sexta-feira, julho 21, 2006

De uma vez por todas...

De um leitor:

"I think Fiji diferent from Timor Lorosae. Timor Lorosae is catolic country 100% and not like comunist to rule our country. Alkatiri is comunist learning in Mosambik and wants to implant comunist goverment in Timor Lorosae. Timor Lorosae people's not want comunism or islam to rule becaus we in danger become muslim and terorism and osama bin laden to rule our country. stop teling East Timor like Fiji or Palestina or Papua Barat."
Sexta-feira, Julho 21, 2006 12:21:23 PM

Resposta de outro leitor:

The Timor I am proud of is the one that showed great tolerance to all Timorese people without any discrimination along the lines of ethnicity or religious belief. It was a Timor that I was proud to see a Prime Minister in place who was chosen based on confidence in his ability and not on the grounds of race or religion.

I am catholic, and if you know about Political ideologies you should know that we lived in a Timor that was never threatened of becoming a Communist. If you took your time to study the Governments Policies, read or understand the Constitution you would find that we live in one of the most Liberal countries in Asia. If people like you know and value Democracy then the only way to remove a Government is via the electoral box.

It is lamentable that xenophobic and racist individuals like you do live in Timor Leste, for these types of people are the ones that promote terrorism and hatred of people because of their religious beliefs. The only terrorists in Timor Leste are the ones who fail to respect Democracy and terrorised the former Prime Minister into resigning.

There are concerns that the submission of the Prime Minister to resignation was orchestrated. Should these concerns be factual then the only losers in this crisis are the Internally displaced people and people like you who were deceived by those who are the protagonists of the recent crisis. Maybe TMR will one day tell us who are the two prominent leaders involved in the failed attempt in soliciting the Commanders assistance in a coup d’etat.

.

11 comentários:

Anónimo disse...

where is Mosambik???and what is catolic?? in a paragraph of 5 lines, this man or woman made uncoutable mistakes....in my opinion i couldnt really understand the whole meaning of the critic.


well, he/she must be a fustrated young fool without a clue about the meaning of democracy in "TIMOR-LESTE". this person must have had english and 'social politik' lessons from Reinaldo in Maubisse or AAJ...or wherever they are partying these days...


Guibas

Anónimo disse...

Penso que a questão timorense actual é mais um episódio que caracteriza aquela gente, que no caso dos mais desenvolvidos intelectualmente é mesmo: GENTINHA FALSA COMO AS COBRAS!

Anónimo disse...

Os timorenses enganaram tudo e todos com as suas mentiras e carinhas de coitadinhos! Enganaram meio mundo e vao pagar por isso mesmo.

Anónimo disse...

Nao merecem mais a ajuda de ninguém, gastaram-se rios de dinheiros em todo o tipo de ajuda em Timor-Leste e a única coisa que sabiam fazer era continuarem a estender a mão e a fugirem do trabalho. O malay só serve para explorar, para roubar! Há uma cultura de vergonha em Timor-Leste e é puramente timorense, é asiática. Não digam que é herança da Indonésia pois já os meus antepassados diziam cobras e largados dos timorenses, aliás, está em muito escrito histórico.

É mesmo uma marca asiática e que determina o grau de mentira e de falsidade.

São poucos os bons entre os timorenses e sei e conheço alguns que o são, mas a maioria é mesmo para esquecer até mesmo aqueles que viveram na Austrália e em Portugal - estes são os mais viciados na esmola e na facilidade dos bons empregos por heranças passadas e utilização indevida das suas incapacidades por partidos portugueses na esperança de mais uns votos apresentando um sapo com olheiras como candidata timorense à AR portuguesa.

A mentira é um fardo que o povo humilde das montanhas se obriga a carregar sem o ter pedido em nome dos senhores do poder, os tais iluminados das vilas e cidades de um Timor-Leste sem rumo.

Anónimo disse...

"Os timorenses enganaram tudo e todos com as suas mentiras e carinhas de coitadinhos! Enganaram meio mundo e vao pagar por isso mesmo."

este senhor deve estar a procura de guerra. agora poe a culpa no povo timorense pelo o que este passa agora na sua vida. coitado

guibas

Anónimo disse...

Ha gentinha falsa em todo o mundo, incluindo no seu pais. Mas ha tambem homens e mulheres de principios, acredite. No nosso Timor-Leste, ha muitos. Continuamos a acreditar que pautamos por valores embora uma minoria tenha tentado desacreditar-nos como um povo de caracter. Recuperaremos a nossa imagem.
Nao visite este blog para nos insultar. Nao precisamos dos seus conselhos.

Anónimo disse...

Bem, o melhor mesmo é fechar este blogue. Propaganda para um lado, insultos para outro, racismo e xenofobia... tudo cabe aqui.
Não me revejo no que diz o senhor que diz ter provas de como são os timorenses.
a sua cultura de vergonha também foi herdada dos portugueses maus, que também existem.
Quanto ao só quererem coisas dos malais, postita anónimo, o nosso país, Portugal, pouco deixou em Timor. Mas muito sândalo de Timor encheu os nossos barcos para ser vendido noutros tempos... por isso é que Timor ficou tão pobre.
E se os portugueses estão tão fartos dos timorenses, se esquecem que é por causa de Timor pobre e em crise que muitos dos nossos professores não estão no desemprego porque vão para Timor ajudar e cooperar no ensino do português (pagos, bem entendido por Portugal) então, que haja coragem e Portugal diga abertamente que não quer nada com Timor-leste.
É que a hipocrisia mesquinha do nosso governo habituado a só fazer vénias aos grandes países como os EUA e a Inglaterra e a maltratar os países mais pobres, também cansa, sabe?
Que mal lhe fizeram os timorenses?
Quanto a cara de sapo para a AR, não se envergonha de ser tão racista?
Como me envergonho neste momento de ser português!
Peço desculpa aos timorenses, mas não tenho nada ver com este individuo que envergonha o meu país.

