quinta-feira, março 29, 2007

Indonésia reabre fronteira com o Timor-Leste após um mês

EFE – 29 de Março de 2007

Díli - A Indonésia reabriu hoje a fronteira com o Timor-Leste, a pedido do Governo timorense, considerando que o ex-comandante rebelde Alfredo Reinado deixou de constituir uma ameaça à segurança nacional e para facilitar a movimentação antes das eleições presidenciais de 9 de Abril.

"O presidente timorense, Xanana Gusmão, disse que o ex-comandante Alfredo Reinado é um problema interno e em consequência a fronteira deveria ser reaberta para o bem dos dois povos", explicou aos jornalistas em Díli o embaixador da Indonésia, Sofwan.

O diplomata lembrou que a fronteira foi fechada em 26 de Fevereiro a pedido do Timor-Leste, depois de o major rebelde e seus homens assaltarem dois postos fronteiriços e roubarem as armas dos agentes.

Em entrevista coletiva em Díli, o chefe da Força de Estabilização Internacional (ISF, sigla em inglês), o general-de-brigada Malcolm Rerden, confirmou a posição de que "Reinado não representa mais uma ameaça significativa".

"Ele ficou reduzido a pequenos grupos com muito pouca mobilidade e apoio. A ISF, com o Governo do Timor-Leste e a ONU, pede a Reinado que se entregue e permita que o povo timorense solucione suas diferenças de maneira democrática e pacífica", disse.

O general australiano afirmou que, além da busca dos rebeldes, seus homens efetuam "operações de segurança em todos os distritos, em coordenação com o Governo e a UNMIT, para garantir um ambiente seguro durante a realização das eleições".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas criou a Missão Integrada no Timor-Leste (UNMIT, sigla em inglês) em Agosto de 2006, para ajudar aos timorenses a restabelecer a ordem. São 1.608 policiais e 34 militares.

Reinado foi um dos 599 militares expulsos do Exército no ano passado por exigir melhores condições trabalhistas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.