domingo, novembro 19, 2006

Gusmão lamenta erros do Governo

Tradução da Margarida.

AFP/AAP/The Australian - Novembro 18, 2006


O Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão pediu desculpa pela violência que atingiu a nação nos últimos seis meses, dizendo que o seu Governo cometeu "erros".


No palácio presidencial em Dili ontem à noite, Gusmão apelou à reconciliação.

"Humildemente peço desculpa às pessoas ... nos últimos seis meses as pessoas têm sofrido, vivendo com medo e lágrimas," disse Gusmão.

Facções no seio dos militares e da polícia estiveram envolvidos na violência que percorreu Dili e cidades à volta em Abril e Maio, deixando pelo menos 37 pessoas mortas.

A violência seguiu-se à demissão de quase um terço das forças armadas pelo então primeiro-ministro Mari Alkatiri.

"Sabemos que errámos. Os nossos erros espalharam-se e afectaram todos vós – velhos, adultos e crianças. Os nossos erros também se espalharam para as forças armadas," disse Gusmão.

Um herói da sangrenta luta da nação para a independência, Gusmão que era tempo de pôs de lado as diferenças e de "ser-se bravo e perdoar uns aos outros ".

Na semana passada pelo menos quatro pessoas foram mortas em nova violência.

O incidente aconteceu depois do Primeiro-Ministro José Ramos-Horta ter louvado uma manifestação pacífica participada por milhares de jovens Timorenses na Segunda-feira, incluindo membros de gangs rivais que lutaram uns contra os outros anteriormente, este ano, na capital.

O derramamento de sangue em Abril forçou o destacamento de 3,200 tropas lideradas pelos Australianos para restaurar a calma. Os seus números foram desde então reduzidos para 1,100, reforçados pela presença de cerca de 1,000 polícias da ONU.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os erros nao sao do governo mas sim do president,compara ele como Judas e Pilatos.

Anónimo disse...

1. Um sistema constitucional semi-presidencialista como o timorense é, ao contrário do que possa parecer, politicamente muito exigente para o Presidente da República, que não pode cair na armadilha de entrar no jogo partidário. O PR é o árbitro, o regulador, é o presidente de todos e não só daqueles que votaram nele. É um símbolo de unidade e um garante da Constituição.
Então em Timor, onde existe efectivamente diversidade étnica, e ela tem sido usada politicamente, o PR tem de ser muito cauteloso na gestão das diferenças. E por vezes não dizer nada é mais importante que fazer discursos inflamados.
Mas Timor Leste precisa de Xanana Gusmão. E precisa dele com prestígio. Na presidência da República, ou fora dela, e quer agrade quer não a Xanana, ele será sempre o símbolo maior da resistência à ocupação brutal da Indónésia. O símbolo de que a identidade timorense deve resistir e só resistindo vencerá.
Por isso apesar dos erros cometidos como presidente, e foram erros graves, que o senhor presidente agora reconhece que cometeu, tudo terá de ser desculpado. Isso viram já o partido do governo e o ex e actual primeiro ministro.
Tenha o senhor Presidente, esperamos todos, apreendido com os erros.
Do que timor precisa é de provar a si próprio e aos poderosos vizinhos, que a independência vale a pena e é possivel. E isso só será conseguido com o povo, todo ele, a viver melhor.

Anónimo disse...

Do que timor precisa é de provar a si próprio e aos poderosos vizinhos, que a independência vale a pena e é possivel.

Sim e verdade!

E tambem precisa de um PR de todos os timorenses e nao so de alguns!
De um Presidente com noçao de Estado. De um Presidente sem odios. De um Presidente que nao queira mais mortos no seu povo. De um Presidente conciliador e que sabe ver o amanha das geraçoes vindouras. Um Presidente que cumpra e aceite a lei do seu Pais. Um Presidente... sim e de um Presidente que Timor precisa.
Mas quer gostemos ou nao Xanana nao e nem nunca sera um Presidente!

Anónimo disse...

Carissimo Leitores,

A "RECONCILIACAO" so pode comecar no coracao dum homen ou uma mulher (de alguem) que sabe perdoar. A reconciliacao comeca entre duas pessoas, dentro de uma familia, uma sociedade e assim numa nacao.

O proprio Xanana nunca consegiu perdoar. Critica todas as pessoas como se ele fosse o mais sabio e nunca culpou. Se ele proprio nunca podia comecar a reconciliacao na sua propria familia como agora esperamos e que ele foi e e o promotor da reconciliacao?

Nunca confias numa pessoa que traiu a sua propria familia a ser o seu presidente, porque como traiu continua a trair ....... nem que seija o seu proprio povo.......

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.