domingo, maio 06, 2007

Diga-nos o que possui, Senhor Ramos Horta

Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente

FRETILIN

Comunicado de imprensa
6 Maio 2007


José Ramos Horta deve deixar de se esquivar de responder acerca dos beus bens pecuniários, disse hoje, José Manuel Fernandes, representante oficial do candidato presidencial da FRETILIN, Sr. Francisco Guterres Lu Olo.

"José Ramos Horta continua a não responder a importantes perguntas a ele dirigidas pelos representantes da sociedade civil e eleitores durante esta campanha eleitoral para que revele francamente todo o seu património", afirmou Fernandes.

"Lu Olo divulgou uma declaração detalhando todos os seus bens, mas Ramos Horta recusa-se a providenciar uma declaração por escrito justificando-se qua não o faz devido a ausência de legislação.

"É fácil fazer uma declaração por escrito e ele deve fazê-lo, tal como Lu Olo o fez".

"Lu Olo declarou há 12 dias atrás todo o seu património. Será que os bens pecuniários de Ramos Horta são tão extensivos e complicados que ele precisa de 12 dias para os descrever?

"Parece que Ramos Horta necessita de ser forçado por lei para ser transparente e honesto para com o seu povo".

Fernandes disse que, durante a luta pela independência, era crucial para as operações clandestinas da FRETILIN obter a confiança do povo.

"Nós conseguimos conquistar a confiança do nosso povo de tal forma que nunca fomos denunciados ao inimigo, inimigo esse com maiores poderes financeiros e bélicos. Lu Olo sobreviveu 24 anos na luta armada contando sempre com a confiança total do nosso povo."

"Um ambiente de total confiança foi construída entre pessoas – não porque o estado o exigia por lei".

"Apelo a Ramos Horta para que se comporte de uma maneira clara e transparente criando assim um precedente para os futuros candidatos na nossa jovem democracia.''

"Todas as vezes que é questionado acerca dos seus bens pecuniários, Ramos Horta distancia-se e fala de outros assuntos. Agora ele diz que só fará a declaração sobre os seus bens pecuniários se fôr regulamentada por lei , e se a auditoria fôr feita por uma autoridade reguladora".

"Esta é a prova evidente de total desconhecimento da função e natureza da declaração de bens pecuniários. Já vi declarações de bens pecuniários de outros países. Para dizer que é necessária auditoria é o mesmo que deitar fumo para os olhos".

Fernandes apontou como exemplo uma declaração de bens pecuniários do Governo Estatal de Vitória-Australia, de oficiais seniores do governo (cópia em anexo) que não exige auditoria.

Fernandes disse que Ramos Horta voltou a deitar fumo para os olhos ao insistir na mentira de que Lu Olo possuía uma "vila"em Ossu no valor de US$700,000.

"Qualquer pessoa que conheça a humilde casa da família de Lu Olo, concordará que é uma idiotice descrevê-la como sendo uma "vila".

"Não está pintada, não tem comodidades no interior , os quartos não tem portas e quanto às dimensões, é inferior a metade da luxuosa vila de Ramos Horta em Dili", afirmou Fernandes.


Para mas informações, contactar:
José Manuel Fernandes, Representante do candidato Lu Olo para as
eleições presidenciais, tel, (+670) 734 2174 (Dili)

9 comentários:

Maracuja Maduro disse...

Das noticias sempre actuais do "Timor Online" aqui fica o convite para visitarem o Timor do Norte a Sul.

Os poemas de destaque para esta semana são :

1 - TIMOR de João Monge

2 - "Estrela perdida" de Mau Dick

Aqui vai o endereço:

http://timordonorteasul.blogspot.com/

Obrigada "Timor Online" por publicar esta pequena informacão

Obrigado

Maracuja Maduro

Anónimo disse...

ISF desmentem alegado apoio a Ramos-Horta
Jornal de Notícias, 06/05/07

As Forças de Estabilização Internacionais (ISF) estacionadas em Timor-Leste refutaram ontem estar a dar qualquer apoio à campanha de José Ramos-Horta em detrimento do candidato da Fretilin, como acusa aquele partido político.

Em resposta a uma questão apresentada pela agência Lusa que deriva das acusações da Fretilin de que as forças internacionais, nomeadamente australianas, estariam na região leste do país a promover a candidatura de José Ramos-Horta em detrimento da de "Lu Olo", o porta-voz Ivan Benitez- -Aguirre disse que as ISF "respeitam o processo democrático" de Timor e considera "inapropriado" qualquer comentário político.

"Respeitando a atenção que é dada ao processo eleitoral em Timor-Leste, as ISF não irão conceder qualquer entrevista durante a campanha eleitoral", refere, a resposta escrita, ao salientar também que os elementos daquela força "estão espalhados pelos vários distritos para apoiar o programa de segurança das eleições".

http://jn.sapo.pt/2007/05/06/mundo/isf_desmentem_alegado_apoio_a_ramosh.html

Anónimo disse...

