quinta-feira, março 29, 2007

E Timor militia leader ready to apologise

ABC - Wednesday, March 28, 2007. 11:00pm (AEST)
By Geoff Thompson

The jailed East Timorese militia commander, Eurico Guterres, says he is prepared to apologise for the violence of 1999, if East Timor guarantees it will accept his apology.

Guterres is currently serving a 10-year sentence for human rights abuses.

Supporters applauded often as Eurico Guterres spoke rapidly, passionately and continuously before another sitting of East Timor and Indonesia's Commission of Truth and Friendship (CTF).

The CTF was warned by the former Aitarak militia commander to prepare for failure because he says human rights abuses in East Timor date back much further than 1999.

Eurico Guterres was embraced by the commission's chairman as he offered an open letter to Indonesia in which he apologised for tarnishing the nation's human rights image, suggesting sarcastically that perhaps he should have supported East Timor's secession and burned the Indonesian flag.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Líder de milícia de Timor-Leste pronto a pedir desculpa
ABC - Quarta-feira, Março 28, 2007. 11:00pm (AEST)
Por: Geoff Thompson

O comandante preso da milícia Timorense, Eurico Guterres, diz que está preparado para pedir desculpa pela violência em 1999, se Timor-Leste garantir que a aceitará.

Guterres está correntemente a servir uma sentença de 10 anos por abuso dos direitos humanos.

Apoiantes aplaudiram muitas vezes quando Eurico Guterres falou com rapidez, paixão e continuamente antes de outra sessão da comissão da verdade e amizade de Timor-Leste e Indonésia (CTF).

A CTF foi avisada pelo antigo comandante da milícia Aitarak para se preparar para o falhanço porque, disse, os abusos dos direitos humanos em Timor-Leste datam de muito antes de 1999.

Eurico Guterres foi abraçado pelo presidente da comissão quando ofereceu uma carta aberta à Indonésia onde pedia desculpa por ter manchado a imagem dos direitos humanos da nação, sugerindo sarcasticamente que talvez devesse ter apoiado a saída de Timor-Leste e queimado a bandeira Indonésia.

Anónimo disse...

Tradução:
Equipa do Channel 9 ajudou a ONU influenciar a votação, dito na audição
ABC - Quinta-feira, Março 29, 2007. 7:46am (AEST)
Por: Geoff Thompson

O antigo responsável dos serviços de informações militares da Indonésia cutou uma equipa da televisão Australiana do canal 60 Minutos como exemplo de como a ONU tentou influenciar o resultado do referendo da independência de Timor-Leste em 1999.

O Major General Zacky Anwar Makarimé um antigo membro do Kopassus e chefe dos serviços de informações militares da Indonésia.

Falando numa audição da Comissão da Verdade e Amizade em Jacarta, indicou uma equipa do Channel Nine 60 Minutes liderada pelo falecido Richard Carleton numa de exemplos de alegada parcialidade da ONU para um resultado pró-independência no referendo de 1999.

Acusou a equipa de se juntar aos observadores Australianos na votação na cidade de Liquica e de ter activamente guiado os eleitores a escolherem a independência.

O Major General Zacky disse que os funcionários da ONU deixaram a actividade continuar até ter sido travada pelo que chamou de "locais que protestavam ", uma referência a milícias locais.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.