sábado, novembro 25, 2006

Grandes nomes da cultura lusófona vão estar na UA durante a “Semana CPLP”

Ciencia.pt - 24 Novembro 2006, 08:58


Cremilde Santos

Entre 27 de Novembro e 18 de Dezembro a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) organiza uma mostra de cultura lusófona, com vista a assinalar o 10º aniversário da constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mário Soares, Jorge Sampaio, Gilberto Gil, Malangatana, Inocência da Mata, Pépétela, Florentino Gomes, Mayra Andrade são apenas algumas das personalidades que vão passar pela Universidade de Aveiro.

A mostra, intitulada “ Semana da CPLP” visa criar um espaço de confraternização entre as diferentes comunidades portuguesas, facultando o conhecimento e a partilha de diferentes culturas. Exposições, gastronomia, contos, projecção de filmes e concertos completam um programa que dará a conhecer tradições, usos e costumes e contribuirá para a promoção da língua portuguesa, utilizada por cerca de 200 milhões de falantes em todo o mundo.

Eventos

As palestras, sobre o tema da Lusofonia, estarão a cargo de Florentino Gomes, a 28 de Novembro, Pépétela, 5 de Dezembro, José Luís Peixoto, dia 7 de Dezembro, Inocência da Mata, a 12 e Luis Fernando Veríssimo, a 14 de Dezembro.

No 4 de Dezembro decorre o debate “Atlântico Sul – Oportunidades e desafios para a CPLP”, que trará à UA o antigo Presidente da República, Dr. Mário Soares. Cabe ao Dr. Jorge Sampaio e ao Embaixador Henriques Barros o encerramento da “Semana da CPLP” com a palestra voltada para o tema da “Sida e Tuberculose”, agendada para o dia 18 de Dezembro às 22h. Do programa constam também a entrega de sete títulos Sócio Honorários a personalidades de destaque de cada um dos representantes dos PALOP, Brasil e Portugal.

Objectivo da “Semana da CPLP” – um evento organizado pela primeira vez numa Universidade portuguesa – é o de promover a Lusofonia, o intercâmbio cultural entre os oito países que compõem a CPLP e o fomento do convívio entre as várias comunidades existentes na UA.

Campanha de Solidariedade “Uma palavra só - Solidariedade”

A “Semana da CPLP” será ainda o mote para o lançamento da campanha de solidariedade “Uma palavra só – Solidariedade” cujo objectivo é a recolha de material escolar, didáctico e informático para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

A campanha irá desenrolar-se em três fases distintas: a primeira, de contacto com as empresas, a segunda de angariação de fundos e material e a terceira de entrega do material recolhido, aos destinatários finais.

A AAUAv conta com a colaboração de entidades do domínio público e privado, nomeadamente Embaixadas, Centro Universitário de Fé e Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro e a comunidade em geral.

Para mais informações contactar Negesse Pina – responsável pela organização e coordenador do Sector de Acção Social da AAUAv, telefone: 234 372 370, fax: 234 372 379 ou e-mail: mailto:aauav@aauav.pt ou contactar o Serviço de Relações Externas, Ana Vaz Martins, Universidade de Aveiro, Tel.: 234370211, Ext.: 52050, Fax: 234370985, e-mail: mailto:avaz@adm.ua.pt.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.