domingo, novembro 19, 2006

Missionário brasileiro morto a tiro em Díli

O carro que o missionário protestante brasileiro conduzia foi atacado e apedrejado junto ao cruzamento da rua do Hospital Guido Valadares, onde desde cerca do meio-dia têm-se registado confrontos que se estenderam ao bairro de Bidau.

O missionário, Edgar de 32 anos, estava acompanhado da irmã que afirmou que quando o irmão foi atingido estava a tentar protegê-la.

A UNPOL teve de intervir ao fim do dia na zona do Hospital, tendo lançado gás lacrimogéneo.

Apesar dos ataques na zona terem sido constantes ao longo do dia, a actuação das forças policiais presentes no local não foi suficiente para garantir a segurança.

Os moradores do bairro de Bidau tiveram de ir solicitar ajuda aos militares da nova-zelandia porque não apareciam polícias no bairro apesar dos vários pedidos que fizeram.

Edgar é a primeira vítima estrangeira após os conflitos de Maio.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos a paz não regressou como Xanana e Horta disseram. Quem vai pagar pela morte deste jovem? A reconciliação nacional? E se se deixassem de mentirinhas e de uma vez por todas admitessem que o país é um zoo em pleno?

Anónimo disse...

Mais um ataque à lusofonia em Timor. Inocente? Acaso?
Duvido.
Lamentável concerteza.
A soberania do Estado foi entregue na grande maioria a anglosaxónicos e malaios...

Anónimo disse...

Que dirá agora o tal bispo luterano que é o principal assessor dos actuais PR e PM? Rezaré ao menos uma oração por alma deste nosso irmão brasileiro? À sua irmão, restante família e amigos apresento condolências. E também às famílias de todas as vítimas Timorenses.

Anónimo disse...

19/11/2006 16:45
Morte de brasileiro no Timor foi 'incidente trágico', diz ONU

Díli, 19 Nov (Lusa) – O representante especial adjunto do secretário-geral da ONU para o Timor Leste, Eric Tan, que desembarcou na capital do país, Díli, no último dia 11, disse à Agência Lusa que estão sendo realizadas investigações sobre o assassinato do missionário evangélico brasileiro Edgar Gonçalves, e classificou o crime, cometido neste domingo, como um "incidente muito trágico".

Gonçalves foi baleado em Díli enquanto retornava de um culto religioso acompanhado da irmã, segundo afirmou o pastor Durval Barbosa à Agência Lusa.

"Trata-se de uma notícia trágica, a morte de uma pessoa querida que trabalhava muito, que veio para este país para ajudar a trazer a paz para este povo e que foi vítima de pessoas que têm muito ódio dentro de si", lamentou Barbosa.

Cidadãos brasileiros que entraram em contacto com a irmã da vítima, que testemunhou o crime, disseram à Agência Lusa que o missionário e sua parente foram surpreendidos por um grupo de jovens armados enquanto voltavam para casa.

"Ele tentou falar que não era timorense, que não era daqui, mas eles não quiseram ouvir e atacaram-no. Faleceu pouco depois", acrescentou o pastor Barbosa.

Josué Vieira Santos, outro cidadão brasileiro, disse que a morte de Edgar Gonçalves pegou de surpresa a comunidade do país no Timor, sobretudo por ocorrer dias depois das diversas iniciativas em prol da paz realizadas ao longo desta semana na capital Díli.

"Depois de todas as passeatas pela paz estávamos com a esperança de que a situação já estivesse resolvida no que diz respeito à segurança pública", afirmou.

Crime

Gonçalves foi assassinado após um grupo de jovens ter bloqueado o carro em que o missionário brasileiro se encontrava junto com sua irmã, na região entre os bairros de Akadiro Hun e Bidau, onde se situa o Hospital Nacional Guido Valadares.

Depois de ter sido ferido, Gonçalves ainda conseguiu conduzir o veículo até uma casa em que residem outros brasileiros, que tentaram levá-lo ao Hospital Nacional.

No entanto, estes não conseguiram concretizar o objectivo devido à confusão nessa parte da cidade e a barreiras formadas por pneus, levantadas por grupos de jovens.

O religioso brasileiro morreu antes de dar entrada na Clínica do Bairro Pité.

Apreensão entre brasileiros

Antônio de Souza e Silva, embaixador do Brasil em Díli, disse à Agência Lusa que os médicos lhe comunicaram que Edgar Gonçalves tinha sido baleado.

"A informação disponível é que o carro foi atacado em meio a uma confusão na rua. Ele foi alvejado entre o pescoço e o ombro. Quando cheguei (à Clínica do Bairro Pité) soube pelos médicos que tinha sido uma arma de fogo, uma pistola", adiantou o diplomata.

O ataque que vitimou Gonçalves deixa apreensivo o embaixador brasileiro.

"Parece que os grupos (de jovens) estão mais explosivos. O mais importante é que parece que (o crime) foi (cometido por) uma arma de fogo", ratificou.

Actualmente vivem cerca de 160 brasileiros no Timor Leste, com 100 na condição de missionários, e os outros na de professores e funcionários da embaixada.

Crise

A crise político-militar que assola o país asiático desde abril deixou até agora mais de 50 mortos e 180 mil desabrigados – a metade já retornou a suas casas.
http://www.camaraportuguesa.com.br/default.asp?pag=noticias&id_noticia=4795

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.