quarta-feira, março 21, 2007

Timor-Leste: Centro Tecnológico de Madeiras de Baucau na Rota dos Móveis

Pedro Sousa Pereira (texto) e António Cotrim (fotos), da Agência Lusa Baucau, Timor-Leste, 19 Mar (Lusa) - O Centro Tecnológico de Madeiras, uma parceria entre a autarquia de Paredes e a diocese de Baucau, foi inaugurado hoje naquela cidade timorense, tendo por objectivo formar profissionais e, a longo prazo, a comercialização de mobiliário.

"O projecto começou por chamar-se «Uma fábrica para Timor» e o objectivo era criar aqui uma fábrica para produção de mobiliário. No entanto, e dada a adesão dos empresários, foi possível alargar o âmbito tecnológico", disse à Agência Lusa, em Baucau, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira.

"Por isso, o projecto foi repensado para envolver também a formação nas tecnologias da madeira", acrescentou o edil de Paredes, que, ao longo dos quatro últimos anos, organizou um processo que envolve 28 empresários portugueses.

Celso Ferreira explicou que a diocese de Baucau forneceu o local e construiu as instalações, a Câmara de Paredes participou com 60 mil euros e cada um dos 28 empresários portugueses ofereceu uma máquina.

No total, o projecto representa um investimento de 900 mil euros.

"Estamos a falar de cooperação, de um projecto da Lusofonia e de responsabilidade social e ainda a falar de um projecto para valorizar um país irmão porque, ao lado do lucro, também pode haver cooperação", disse Celso Ferreira.

Para o presidente da Câmara de Paredes, os empresários portugueses têm, neste projecto, uma oportunidade de investimento, por se tratar de um país que precisa de indústrias de transformação de madeiras.

"Estamos a falar de dotar Timor de indústria transformadora, que não tem, e criar condições para que possam acrescentar valor às madeiras preciosas que aqui têm. O país tem teca, tem pau-rosa e tem sândalo. São madeiras muito valiosas no mercado internacional e, mais ano menos ano, acabariam por sair daqui sem valor acrescentado, caso não se proporcionem condições para a transformação em Timor-Leste", sublinhou.

Nesse sentido, os empresários de Paredes apostam na formação de 25 novos carpinteiros timorenses, através da aprendizagem apoiada por três técnicos portugueses.

Os três técnicos vão ficar em Baucau para formar os trabalhadores que poderão, em breve, começar a operar os equipamentos que foram enviados e que já se encontram instalados no centro.

"São máquinas de corte, moldagem e de métodos de encaixe e que pretendem fazer tudo em carpintaria e construção de mobiliário", disse à Lusa o presidente da Câmara de Paredes.

A montagem do centro está concluída e, a partir de Abril, arranca o período de formação de carpinteiros timorenses que vão estar, mais tarde, envolvidos na produção de mobiliário para comercialização.

Segundo o autarca português, o concelho de Paredes - conhecido como a "Rota dos Móveis" por representar actualmente 65 por cento da produção do mobiliário em Portugal, onde estão instaladas 1.268 fábricas -, quer ajudar a aplicar em Timor-Leste o modelo que foi utilizado na região, do distrito do Porto, há mais de seis décadas.

Na altura, explicou, as máquinas eram colocadas à disposição da população, ou alugadas por baixo custo, para a execução de simples trabalhos de carpintaria.

Como consequência, os pequenos artesãos, por terem tido acesso aos equipamentos que lhes permitiram a realização de trabalho, acabaram por progredir. O mesmo vai ser tentado em Timor-Leste durante a primeira fase do projecto.

"O facto de nós termos transformado a carpintaria de Baucau em centro tecnológico vai permitir que qualquer artesão timorense poderá utilizar as máquinas", frisou o autarca luso.

Para se aceder ao equipamento terá de se pagar uma renda à diocese, cujo objectivo não é o lucro, ou então pagar para que lhe sejam feitas as operações mecânicas para a produção de móveis, portas e janelas.

A ideia da construção de uma carpintaria partiu de um padre natural de Paredes que visitou Timor-Leste em 2000 e que acabou por promover a ligação entre a Câmara Municipal de Paredes e o bispo D. Basílio do Nascimento.

Para a diocese de Baucau, parceira da CM de Paredes neste projecto, o novo centro é sobretudo uma oportunidade para os jovens da cidade.

"Espero que venha beneficiar as gentes daqui. Estou a pensar nos carpinteiros, nos jovens que vão ter uma possibilidade de adquirir uma formação numa arte que vai ser uma espécie de instrumento nas mãos para eles poderem viver. Pode contribuir para que Baucau possa vir a ter alguma influência a nível da produção local", disse à Lusa D. Basílio do Nascimento.

O primeiro-ministro timorense, José Ramos Horta, que esteve presente na cerimónia de inauguração das instalações, referiu à Lusa que Timor-Leste precisa de captar investimento e que é possível, no futuro, fazer exportar os produtos, como os móveis a fabricar em Baucau, sobretudo para a Austrália.

O Centro Tecnológico, ou a "carpintaria", como lhe chamam em Baucau, está instalado numa das muitas entradas de uma cidade que conta com cerca de 30 mil habitantes.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.