quinta-feira, maio 25, 2006

Situação Díli "muito grave", mas portugueses estão bem - embaixador

Lisboa, 25 Mai (Lusa) - O embaixador de Portugal em Díli, João Ramos Pi nto, descreveu hoje a situação de segurança na capital timorense como "muito gra ve", mas indicou que não há registo de qualquer problema com cidadãos portuguese s.

"A comunidade portuguesa continua calma", frisou João Ramos Pinto à agê ncia Lusa, num contacto telefónico a partir de Lisboa.

Nas últimas horas têm-se registado confrontos entre as forças armadas t imorenses e a polícia nacional timorense em Díli, com tiroteios em vários pontos da cidade.

O diplomata referiu que a embaixada portuguesa mantém a indicação para que os cidadãos portugueses se mantenham nos locais em que se encontram, evitand o deslocações na cidade.
"As recomendações da embaixada são as correctas neste momento, face à a valiação dos peritos de segurança", frisou.

O diplomata indicou também que os portugueses que pretendam sair de Tim or-Leste o podem fazer em voos comerciais das companhias indonésia Merpati e aus traliana Air North, cujas operações continuam.

"Ainda há pouco saiu o voo para Bali", afirmou.

A estrada para o aeroporto de Comoro, a ocidente de Díli, esteve interr ompida na manhã de hoje devido a confrontos na zona, mas Ramos Pinto disse que j á foi reaberta.

"A situação acalmou um pouco", disse, referindo que a embaixada portugu esa "tem meios para acompanhar cidadãos que pretendam" dirigir-se para o aeropor to ou que queiram deslocar-se para locais que considerem mais seguros do que aqu eles em que se encontrem.

As deslocações na cidade dependem, no entanto, "da situação no terreno" , admitiu.
Cerca de 500 cidadãos portugueses encontram-se actualmente em Timor-Les te, muitos dos quais professores.

Nas últimas horas, têm-se registado em Díli confrontos entre elementos das forças de segurança timorenses, nomeadamente das forças armadas e da polícia .

Ramos Pinto descreveu a situação actual na capital timorense como "muit o grave", mas manifestou-se confiante de que a chegada de forças militares austr alianas, nas próximas horas, "acalmará os ânimos".

"Creio que a vinda de forças internacionais acalmará os ânimos, que ess as forças terão um efeito calmante nos vários grupos [em confronto]", disse.

"Mas ainda não chegaram", acrescentou.
Ramos Pinto disse ainda que nos restantes 12 distritos de Timor-Leste " não há problema de violência".

Contactada telefonicamente a partir de Lisboa, uma fonte da embaixada a ustraliana em Díli disse entretanto à Lusa que "há tiroteio um pouco por toda a cidade" e que, até ao momento, "não há registo de vítimas entre os cidadãos aust ralianos" a residir em Timor-Leste.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Muito grave"?
Com o aeroporto aberto e a funcionar, com avioões a aterrar e com o Hotel Timor com bar???!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.