quinta-feira, maio 25, 2006

Confrontos entre F-FDTL e PNTL

Ramos-Horta confirma confrontos entre F-FDTL e PNTL

Lisboa, 25 Mai (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Ramos-Horta confirmou que houve hoje confrontos entre elementos das Falintil-Forças Defesa Timor-Leste (F-FDTL) e da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), admitindo que se tratou de "uma acção concertada" da polícia.

"Há alguma acção concertada da parte da PNTL, mas não temos informação sobre quem está a comandar. O ministro do Interior (Rogério Lobato) não está contactável", disse o chefe da diplomacia timorense à agência Lusa, contactado telefonicamente.

"Há acusações mútuas sobre quem começou os confrontos", disse Ramos-Horta, confirmando um ataque das F-FDTL ao quartel-general da polícia em Díli, localizado à frente do Palácio das Cinzas, onde trabalha o presidente da República, Xanana Gusmão.

Ramos-Horta referiu que depois de repetidos confrontos, a missão das Nações Unidas terá mediado e convencido os polícias a render-se no quartel da PNTL.

Os polícias acabaram por sair do edifício, deixando as suas armas no quartel da PNTL, e quando chegaram à rua foram alvejados.

"Depois de saírem, deixando as armas e com garantias da ONU de que nada lhes aconteceria, foram alvejados por elementos das F-FDTL", afirmou Ramos-Horta.

O chefe da diplomacia timorense referiu não haver para já dados quanto a número de vítimas dos confrontos de hoje.

Ramos-Horta disse que a situação em Díli "acalmou" depois de "mais de três horas de tiroteio em vários pontos da capital que "praticamente paralisaram" a cidade.

O contacto telefónico foi interrompido não tendo sido possível voltar a restabelecer a ligação com o chefe da diplomacia timorense para obter mais pormenores.
ASP.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.