sexta-feira, junho 29, 2007

Alkatiri acusa acusa Xanana de «ilegalidade»

TSF - 26 de Junho 07 - 09:23

Mari Alkatiri acusou Xanana Gusmão de «ilegalidade» ao usar a sigla CNRT, uma violação da lei eleitoral, na opinião do ex-primeiro-ministro. O secretário-geral da Fretilin diz que as coisas em Timor-Leste não estão melhores um ano depois da sua demissão do governo.

Mari Alkatiri acusou Xanana Gusmão de «ilegalidade» ao usar a «enganadora» sigla de CNRT para designar o seu partido, algo que o ex-primeiro-ministro timorense entende ser uma violação à lei eleitoral. «O actual CNRT utiliza símbolos da Fretilin na campanha em curso, nomeadamente nos materiais de propaganda, violando a lei eleitoral e utiliza uma linguagem difamatória com o objectivo de atingir a liderança da Fretilin, contrariando o Código de Conduta assinado por todos os partidos», afirmou Alkatiri.

Numa conferência de imprensa destinada a marcar o primeiro aniversário da sua demissão de primeiro-ministro de Timor-Leste, Alkatiri referiu-se em particular ao facto de o partido de Xanana, o Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste ter uma sigla igual ao Conselho Nacional de Resistência Timorense, que lutou pela independência do país.

Para o também secretário-geral da Fretilin, a utilização da sigla CNRT por parte do partido do antigo presidente timorense é desonesta, pois recuperou uma abreviatura que «é de todo o povo». Alkatiri afirmou mesmo que o CNRT, de Xanana, «actua à margem da lei, pondo em causa o processo de realização das eleições livres, justas e democráticas».

«O comportamento do CNRT e do seu líder não está a contribuir para a resolução da crise política, mas a piorá-la. O CNRT dá continuidade à política de Xanana Gusmão, unir para comandar ou dividir para reinar».

Aos jornalistas, Alkatiri justificou ainda a sua demissão do governo timorense ocorrida a 26 de Junho de 2006, uma saída que aconteceu «para evitar um banho de sangue, para contribuir para a resolução da crise e dar oportunidade a outras pessoas para pôr fim».

«Ao contrário das expectativas, a minha resignação não serviu para evitar mais sangue e destruições, nem para impor lei e ordem. As casas continuam a ser incendiadas e as pessoas continuam sujeitas à violência e intimidação», acrescentou.

Alkatiri explicou ainda que 12 meses depois da sua demissão «o problema dos peticionários não foi resolvido, o problema do Alfredo [Reinado] também não e o problema dos deslocados também não».

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.