quarta-feira, março 21, 2007

Foi hoje lancada a Equipe de Comunicacao Social da FRETILIN para a Campanha Presidencial

20.03.2007
FRETILIN

Hoje, cerca das 15 horas, na sede do Comite Central da FRETILIN (CCF), em Comoro, realizou-se uma conferencia de imprensa para o lancamento da Equipe de Comunicacao Social da FRETILIN para a Campanha Presidencial.Estiveram presentes varios jornalistas, timorenses e estrangeiros, assim como militantes do partido.

A abertura da conferencia de Imprensa foi feita pelo Camarada Arsenio Bano, membro do CCF e da Comissao Politica Nacional (CPN).

Como introducao, foram apresentados os porta-vozes da Equipe, nomeadamente Camarada Jose Manuel Fernandes (Secretario-Geral Adjunto e Membro do CCF), Camarada Filomeno Aleixo (Membro do CCF e do CPN), Camarada Cipriana Pereira (membro do CCF), Camarada Rui Castro e Camarada Sahe da Silva, fornecerao informacoes em Tetum, Portugues, Ingles e Indonesio.

Apresentou-se um slideshow como amostra do que sera apresentado durante a Campanha para as Eleicoes Presidenciais, que tera inicio na proxima sexta feira, dia 23 de Marco de 2007.A Equipe de Comunicacao Social, composta pelos porta-vozes, e outros militantes, irao trabalhar com o objectivo de transmitir aos meios de comunicacao social e a qualquer organizacao ou individuo interessado (sendo ou nao militante ou simpatizante do partido), as informacoes relacionadas com a campanha e as eleicoes presidenciais.

Podem igualmente ter acesso as informacoes consultando os websites:
www.luolobapresidente.blogspot.com, www.luolo.blogspot.com, www.timortruth.com .

A sede do Centro de Informacao da FRETILIN para Campanha Presidencial, esta localizada na sede do CCF, em Comoro, Dili. Serao realizadas conferencias de imprensa, duas vezes por semana, as tercas e sextas (horas a serem indicadas oportunamente) e, extraordinariamente, sempre que for necessario.

Os membros desta equipe irao trabalhar durante todo o periodo da campanha e eleicoes presidenciais, 24 horas por dia, 7 dias por semana, estando alguns permanentemente em Dili e outros nos distritos, e poderao ser contactados via telefone, emails e directamente no Centro de Informacao da FRETILIN.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Falta preparação a Xanana para cargos políticos"
Jornal de Notícias, 21/03/07
Por: Orlando Castro


O bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, considera que Xanana Gusmão "precisa de mais preparação para cargos políticos", embora reconheça que o presidente de Timor-Leste "tem um importante capital de simpatia da população".

"Ninguém nasce ensinado. Uma coisa é a gente ter intuições e outra é ter preparação teórica e direi mesmo académica, porque, hoje, a vida moderna tem muito instrumento para tocar. Não é que ele não seja capaz. Acho que ele tem o segundo ano do liceu, é um homem que a vida preparou para assumir, de um ponto de vista da liderança, a situação nas fases por que Timor passou", afirma o bispo em declarações à Lusa.

"Uma coisa é ser comandante de guerrilha e outra coisa é ser chefe de Governo ou presidente da República. Enquanto o chefe de guerrilha depende da sua oposição e do seu sentido de oportunidade, o chefe de um Governo ou presidente de uma nação já tem de jogar com muitos equilíbrios para os quais muitas vezes os guerrilheiros não estão preparados", sustenta D. Basílio.

A propósito das ambições políticas de Xanana, o bispo diz que "ele quer assumir o poder, o governo, de uma forma um bocado mais interventiva", embora - acrescenta - "não tenha preparação para isso".

Enquanto isso, o secretário- -geral da Fretilin e ex-primeiro- -ministro, Mari Alkatiri, afirma que as tropas estrangeiras "não são, nem nunca foram, necessárias em Timor-Leste".

Sobre Alfredo Reinado, que continua em fuga, Mari Alkatiri considera que o militar deve "responder pelos seus actos" e "defender-se nos tribunais".

