quinta-feira, abril 12, 2007

Mari Alkatiri satisfeito com resultados, mas esperava melhor


Lisboa, 11 Abr (Lusa) - O secretário-geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, manifestou-se hoje muito satisfeito pelo resultado conseguido pelo candidato às eleições presidenciais, apoiado pelo partido, admitindo no entanto que esperava melhor.

"Tínhamos uma expectativa mais alta e acreditávamos que poderíamos ter mais apoio na primeira volta, mas as eleições são assim", disse Mari Alkatiri, num contacto telefónico com a agência Lusa.

"Não podemos esquecer-nos também de que isto foi uma luta de todos contra um e de um contra todos onde a FRETILIN demonstrou que continua a ter apoio popular", disse.

Mari Alkatiri rejeitou acusações de manipulações de resultados, considerando "muito infantil" a queixa apresentada por cinco candidatos e criticando os comentários "tendenciosos" do porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o padre Martinho Gusmão.

Cinco candidatos às presidenciais timorenses exigiram hoje em Díli o "congelamento imediato da contagem dos votos", denunciando um clima de "intimidação e terror" durante a votação.
"Estavam a querer manipular as coisas a pensar que podiam fazer milagres", disse Mari Alkatiri, que se referiu à elevada abstenção, que estimou em cerca de 200 mil eleitores, de mais de 522.000 eleitores recenseados.

O secretário-geral da FRETILIN criticou ainda o facto de a forma como os resultados têm sido divulgados ter condicionado as análises iniciais.

"Fomos acusados de que não iríamos aceitar os resultados. Mas o que tivemos foi o porta-voz da CNE a provocar, anunciando apenas os resultados a favor do Ramos-Horta e de Lasama", disse.
Segundo Mari Alkatiri, o porta-voz "congelou resultados favoráveis ao 'Lu-Olo' (candidato apoiado pela FRETILIN) e eles deixaram-se enganar por isso".

"Depois, já na fase final, quando se percebeu que o 'Lu-Olo' estava à frente, eles tomam esta atitude muito infantil de disputar os resultados. É surpreendente porque dois deles são juristas e deputados e sabem que há procedimentos a seguir", afirmou.

Relativamente à segunda volta, afirmou que a FRETILIN terá uma estratégia de "trabalhar na base" sem grandes comícios.

Mari Alkatiri rejeita igualmente a teoria de que os apoiantes dos candidatos derrotados na primeira volta se juntem no apoio ao adversário Francisco Guterres "Lu-Olo".

"Isto não é uma coisa orgânica. Só porque os candidatos se juntam, não quer dizer que os apoiantes se juntem. E podemos ainda trabalhar junto da abstenção", disse.

Em Timor-Leste, a primeira volta das eleições presidenciais decorreu no passado dia 09 e, com cerca de 70 por cento dos votos contados, vai à frente o candidato Francisco Guterres "Lu-Olo", apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN).

Em segundo lugar está o Nobel da Paz José Ramos-Horta, apoiado por dissidentes da FRETILIN e várias forças políticas, nomeadamente o Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) e a União Nacional Democrática da Resistência Timorense (UNDERTIM).
ASP/MCL-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.