quarta-feira, maio 24, 2006

Navios australianos em alto-mar

Lusa - Austrália retira pessoal não-essencial, navios de guerra no alto mar

Camberra, 24 Mai (Lusa) - A Austrália começou a retirar todo o pessoal não-essencial destacado em Timor- Leste, numa reacção ao agravamento da situação de segurança no território, marcada ainda pelo envio para alto mar de dois navios mobilizados para eventual apoio à região.
Em declarações à imprensa, o primeiro-ministro interino Peter Costello, afirmou que todos os funcionários públicos "não-essenciais" estão a ser retirados do país, renovando os apelos para que os restantes cidadãos australianos façam o mesmo.
"Estamos a alertar todos os australianos que já estão em Timor-Leste que deviam considerar partir. Estamos a organizar forma de garantir a segurança dos australianos", explicou o chefe do governo australiano.
Costello reiterou a disponibilidade de Camberra para um eventual apoio militar a Timor-Leste, no entanto isso só acontecerá "mediante um pedido constitucional".
"A Austrália está preparada, se algo lhe for pedido pelas autoridades constitucionais, para fornecer segurança e ajudar a estabilizar a situação", afirmou.
"Responderíamos a um pedido não só porque é do interesse dos timorenses mas também porque é do interesse da Austrália que haja estabilidade na região", sublinhou.
Há várias semanas que a Austrália tem vindo a preparar uma força para um eventual destacamento em Timor-Leste, que inclui navios, aviões e soldados.
Hoje os dois navios que integrarão qualquer eventual missão, o HMAS Kanimbla e o HMAS Manoora, abandonaram respectivamente os portos de Darwin e de Townsville, fazendo-se ao alto-mar em direcção a Timor-Leste.


ASP.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.