quarta-feira, março 21, 2007

PSD e PD Abandonaram a Plenária

Jornal Nacional Semanário - 18 de Marco de 2007 (colocado online a 20 Março 2007)

O Presidente do Parlamento Nacional explica que ao longo da discussão e aprovação do projecto de resolução, o PSD e o PD decidiram abandonar a plenária e não puderam participar no processo de votação, as restantes bancadas continuaram a permanecer até a aprovação do referido projecto, afirmando que esta resolução poderá salvar o povo e o País, em essencial os que morreram e sofreram.

Segundo Lú-Olo, mesmo que a aprovação do projecto de resolução é tarde mas é uma manifestação de vontade política por parte dos Órgãos de Soberania apresentar uma decisão política a uma decisão já tomada pelo Presidente da República.

Questionado sobre a aprovação do projecto de resolução encerrado ao público incluindo os média, Lú-Olo respondeu que a decisão foi tomada com base no regimento do Parlamento Nacional. Se segundo o regimento é fechado ao público naturalmente que deve ser fechado ao público, quando abrimos ao público depende também do regimento.

No mesmo local o Deputado do Parlamento Nacional, da Bancada PSD, João Gonçalves afirma que a sua Bancada decidiu abandonar a plenária para evitar uma confrontação armada que causará mais sofrimentos do povo. “Apelo aos nossos governantes para não tomar emocionalmente qualquer decisão mas com cabeça fria e baseada pela lei em vigor, procurar meios adequados para uma solução pacífica. Evitar confrontos armados e derramamento de sangue, sofrimentos e mortes. Quantas viúvas e órfãos sofreram a causa de confrontos armados? questiona João Gonçalves.

O Governo devia utilizar meios disponíveis que não os utilizou para resolver a situação, como a iniciativa da Igreja para ser mediador do diálogo. João Gonçalves acredita que os Bispos da Diocese de Díli e de Baucau têm capacidade para convencer o Alfredo para praticar o que é justo sem causar confrontos armados ou derramamento de sangue.

João Gonçalves revelou que no projecto de resolução consta alguns pontos que não são justos. Portanto o PSD deseja que o Parlamento Nacional não pode apenas imaginar e apoiar as decisões do Estado dando competência às Forças Militares para capturar o Major Alfredo Alves Reinado. “Segundo a Oposição a questão não refere ao Alfredo se é culpado ou não é culpado, isto compete ao Tribunal para tomar uma decisão do Tribunal, incluindo as suas actuações. Mas o que a Oposição deseja é procurar um meio pacífico evitando um confronto armado,” admitiu.

Ainda há tempo para o Governo fazer aproximações ao Alfredo Reinado através da Igreja para obter uma solução adequada por toda a gente.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.