segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Governo indonésio preocupado com os ataques contra dirigentes timorenses

11/02/2008 - 05h05

Jacarta, 11 fev (EFE).- O Governo da Indonésia expressou hoje sua preocupação pelos atentados contra o presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, que ficou ferido à bala, e contra o primeiro-ministro Xanana Gusmão, quem escapou ileso de uma emboscada.

"Os ataques nos preocupam", declarou à imprensa o ministro de Assuntos Exteriores indonésio, Hassan Wirayuda, pouco depois que Ramos Horta foi operado pelos médicos em Díli, e depois levado para a Austrália.

"Como país vizinho, esperamos que se restabeleça imediatamente a segurança no Timor-Leste", acrescentou o ministro indonésio.

Wirayuda disse que, por enquanto, a Indonésia não tem planos de evacuar seus nacionais do Timor-Leste, já que seu primeiro-ministro Xanana Gusmão, assegurou que mantém a situação sob controle.

A Indonésia se retirou do Timor-Leste em 1999, após quase 25 anos de ocupação, e por causa do plebiscito no qual ganhou a opção independentista.

Timor-Leste alcançou a plena independência em 2002.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.