quarta-feira, maio 24, 2006

GNR a caminho

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS (Portugal)

GABINETE DE INFORMAÇÃO E IMPRENSA

COMUNICADO DO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS


Perante o agravamento da situação em Timor-Leste e, particularmente, em Díli, às 7h30 desta manhã (hora de Lisboa), o Presidente Xanana Gusmão, acompanhado do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ramos Horta, convocou todo o Corpo Diplomático e lançou um apelo veemente à Comunidade Internacional para que envie uma força de segurança multinacional capaz de assegurar a tranquilidade pública.
O Presidente dirigiu esse apelo, em especial, a Portugal, à Austrália, à Nova Zelândia e à Malásia. No nosso caso, o apelo foi confirmado por escrito em documento assinado por todos os órgãos de soberania.

O Governo Português já respondeu (às 10h30 da manhã de hoje) ao apelo das autoridades timorenses, afirmando a sua disponibilidade para integrar – em princípio com um contingente da GNR – a força multinacional solicitada, em termos a acordar e desejavelmente com cobertura do Conselho de Segurança da ONU.

O Senhor Primeiro-Ministro encarregou o Ministro dos Negócios Estrangeiros de contactar os seus homólogos da Austrália, Nova Zelândia e Malásia, a fim de coordenar os esforços dos quatro países referidos e de sensibilizar as Nações Unidas para a necessidade de uma decisão rápida que confirme plena autoridade internacional à força de segurança que se está a criar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uauuuu!!!

Espero que sejam giros!!!!!!

Uma malai.

Anónimo disse...

sera que isto tambem significa que a gente vai ter telstra novamente? porque tou cheio deste timortelecon....

Anónimo disse...

Isto tem de se resolver, a Bem, como eu queria ou a mal, coisa que ninguem quer que aconteca, pelo menos aqueles que de facto gostam de Timor-Leste.
Por esse facto, GNR 'es bem vinda a este pais maravilhoso, visto serem voces os unicos que os timorenses que eu tanto gosto respeitarem...
Por que sera... Por serem portugueses e em Timor, na sua maioria correr nas veia sangue ainda lusitano... Pois por muito que a Indonesia, ajudada por por alguns paises, tenta-se durante a sua ocupacao, nao conseguiu apagar...
Srs da GNR, nao me interessa se sao bonitos ou feios como algumas meninas possam estar a pensar, venham e cumpram o seu dever como o teem feito, tanto aqui em Timor-Leste noutros tempo como no Afeganistao...
Bem vindos

NM

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.