quarta-feira, março 21, 2007

Igreja, Mediador do Diálogo Entre Alfredo e o Estado - Pedro da Costa : “Resolver Em Primeiro Lugar a Questão Política”

Jornal Nacional Semanário - 18 de Marco de 2007 (colocado online a 20 Março 2007)

O Chefe da Bancada PST, Pedro da Costa afirma que como representante do Povo do PST no Parlamento Nacional concorda com a iniciativa da Igreja ser mediador do diálogo entre o Major Alfredo Alves Reinado e o Estado, mas antes de chegar ao diálogo deve resolver em primeiro lugar a questão política militar, questão institucional que ocorreu até a data. Se estas questões não forem resolvidas, o diálogo não vai decorrer e os problemas continuarão a surgir.

Pedro da Costa falou sobre este assunto ao Jornal Nacional Diário, no Parlamento Nacional, sexta-feira (9/3) ao pedir o seu comentário sobre a iniciativa da Igreja mediar o diálogo entre Alfredo Reinado e o Estado.

Pedro salienta que para obter uma solução justa, o primeiro a resolver é a questão política, militar e institucional para depois entrar na fase de diálogo. O diálogo aberto entre o grupo Major Alfredo Reinado e o Estado deve colocar o interesse nacional acima de interesses individuais e dos grupos, entrando numa nova fase para determinar a vida da Nação, da instituição militar, e de decisões políticas e assim com o apoio da Igreja Católica e da sociedade poderemos restaurar a paz e a estabilidade no País.

Segundo Pedro, o uso de força para aniquilar o Alfredo não irá resolver problemas. O Alfredo tem vontade para dialogar com o Estado e procurar uma solução aceitada por ambas as partes, colocado acima de tudo os interesses do Estado. “Se o problema do Alfredo for resolvido através de decisão militar, ou perdoar o Alfredo, essas condições não irão resolver problemas que estão a suceder,” salienta Pedro.

O Membro do Parlamento Nacional da Bancada PST afirma que a iniciativa da Igreja mediar o diálogo é positivo mas depende da boa vontade do Alfredo para se entregar e responder no Tribunal e entornar todas a exigências sobre a justiça que deseja implementar neste País. Se isto for concretizado significa que o número dos seus simpatizantes vão aumentar e ao mesmo tempo deverá vir a ocupar uma posição neste Estado.

Segundo Pedro, o diálogo ainda não é tarde quando toda a gente tem consciência e deseja resolver problemas. Cada cidadão tem os seus princípios para anunciar a verdade e a justiça. “O Governo deve continuar a abrir o caminho para o diálogo evitando o uso de força o que não irá resolver problemas. O Alfredo é um homem, tem posse de armas, tem os seus simpatizantes, portanto as operações das FSI poderão aumentar problemas,” defendeu Pedro.

No mesmo local o Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Jacob Fernandes afirma que nessa Nação o diálogo é um meio para resolver problemas que acontecem e há possibilidades quando todas as partes demonstram boas intenções para evitar derramamento de sangue. O Vice-Presidente do Parlamento Nacional advertiu que para resolver os problemas o Alfredo deve ser capturado mas caso for morto não irá resolver nada.

Explicou ainda que o diálogo não pode acabar com o diálogo mas deve ter a continuação no processo legal para formalizar este diálogo. Para obter uma continuação o diálogo é um mecanismo para obter a solução.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.