Díli, 20 Out (Lusa) - As eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste realizam-se até de 20 de Maio de 2007, quando se celebra o 5º aniversário da restauração da independência, anunciou hoje em comunicado a Presidência da República.
Na quinta-feira, num encontro com jornalistas timorenses no Palácio das Cinzas, sede da presidência, que contou com a presença do primeiro-ministro, José Ramos-Horta, o Presidente da República, Xanana Gusmão referiu que as presidenciais decorrerão até ao final de Março, seguindo-se as legislativas até 20 de Maio.
Fonte do Tribunal de Recurso - que tem funções de Supremo Tribunal em Timor-Leste -, disse hoje à Lusa que presentemente estão em condições de concorrer às legislativas 13 formações partidárias.
Dos partidos representados no actual parlamento, eleito em Agosto de 2001 e que aprovou a Constituição do país, apenas três - União Democrata Cristã - Partido da Democracia Cristã (UDC/PDC), Klibur Oan Timor Aswain (KOTA) e Partido Liberal (PL)-, ainda não fizeram prova de registo, apresentando as indispensáveis 1.500 assinaturas. São eles a às primeiras eleições legislativas concorreram 16 partidos, mas apenas 12 elegeram deputados.
Relativamente às presidenciais, realizadas em Abril de 2002, Xanana Gusmão venceu com uma margem folgada, tendo recolhido 82,69 por cento dos votos expressos.
No comunicado de imprensa da presidência, Xanana Gusmão declara-se "confiante que a crise será ultrapassada", após a maratona de encontros de trabalho que manteve ao longo da semana com líderes religiosos, partidários e imprensa timorense.
Todos esses contactos foram realizados dada a situação política no país e a divulgação, na terça-feira passada, do relatório elaborado por uma comissão da ONU sobre a violência registada em Abril e Maio passado em Timor-Leste.
EL-Lusa/Fim
.
sábado, outubro 21, 2006
Eleições gerais realizam-se até de 20 de Maio 2007 - Presidência
Por Malai Azul 2 à(s) 07:50
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário