sexta-feira, junho 29, 2007

Timor-Leste/Eleições: ONU elogia comportamento dos partidos

Diário Digital/Lusa - 28-06-2007 13:57

As Nações Unidas elogiaram hoje os 10 partidos políticos e duas coligações timorenses «pela forma largamente pacífica» como conduziram a campanha para as eleições legislativas do próximo sábado em Timor-Leste.

Numa conferência de imprensa em Díli, Atul Khare, representante especial do secretário-geral da ONU para Timor-Leste, lamentou, porém, a existência de 46 incidentes que, «felizmente», disse, «não tiveram grande gravidade».

A campanha das legislativas timorenses, iniciada a 29 de Maio, 20 dias após a segunda volta das presidenciais, terminou às 24:00 locais de quarta-feira (16:00 de Lisboa).
Segundo o representante de Ban Ki-moon em Timor-Leste, ao longo da campanha, as forças políticas organizaram mais de 300 iniciativas em todos os 13 distritos do país.

Mostrando-se «confiante» de que a votação de sábado será «igualmente pacífica e ordeira», Khare lamentou que se tenham registado alguns incidentes isolados e prontamente resolvidos pelas forças de segurança, quer locais, Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), quer da Polícia das Nações Unidas (UNPol).

«Condenamos inequivocamente o uso de violência durante a campanha e reiteramos os apelos aos apoiantes para que adiram às promessas que os partidos fizeram de uma campanha pacífica, uma votação ordeira e um período pós-eleições calmo», sublinhou.

«Mas continuo optimista e a pensar que a votação de sábado decorrerá de forma pacífica, livre, justa e transparente», afirmou.

Salientando que o processo das legislativas foi e está a ser «mais complexo que o das presidenciais» (realizadas a 09 de Abril e 09 de Maio últimos), Atul Khare destacou o empenho da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na sua gestão.
As chuvas tardias, exemplificou, provocaram alterações de fundo e ao recorrer a um «plano B» para que todo o material eleitoral, nomeadamente os 652 mil boletins, chegue às mais de 708 estações de voto e 520 centros de voto.
A este propósito, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), padre Martinho Gusmão, indicou à Agência Lusa que hoje foram realizados 45 voos e que outros tantos serão efectuados sexta-feira, informação também confirmada por Atul Khare.
Na conferência de imprensa, Finn Reske-Nielsen, responsável da Missão das Nações Unidas para Timor-Leste (UNMIT) para os assuntos humanitários e por todo o apoio à votação, garantiu que todo o material eleitoral estará já nas mesas de voto a partir de sexta-feira.
«A votação tem todas as condições para começar e terminar à hora marcada», sublinhou, lembrando que as urnas abrem às 07:00 locais de sábado (23:00 de sexta-feira em Lisboa) e encerram às 16:00 (08:00 em Lisboa).
O total de observadores eleitorais estrangeiros subiu, em apenas dois dias, de 457 para 489, e são provenientes de 45 países e organizações internacionais, a que se juntarão cerca de outros 2.400 nacionais, o que ascende a um total de quase 3.000 elementos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.