quinta-feira, março 15, 2007

Dos leitores

H. Correia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Notícias - 7 de Março de 2007":

Jill Joliffe refere que Rogério Lobato e Alkatiri foram acusados depois de ter saído o programa "Four Corners" da repórter australiana, mas "esquece-se" de dizer que Alkatiri foi injustamente acusado pela repórter, visto que nem sequer havia matéria suficiente para julgamento.

Rob Taylor, da Reuters, afirma que as companhias de moradores eram um instrumento de repressão durante o tempo português.

Trata-se de uma grande calúnia, mal-intencionada ou fruto da maior ignorância. Os moradores, também chamados "tropas de 2ª linha", tinham organização e treino militar para defesa das suas povoações. Não tinham qualquer intuito "repressivo", como o autor afirma. Aliás, esse treino militar foi decisivo para a resistência feroz e inesperada que os indonésios tiveram que enfrentar quando desembarcaram em Dili e tentaram progredir para além da capital: demoraram dois anos para consegui-lo.

Infelizmente, qualquer ignorante (ou mal-intencionado) consegue escrever nas principais agências internacionais de notícias e assim uma calúnia transforma-se rapidamente numa verdade insofismável, correndo mundo repetida mil vezes.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.