quarta-feira, março 21, 2007

Portuguesa será conselheira da ONU

Diário de Notícias, 20/03/07

Sónia Neto irá ocupar o cargo de "conselheira" do representante especial do secretário-geral das Nações Unidas em Timor- -Leste, o posto mais elevado que um português irá ter na estrutura internacional que acompanha o actual processo eleitoral.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para quem Sónia Neto trabalha como assessora política, autorizou o pedido de deslocação formulado pelo chefe da ONU em Timor- Leste, Atul Khare.

Ao serviço das Nações Unidas, Sónia Neto passou por vários países africanos de língua oficial portuguesa antes de ser nomeada directora do Centro de Apoio aos Partidos Políticos de Timor- -Leste durante as primeiras eleições, em 2001.

De 2001 a 2006, foi chefe de gabinete do então ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste Ramos Horta. Desde Junho do ano passado é assessora no Gabinete de Conselheiros Políticos de Durão Barroso.

A 9 de Abril realizam-se as eleições presidenciais em Timor- Leste, as primeiras organizadas pelas autoridades timorenses desde a independência, e imediatamente a seguir será agendada a data das eleições legislativas. Ambos os sufrágios também vão ser acompanhados por uma missão de observação da União Europeia, a convite das autoridades de Díli.

Entretanto, a Indonésia vai reforçar as suas patrulhas ao longo da fronteira com Timor-Leste antes e depois das eleições para antecipar quaisquer eventualidades.

O chefe do Comando Militar de Wirasaki, coronel Ariel Rachman, indicou que os militares montaram 38 novos postos de controlo na linha de fronteira que, na ilha de Timor, separa a parte oriental, timorense, e ocidental, indonésia.

"Esperamos que não haja qualquer incidente ou problemas que afectem a nossa soberania, por isso apostamos na prevenção", sublinhou Ariel Rachman.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.