quarta-feira, abril 04, 2007

UNMIT – situação da segurança – Segunda-feira, Abril 2, 2007

(Tradução da Margarida)

Esta é uma emissão da Polícia da ONU em Timor-Leste para lhe dar informação acerca da situação de segurança à volta do país.

A situação em Dili e à sua volta tem estado calma nas últimas 36 horas sem incidentes sérios de segurança relacionados com a campanha presidencial.

Houve o relato de um homicídio em Dili. Um homem foi atingido fatalmente na cara com um dardo. A Unidade de Investigação Nacional está a investigar a morte.

Houve ainda um relato de fogo posto numa casa perto da embaixada Australiana que se pensa estar relacionado com violência de gangs.

Hoje, a UNPol confirmou dois incidentes de quatro relatados. Um foi de atirar uma pedra a um veículo da ONU na área da estrada Banana / estrada Delta. Ambos os incidentes envolveram o atirar de pedras e conquanto houvesse estragos menores nos veículos ninguém ficou ferido.

Nos distritos, ontem, a campanha política desenrolou-se em Aileu, Ainaro, e Baucau sem incidentes. Em Viqueque, jovens tentaram perturbar o comício do candidato Fernando De Araújo, mas foram contidos por oficiais da PNTL e da UNPol. O comício prosseguiu pacificamente. Separadamente, por volta das 2030 horas em Maliana, morreu um oficial da UNPol aparentemente por ataque cardíaco depois de ter acompanhado o Comandante do Distrito de Bobonaro a um deslizamento de terras.

A unidade de investigação de crimes sérios completou com sucesso uma operação de dois dias para localizar e prender o suspeito de um homicídio que ocorreu em Março em Kuluhun, Dili. Relatos dos incidentes foram entregues ao Gabinete do Procurador.

A Polícia avisa que se devem evitar viagens durante a noite nas áreas mais afectadas. Contacte a polícia se vir algo suspeito ou qualquer tipo de problemas e evite permanecer perto de qualquer distúrbio. Chame o 112 ou o 7230365 para contactar a polícia 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esta foi uma emissão diária da Polícia da ONU em Timor-Leste, para o povo de Timor-Leste.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.