quarta-feira, abril 04, 2007

Mais do mesmo...

"Mal Rerden: I don’t Forgive Fretilin

After meeting with President Republic Xanana Gusmão on Monday (2/4) at Palacio das Cinzas Caicoli Dili, Commander of ISF Brigadier General Mal Rerden told Journalists that he will not forgive Fretilin’s leaders, especially Secretary General Mari Alkatiri in relation to the incident in Ermera-Gleno last Saturday."

(Timor Post)

Vergonhosa a falta de isenção do comandante australiano em relação à FRETILIN e a Mari Alkatiri...

Ainda não pereceberam qual a sua missão, ou melhor não a escondem sequer...

3 comentários:

Anónimo disse...

Timor: Confrontos durante a campanha fazem 19 feridos

Incidentes ocorridos hoje em Díli, último dia da campanha presidencial, provocaram 19 feridos, um deles em estado grave, vítimas de apedrejamentos entre apoiantes de partidos adversários, disse à Lusa fonte do Hospital Nacional Guido Valadares.
«Até ao momento entraram no hospital 19 feridos, a maior parte são jovens e um deles que foi atingido com uma pedra na cabeça tem ferimentos muito graves», disse à agência Lusa a responsável pela urgência do hospital de Díli.
Os feridos são jovens que se envolveram em apedrejamentos numa altura em que caravanas de cinco candidatos percorriam as ruas da capital.
Os incidentes mais graves ocorreram junto ao edifício da embaixada da Austrália, na estrada de Comoro, uma das principais artérias da capital timorense que liga o aeroporto ao centro de Díli, no altura em que passava a caravana de Francisco Guterres «Lu Olo», candidato apoiado pela Fretilin.
«Eu estava num camião da Fretilin e tudo aconteceu em frente à embaixada australiana. Quando íamos a passar fomos atingidos por pedras. Não sei quem atirou a primeira pedra mas eu fiquei ferido», disse à Lusa Gilberto Costa, 19 anos, ferido num braço e aguardar tratamento no serviço de urgência do hospital de Díli e que seguia na caravana que se dirigia ao centro da cidade, após ter terminado o comício de Francisco Guterres «Lu Olo», que teve lugar na periferia da capital.
Na zona da embaixada de Camberra, os militares australianos das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) montaram um perímetro de segurança, condicionaram o trânsito e efectuaram patrulhas nas ruas do bairro situado junto à zona do incidente.
«Afastámos para o interior do bairro os jovens que eventualmente podem causar problemas e vamos manter aqui, durante algum tempo, uma linha de segurança para evitar lançamento de pedras e de dardos», disse à Lusa um militar australiano que se encontrava no local.
Mais à frente, nas traseiras do jardim Nicolau Lobato, na zona do porto de Díli, três motociclos foram queimados durante a passagem das caravanas mas o incidente não provocou feridos.
No último dia da campanha, realizaram-se em Díli comícios e foram organizados desfiles de carros de apoio às candidaturas de Francisco Guterres «Lu Olo», José Ramos Horta, Francisco «Lasama» de Araújo, João Carrascalão e Francisco Xavier do Amaral.
Diário Digital/lusa
04-04-2007 12:47:59
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=270289

Anónimo disse...

Timor: Situação resolvida em Metinaro com intervenção da UNPol

A Polícia da ONU (UNPol) escoltou hoje apoiantes de José Ramos-Horta entre Metinaro e Manatuto, leste de Díli, depois de terem estado retidos «por alguns minutos» junto a um campo de deslocados, disse à Lusa fonte policial.
No incidente estiveram envolvidas quatro viaturas.
A UNPol recebeu, ao princípio da noite em Timor, um pedido de ajuda relacionado com um grupo de meia centena de pessoas, que estariam reféns no campo de deslocados de Metinaro, 30 quilómetros a leste de Díli.
Fonte policial relatou à Lusa que a situação ficou rapidamente resolvida quando elementos da UNPol retiraram em segurança os ocupantes de quatro viaturas «que estiveram retidos durante alguns minutos».
«Não há reféns», afirmou a mesma fonte depois das 23:00 (15:00 em Lisboa), «mas uma situação de retenção», num incidente em que houve vários feridos.
O caso ocorreu com uma caravana de apoiantes de José Ramos-Horta, «que foram apedrejados junto ao campo de deslocados de Metinaro por apoiantes de outras candidaturas», segundo a mesma fonte.
A UNPol escoltou depois a caravana até Manatuto, mais a leste, na estrada que liga a capital a Baucau, a segunda cidade mais importante de Timor-Leste.
Diário Digital / Lusa
04-04-2007 16:33:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=270339

Anónimo disse...

Tradução:
Mais do mesmo...
"Mal Rerden: Não perdoo à Fretilin

Depois de se encontrar com o Presidente da República Xanana Gusmão na Segunda-feira (2/4) no Palácio das Cinzas Caicoli Dili, o comandante da ISF Brigadeiro General Mal Rerden disse aos jornalistas que não perdoará aos líderes da Fretilin, especialmente ao Secretário-Geral Mari Alkatiri em relação ao incidente em Ermera-Gleno no Sábado passado."

(Timor Post)

Vergonhosa a falta de isenção do comandante australiano em relação à FRETILIN e a Mari Alkatiri...

Ainda não pereceberam qual a sua missão, ou melhor não a escondem sequer...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.