sexta-feira, junho 29, 2007

Press Release para Cerimonia de Entrega de Material Eleitoral aos Distritos - Eleição Parlamentar / Legislativa

Secretariado Técnico De Administração Eleitoral (STAE) - 26 Junho 2007

Dili - Quase na fase final da preparação das eleições legislativas de 30 de Junho de 2007, o STAE procede, hoje, ao envio do material eleitoral sensitivo, para os distritos, do qual se destacam os boletins de voto. No total, foram produzidos 552000 boletins de voto, para serem distribuídos por todas as 708 estações de voto do país, com base no número de votantes nas anteriores eleições, e um número adicional de 20%. A produção dos mesmos decorreu na Indonésia, sob a supervisão de representantes do STAE, CNE e UNMIT/UNDP, entidade financiadora desta produção.

Para esta operação eleitoral, o STAE dispõe de 346 veículos, de diversas fontes: veículos governamentais, da UNMIT, alugados por UNDP e ainda alguns de apoio especial prestado por IOM. No seu trajecto de Dili para as capitais dos distritos, os boletins de voto serão transportados com escolta da UNPOL e PNTL, de forma a garantir a segurança de todo o processo.

Estas eleições legislativas apresenta alguns aspectos diferentes relativamente as eleições presidenciais anteriores, nomeadamente a existência de equipas de votação móveis para se deslocarem a hospitais e prisões e o processo de contagem, desta vez efectuado nas capitais dos distritos e não nas estações de voto, como nas eleições presidenciais. Procura-se, desta forma, que não seja possível identificar os resultados por estação de voto e, consequentemente, prevenir possíveis situações de conflito. Esta informação foi amplamente divulgada junto da população, de diversas formas, nas actividades de Educação de Votantes. Nas próprias estações de voto será afixado, na entrada, um poster contendo esta informação, de forma a reforçar esta mensagem junto de todos os eleitores.

Relativamente a este novo procedimento de contagem, o STAE efectuou uma acção de formação específica sobre procedimentos de contagem, aos oficiais eleitorais que vão estar envolvidos na contagem dos votos, cerca de 700 Brigadistas e Presidentes de Mesa, num universo de mais de 4000 oficiais de votação. A formação específica de contagem decorreu em todas as capitais de distrito do país, nos dias 22 e 23 de Junho, com participação também dos internacionais UNMIT do STAE e CNE, de cada distrito.

Uma vez mais o STAE enfrenta o desafio de efectuar uma operação logística gigantesca para um país de vias de comunicação incipientes e muitas áreas de acesso difícil, principalmente em condições atmosféricas adversas, principalmente no que diz respeito a chuvas.

“Estamos conscientes da grandeza da operação de preparação eleitoral, mas depois de duas eleições, este ano, o STAE tem conseguido melhorar e agilizar alguns aspectos operacionais e logísticos. Contando com o apoio dos técnicos eleitorais internacionais e de apoio financeiro da UNMIT e UNDP, o STAE tem ganho experiência que se revelará importante no futuro”, afirmação de Tomás Cabral, Director do STAE.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.