Nervosismo nos últimos dias da campanha eleitoral em Timor
Diário de Notícias, 06/05/07

LUÍS NAVES

A campanha eleitoral das presidenciais em Timor-Leste entrou na recta final. O candidato apoiado pela Fretilin, Francisco Guterres "Lu-Olo", realizou ontem o último comício em Díli e acusou o seu rival na segunda volta, José Ramos-Horta, de contar com apoio das forças internacionais estacionadas no país e de não defender os recursos energéticos.

Na véspera, "Lu-Olo", que ficou à frente na primeira ronda, com quase 28%, acusara o primeiro-ministro Ramos Horta de compra de votos. A votação realiza-se na quarta-feira.

No comício de ontem, que reuniu 300 pessoas no Parque da Independência (segundo a Lusa), o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, lançou duras críticas a Ramos-Horta e ao presidente Xanana Gusmão, que poderá tentar chefiar um futuro governo: "Não tenho dúvida de que se o presidente for Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão, este país vai enveredar por um caminho de desenvolvimento insustentável, o que significa que daqui a 20 anos, teremos um país completamente em ruínas", disse o ex-governante.

Alkatiri foi vítima da grave crise política do ano passado, que motivou a intervenção de forças internacionais lideradas pelos australianos e provocou a queda do seu executivo. Segundo a Fretilin, o candidato rival tem apoio da força internacional (que não consegue deter o major Alfredo Reinado, o homem que esteve na origem da crise de 2006). Outra acusação é dirigida aos rendimentos de Ramos-Horta, que o primeiro-ministro recusa divulgar, alegando não ser exigência constitucional.

Foi o Governo de Alkatiri que negociou com a Austrália a partilha do petróleo no offshore ao largo de Timor. Isso valeu algumas centenas de milhões de dólares para a antiga colónia portuguesa, mas garantiu também pouca simpatia de Camberra pelos dirigentes da Fretilin. Os media australianos, aliás, têm centrado a cobertura da segunda volta sobretudo em José Ramos-Horta.

É difícil avaliar até que ponto será importante, nesta campanha, a discussão em torno da soberania timorense dos recursos petrolíferos, nomeadamente a decisão sobre o local onde será processado o gás natural do offshore conhecido por Greater Sunrise, com duas opções: Austrália ou Timor-Leste. Lu-Olo defende uma companhia nacional para explorar o gás natural do país e processamento do offshore em Timor. O primeiro-ministro quer deixar a decisão para o Banco Mundial.

A Fretilin acusou igualmente Ramos-Horta de estar a comprar votos, mas ainda não forneceu as provas que diz possuir, nomeadamente testemunhos de pessoas aliciadas. Os apoiantes de Ramos-Horta negam todas as acusações. O primeiro-ministro tem o mandato suspenso e está em acções de campanha fora da capital.

A alegação de apoio a um dos candidatos foi entretanto rejeitada pelo porta-voz das Forças de Estabilização Internacionais. A fonte garantiu que o contingente mantém uma "posição neutra e imparcial no processo" eleitoral. | - Com Lusa

http://dn.sapo.pt/2007/05/06/internacional/nervosismo_ultimos_dias_campanha_ele.html

Anónimo disse...

Correio da Manhã, 2007-05-06 - 00:00:00

ISF
Timor: Militares refutam acusação
As Forças Internacionais (ISF) estacionadas em Timor-Leste refutaram estar a dar apoio à campanha de Ramos-Horta em detrimento do candidato da Fretilin, Francisco Guterres ‘Lu-Olo’, afirmou o porta-voz das ISF, Ivan Benitez-Aguirre.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=241340&idselect=91&idCanal=91&p=200

Anónimo disse...

Não é só o RH que deve revelar seu patrimônio, mas todos os ministros e sevidores comissionados.

Anónimo disse...

É sim senhor, não é so RH que deve revelar seu património. Os outros também devem ser, não ficam atrás com a máscara.

Os que ficam com barrigados, parece encheram muito bem.........

Anónimo disse...

É MELHOR TEMOS UM PRESIDENTE RICO E JÁ PROVOU OS SABORES E GOSTOS DAS ALIMENTAÇÕES, DO QUE TEMOS UM PRESIDENTE QUE NA SUA VIDA NUNCA TINHA PROVADO A DELICIOSA DA "PIZZA" E ASSIM QUANDO FOR ELEITO ELE JÁ TINHA MUITA OPURTUNIDADE PARA PROVAR ESSA ALIMENTAÇÃO DELÍCIA COM A SUA FAMÍLIA.......E PORTANTO E SER UM GULOSO E ESQUECEU O POVO

Anónimo disse...

Obrigado pela vossa consideração nas minhas opiniões que foram publicadas aqui no timor-online.

Seja uma crítica positiva aos nossos líderes...........

sou eu :)

Anónimo disse...

Rico??? bemmmm... Horta tem dinheiro... alem do que recebe dos seus "amigos"... mas mesmo assim usa e abusa do que pode e de que pode... vende o seu pais so para ter status... Realmente, para quem quer viver num pais onde os de fora e que mandam, entao Horta e o indicado para ser presidente...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.