Anónimo disse...

Tambem estou de acordo com o anónimo anterior.Peço desculpa por tão barbaridade dita pelo anónimo das 3:53:33
Gosto muito do povo de Timor sofreu muito durante 424 anos, nunca estive em Timor e pessoalmente era incapaz de prejodicar esse tão belo povo,como qualquer outro.
Joana de Portugal
Viva TImor

Anónimo disse...

eu nao o ameacei e muito menos nao o insultei....mas este blog e 'FREE' e eu deixei o meu comentario em minha proteccao e na proteccao do meu povo.

se houve pessoas neste Povo que ja o ofenderam ou algo parecido, nao pedirei desculpas por ela porque em quaquer lado a pessoas mas e boas. mas nao nos julgue a todos pelos erros dos outros ou pelo seu erro de se envolver com estas.


passar bem

Anónimo disse...

Tradução:

De uma vez por todas...
De um leitor:

"Penso que as Fiji são diferente de Timor Lorosae. Timor Lorosae é um país 100% católico e não gostamos de comunistas a mandarem no nosso país. Alkatiri é um comunista que aprendeu em Moçambique e quer implantar um governo comunista em Timor Lorosae. O povo de Timor Lorosae não quer o comunismo nem o islão a mandar porque estamos em perigo de nos tornarmos muçulmanos e terroristas e de ser o Osama bin Laden a mandar no nosso país. Pare de dizer que Timor-Leste é como as Fiji, ou a Palestina ou a Papua Barat."
Sexta-feira, Julho 21, 2006 12:21:23 PM

Resposta de outro leitor:

O Timor de que me orgulho é o que mostrou grande tolerância com todo o povo Timorense sem nenhuma discriminação étnica ou religiosa. Era um Timor onde estava no seu posto um Primeiro-Ministro escolhido pela confiança na sua capacidade e não em base de raça ou religião.

Sou católico, e se conhece alguma coisa de ideologias políticas, deve saber que vivemos num Timor que nunca foi ameaçado de se tornar comunista. Se tirar tempo para estudar as políticas do Governo, ler ou compreender a Constituição descobrirá que vivemos num dos países mais liberais da Ásia. Se pessoas como você conhecem e valorizam a democracia sabem que a única maneira de remover um Governo é pelas urnas eleitorais

É lamentável que vivam em Timor-Leste indivíduos xenófobos e racistas como você, pois que são este tipo de pessoas que promovem o terrorismo e o ódio nas pessoas por causa das suas crenças religiosas. Os únicos terroristas em Timor-Leste são os que não respeitam a democracia e aterrorizaram o antigo Primeiro-Ministro para resignar.

Há preocupações que a submissão do Primeiro-Ministro à resignação foi orquestrada. Se essas preocupações forem factuais então os únicos perdedores desta crise são os deslocados e as pessoas como você que foram enganadas pelos protagonistas da crise recente. Talvez TMR conte um dia quem foram os dois líderes proeminentes envolvidos na tentativa falhada de solicitar a assistência do Comandante num golpe de Estado..

Anónimo disse...

Anónimo das: 3:53:33 PM: pensa que os tais “rios de dinheiro” foram parar aos timorenses? Se calhar também pensa que os milhões que se angariaram para as “vítimas” do Tsunami que atingiu o Sudeste da Ásia no ano passado foi parar às “vítimas”. A maior parte desses “dinheiros” e dessas “ajudas” ficaram-se na “indústria da caridade” de milhentas ONG’s e “caridades” mais ou menos “religiosas”, mais ou menos de “direitos humanos” e de “defesa da liberdade” que enxamearam Timor-Leste e que na maioria dos casos só empataram, só complicara, só ajudaram a minar a autoridade dos eleitos. Antigamente, quando nos lançámos nas caravelas, na “descoberta” do mundo iam os padres e os frades a acompanhar os “capitães” que não eram mais que ladrões encartados. Hoje, a acompanhar “capacetes” mais ou menos azuis vão os novos humanitários que não só nada dão aos locais, como só lhes complicam a vida. Quinhentos anos de “civilização” ocidental deu como resultado uma das mais pobres e menos escolarizadas nações da Ásia, e agora ainda culpamos os Timorenses pela má sorte que tiveram? Reflicta um pouco, sim?

Fote Make Riba: eu acho que uma das maiores “virtudes” deste blogue é desde o princípio o Malai Azul se ter assumido como é, sem querer seguir regras estilísticas ou outras. E é a liberdade de a malta escrever como pode e sabe, com erros, sem erros, com mais ou menos agilidade. Por isso eu discordo da sua critica aos erros dos outros. Acho mesmo que o importante é cada um ousar escrever como pode e sabe.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.