança em Díli, quanto mais ir atrás dos peticionários, ou pelo menos garantir que não voltavam a entrar em Díli.

O incidente a que se refere foi quase um mês depois. Dia 25 de Maio.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

A cegueira em fazer defesas autistas é por vezes inacreditável entre os leitores do Blog.

O desejo de amortizar erros cometidos e de fazer a defesa cega do PR impede alguns leitores de recordarem os acontecimentos e factos dos ultimos 5 meses.

Boa resposta, Malai Azul: sucinta, clara e factual!

Anónimo disse...

Onde tem este homem os olhos postos? Santo Xanana, ja foi. Entao nao sabe dos encontros do X com o Paulo Martins, ate na Presidencia da Republica? E onde esta o Paulo Martins? O X sabe e nos tambem. Porque nao manda prender? Todas as semanas janta em Balibar, vindo de Aileu onde tem casa. Ali tambem estao armas.

Anónimo disse...

E o Ramos-Horta também sabe onde ele está, ou já nos esquecemos da cerimónia da entrega das armas do bando de Railós abençoada pela presença do Bispo de Dili, do Ramos-Horta e do Paulo Martins? Até andaram umas fotos por aqui a atestar isso mesmo.

Anónimo disse...

"Paulo Fátima Martins abandonou a cadeia de comando logo no dia 28 de Abril quando os militares peticionários (a maior parte deles fardados) romperam a barreira policial e atacaram o Palácio do Governo"

O QUE??? Paulo de Fatima Martins abandonou a cadeia de comando no dia 28 de Abril??

Esta e uma das maiores mentiras de que ja apareceu aqui neste blog!! MENTIROSOS.

Ainda no dia 7 de Maio ele esteve num encontro com o PM Mari Alkatiri:

"Yesterday, the Prime Minister met again with HE the President of the Republic following his meeting with the President of the National Parliament, some ministers, the chief of the Armed Forces, General Taur Matan Ruak, and the Commander of PNTL, Commissioner Paulo Martins, during which they analysed the situation in the country. The heads of State and Government concluded that the return to normality was underway but acknowledged that the return of the population to their homes in Dili may be a slower process."

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/bfc751949c12483a49257168003bf399?OpenDocument


AS MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS!!!
MENTIROSOS E FACCIOSOS.

Se e assim que querem justificar a legitimidade da decisao de Mari Alkatiri de mobilizar as F-FDTL falharam redondamente.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:27:26 AM : você mesmo acaba de testemunhar que com toda a “normalidade” no dia 7 de Maio o PR reuniu com o PM, com o Presidente do Parlamento Nacional, com o Comandante-General das F-FDTL e com o comandante da PNTL. E eu podia trazer-lhe também notícias em que dias antes, também o PR e PM reuniram com toda a "normalidade" com os Ministros do Interior e da Defesa. E se reuniam com toda esta “normalidade”, não acha que este é o maior indício que dias antes o governo (ou o PM) não tinham cometido essa horrorosa inconstitucionalidade ou ilegitimidade de que passam a vida a acusar?

É que conhecendo nós agora o resto do filme teríamos mesmo de ser muito anjinhos para acreditarmos que o PR iria desperdiçar uma tal oportunidade, logo ele que não teve pejo de deitar mão a uma cassete dum programa duma TV estatal Australiana para correr com o PM.

E uma coisa é o então comandante da PNTL estar até meados de Maio formalmente à frente da PNTL outra coisa é ele estar lealmente e disciplinadamente sob comando do seu legítimo superior hierárquico, o Ministro do Interior. Lembro-lhe o que este disse em entrevista ao Expresso de 17/06/06:

Expresso - Existem várias versões sobre o que aconteceu em Timor. Qual é a sua?

Rogério Lobato - Na minha carta (de demissão) eu refiro claramente um comando bicéfalo.

Expresso - O que quer dizer com bicéfalo?

Rogério Lobato - Que a intervenção do Presidente sobre os peticionários afectou as relações com os militares.

Expresso - Xanana Gusmão deveria ter tido outra atitude com os militares?

Rogério Lobato - Deveria ter sido mais ponderado e não vir a público atacar e deitar abaixo. Isso caiu mal nas pessoas que andaram com ele no mato durante muitos anos. Mas este problema surgiu muito antes. A PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) está sob a tutela exclusiva do Governo. A partir de uma dada altura, apercebi-me de que muitas vezes o senhor comandante da polícia ia reunir-se na Presidência da República sem o meu conhecimento. Sem, inclusivamente, o conhecimento do primeiro-ministro. Naturalmente que isso me preocupou (...). E depois há uma manifestação que deixa de o ser para passar a ser um acto de violência organizada. Isso o que é? É crime!

Expresso - O senhor não estava a acompanhar as operações da Polícia para fazer frente a essa manifestação de 28 de Abril?

Rogério Lobato - Estava. Só que as ordens que eu tinha dado era para que a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) se concentrasse toda no palácio do Governo.

Expresso - Deu essas ordens a quem?

Rogério Lobato - Dei-as ao comandante-geral.

Expresso - E ele disse-lhe o quê?

Rogério Lobato - Disse-me que sim, mas depois pura e simplesmente não as cumpriu.

Expresso - Que tipo de relação tem o comandante-geral da polícia com Xanana Gusmão? Como é que essa relação poderá ter prejudicado a actuação da Polícia?

Rogério Lobato - Essa relação acabou por tornar ineficaz a actuação da Polícia.

Expresso - Parece-lhe que o comandante-geral da Polícia foi influenciado pelo Presidente?

Rogério Lobato - Não quero fazer a acusação, mas sei que houve contactos de que não tivemos conhecimento. (…)

Pode ler aqui o resto da entrevista:
http://timor-online.blogspot.com/2006_06_17_timor-online_archive.html

Anónimo disse...

Pois claro! O Rogerio disse isso em entrevista por isso deve ser mesmo verdade verdadinha.
O homem ate e a encarnacao da honestidade e um cidadao modelo. Nao e?
O facto de ser criminoso cadastrado em terras alheias nao e para aqui chamado.
Alias se tivesse alguma culpa no cartorio nao teria nenhum problema em assumir as responsabilidades e dizer "minha culpa, minha tao grande culpa" mesmo que isso significasse mais 15 anos de prisao para adicionar aos 2 ja servidos em Angola.

Enfim...

Anónimo disse...

O Paulo Martins nao fugiu nada em Maio. Ele tinha era umas 10 nonas la para a montanha e fazia reunioes com o PR para lhe cravar uns comprimiditos de Viagra! No fim de contas eram 10.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.