sexta-feira, junho 16, 2006

Obrigado, Margarida.

Reportagens dos Media Nacionais
Revista dos Media Diários
Quarta-feira, 14 Junho 2006
UNOTIL

O Governo estabelecerá um novo Subúrbio

O Ministro dos Assuntos Estrangeiros e Cooperação e Defesa, José Ramos-Horta anunciou o plano do governo para estabelecer um novo subúrbio. “O governo já tem planos para um novo projecto, bem como o orçamento e os desenhos das casas para serem implementados. O governo procura um local para um novo subúrbio,” disse Ramos-Horta a Suara Timor Lorosae (STL) depois de ter visitado a sede do STL, na terça-feira. De acordo com o Ministro, o novo subúrbio será para os que fugiram e perderam as suas casas, acrescentando que as condições serão melhores do que as que perderam e que incluirão electricidade, acesso à água e à segurança, relatou o (STL))na quarta-feira. E explicou que o Governo já tinha estudado a matéria e que criará um departamento para acompanhar a implementação do novo subúrbio“

O Ministro Ramos-Horta reafirmou que as pessoas que não obedecerem à lei e à ordem serão detidas. “Avisei-os a todos para não continuarem com este mau comportamento e para pararem. E, eles não devem sonhar em tirar ou empurrar para fora as pessoas do Leste das suas casas porque numa semana ou meses a população regressará às suas casas,” disse Ramos-Horta apontando que alguém encontrado a ocupar as suas casas serão presos. Hortas disse que as forças internacionais continuarão em Timor-Leste neste ano e no próximo até deterem todos os que tenham armas em seu poder. O Ministro dos Assuntos Estrangeiros, Cooperação e também Ministro da Defesa disse que será construída uma nova prisão em Weberek, Distrito de Manufahi. “O Parlamento está a preparar a legislação para abrir um campo prisional em Weberek para os presos que estão correntemente detidos em Becora no qual serão autorizados para além de comer, beber e dormir também a trabalhar e a providenciar por comida. (STL)


A Oposição discorda da Resolução

Os deputados da oposição da União Democrática Timorense (UDT) e do KOTA abandonaram a sessão plenária no Parlamento durante a votação da proposta de resolução para repudiar a violência em Timor-Leste. De acordo com o STL, o deputado Manuel Tilman, (KOTA) alegadamente disse que tinha sempre argumentado quando vivia no exílio que o povo Timorense era gente civilizada, com a sua própria culture e sem violência. Mas que a realidade hoje em Dili não corresponde a essa constatação e perguntou de quem é a culpa? “Temos um governo, uma Constituição ou não? A Constituição diz que a população não pode ter armas. As armas pertencem à população e aonde e a quem foram compradas? Quem é responsável pelas PNTL e F-FDTL. Os que são responsáveis das armas, porque é que permitiram que as soltassem?” perguntou Tilman, acrescentando ‘são essas pessoas as responsáveis e não a população’. E declarou que essas são as razões para o seu partido ter votado contra a resolução.

A deputada Quiteria da Costa (UDT) disse que com base na situação corrente não há razão para discutir a resolução sobre quem deve ser acusado, e que portanto o seu partido votou contra. Na terça-feira, a bancada da Fretilin apresentou uma resolução no Parlamento para repudiar a violência que foi aprovada com 43 votos a favor, um contra e uma abstenção. (STL)

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.