quarta-feira, abril 04, 2007

Cinco candidatos em Díli, começou distribuição de boletins

Díli, 04 Abr (Lusa) - Os boletins de voto para as eleições presidenciais de 09 de Abril em Timor-Leste começaram a ser distribuídos hoje, num dia tenso e movimentado em Díli, onde se cruzam cinco candidatos à sucessão de Xanana Gusmão.

A entrega do material logístico para 504 centros de votação e 704 estações de voto para o escrutínio de 09 de Abril decorreu numa cerimónia solene realizada pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral.

A actualização do recenseamento registou um total de 522.933 eleitores "com a possibilidade de exercerem o direito de voto", divulgou hoje o STAE. Díli tem 99.260 eleitores e Baucau, a segunda cidade, 60.522 votantes. Mais de 144 mil pessoas, incluindo 77.315 mil novos recenseados, receberam novos cartões de eleitor nos vários locais de registo por todo o país.

Em Díli, cruzam-se hoje as agendas de campanha de cinco candidatos, incluindo Francisco Guterres "Lu Olo" e José Ramos-Horta, os dois favoritos à sucessão de Xanana Gusmão.

"Lu Olo", candidato da Fretilin e presidente do Parlamento Nacional, concentrou num terreno da periferia ocidental de Díli cerca de seis mil apoiantes, segundo estimativa das forças de segurança internacionais consultadas pela Lusa.

O comício, que se iniciou a meio da manhã, ainda decorre, às 14:00 locais (06:00 em Lisboa), com uma intervenção do candidato, enquanto chegam ao recinto vinte camiões com apoiantes de Liquiçá e Ermera, a oeste e a sudoeste da capital.

Mari Alkatiri discursou durante duas horas e afirmou que "a Fretilin é um tsunami de amor para Timor-Leste". O candidato da Fretilin, segundo Mari Alkatiri, "ganha à primeira-volta".

Apoiantes de "Lu Olo" foram apedrejados esta manhã, num dos vários incidentes deste tipo detectados pelas forças de segurança à passagem das caravanas de campanha.

"Há muita gente na rua e nota-se a tensão, mas para além de alguns apedrejamentos e de insultos, nada ocorreu até agora de anormal", informou um dos responsáveis operacionais pela segurança do dia mais movimentado da campanha eleitoral na capital.

José Ramos-Horta realiza, a partir das 14:00, o seu comício final em Díli, no centro da cidade. Outros três candidatos agendaram para hoje acções na capital, no dia em que a campanha termina de facto para a maior parte dos oito candidatos à Presidência.

Após a cerimónia realizada pelo STAE, 93 veículos saíram da capital com material logístico em direcção a 12 distritos. O material com destino ao enclave de Oécussi, na parte ocidental da ilha, vai ser transportado por barco.

As eleições de 09 de Abril são as primeiras após a independência de Timor-Leste em 20 de Maio de 2002.

PSP/PRM Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.