"Dizem, e eu acredito, que a Austrália está aqui para ajudar e, por isso mesmo, se esta ajuda se tornar desnecessária, os seus militares têm outros trabalhos para fazer no seu próprio país", afirmou Mari Alkatiri.

Entretanto, os novos efectivos australianos das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) estão já a patrulhar Díli, no âmbito do reforço da segurança para o período de campanha eleitoral.
http://jn.sapo.pt/2007/03/21/mundo/falta_preparacao_a_xanana_para_cargo.html

Anónimo disse...

Bispo de Baucau elogia Xanana e critica inexperiência política
Diário de Notícias, 21/03/07
Por: Armando Rafael
"Ninguém nasce ensinado", concede o bispo de Baucau, ao ser interpelado sobre o nível de preparação que os governantes timorenses têm evidenciado desde a independência, em 2002. Para logo a seguir acrescentar: "Uma coisa é ser comandante de guerrilha e outra coisa é ser chefe de Governo ou Presidente da República. Enquanto o chefe de guerrilha depende da sua oposição, da sua intuição e do seu sentido de oportunidade, o chefe de um Governo ou o Presidente de uma nação já tem de jogar com muitos equilíbrios para os quais os guerrilheiros não estão, muitas vezes, preparados."

Constatações feitas por D. Basílio do Nascimento à Lusa, numa altura em que Timor-Leste se encontra em pré-campanha para as presidenciais de 9 de Abril. Umas eleições que ficam marcadas pela não recandidatura de Xanana Gusmão, que tenciona criar um partido, apropriando-se de uma sigla histórica: CNRT. Que no passado significou Conselho Nacional da Resistência Timorense e que agora poderá querer dizer Conselho Nacional da Reconciliação (ou da Reconstrução) Timorense. Levando, por isso, a Fretilin, que detém a maioria absoluta no Parlamento, a admitir a hipótese de impugnar o uso desse sigla.

Sem que a Igreja Católica timorense conceda o seu apoio a Xanana, apesar de D. Basílio do Nascimento lhe reconhecer "um grande capital de simpatia" junto da população. "Se ele for capaz de encontrar uma equipa que seja capaz de o assessorar, penso que o país pode começar a entrar num caminho de estabilidade e de equilíbrio, condições necessárias para o crescimento que, esperamos, venha a ser grande."

Mais crítica é a sua apreciação acerca do Governo da Fretilin. "Para uma grande parte dos nossos governantes, o primeiro emprego que tiveram na vida foi ser ministro", frisou, adiantando em jeito de balanço: "Nos primeiros três anos de governação, acho que não acertaram. E quando quiseram acertar, já tinham criado muitos anticorpos e muitas reacções hostis, de maneira que o bem que, porventura, tenham feito nos últimos tempos não conquistou o coração das pessoas."

http://dn.sapo.pt/2007/03/21/internacional/bispobaucau_elogia_xanana_e_critica.html

Anónimo disse...

Cprreio da Manhã, 2007-03-21 - 00:00:00

Timor-Leste
Alkatiri rejeita tropas estrangeiras

O secretário-geral da Fretilin e ex-primeiro-ministro de Timor Mari Alkatiri afirmou ontem que o seu país precisa de “polícias, mas não de tropas estrangeiras”.

“As tropas estrangeiras não são, nem nunca foram, necessárias em Timor. Polícia de intervenção sim”, afirmou Alkatiri à Lusa, admitindo ainda que o país “perdeu credibilidade” tanto a nível interno como externo, com a crise político-militar do ano passado. O líder da Fretilin considerou ainda que o major rebelde Alfredo Reinado deve “responder pelos seus actos e defender-se nos tribunais”.

Sobre as eleições do próximo mês, Alkatiri lamentou que Xanana Gusmão tenha escolhido a sigla CNRT para o partido que vai formar, lembrando que foi ele próprio quem escreveu a Magna Carta do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), cuja sigla acusa agora Xanana de “usar abusivamente”. Entretanto, o bispo de Baucau, D. Basílio de Nascimento, afirmou ontem que tanto Xanana como a Fretilin precisam de “maior preparação” para exercer cargos políticos.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=235368&idselect=91&idCanal=91&p=200

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.