sábado, novembro 04, 2006

Dos leitores

Este Blog é a unica forma de me manter informada. Em Portugal a informação relativamente a Timor é quase inexistente, as diversas televisões, rádios, e imprensa escrita, não noticiam os acontecimentos, quando o fazem a noticia é tão curta, que não nos permite acompanhar a situação. Sempre que posso dou aqui uma espreitadela. Ao autor do blog e a todos os que aqui comentam o meu obg.
Aos que em Timor lutam por um país verdadeiramente livre, fraterno, liberto de jogadas oportunistas a minha solidariedade.

M.

***

"We asked Australia to help us in solving our problem" (Ramos-Horta)

- and the problem remains unsolved...



O jardim fronteiro ao Palácio do Governo era de facto muito bonito e agora (desde os indonésios) está quase reduzido a um parque de estacionamento. As grandes árvores situadas em frente à fachada do grande edifício foram cortadas, não havendo agora nenhuma sombra. Antigamente podia-se passar à vontade naquela área e apenas existiam duas sentinelas ladeando a entrada principal, vestidas com trajes tradicionais e armadas de catana. Era bonito. Quem conheceu o jardim sofre vendo o que agora lá está.

Reconstituir o jardim anterior ou fazer outro diferente, tanto faz. O que é preciso é devolver a sombra, a beleza e a cor àquele sítio e possibilitar ao povo o seu usufruto.

No entanto, sabendo as condições desumanas em que vivem tantos milhares de pessoas neste momento, quem é que se importa com o jardim? A prioridade é dar condições dignas para essas pessoas poderem viver em paz e segurança.

Ramos Horta é assim mesmo: vai anunciando as ideias à medida que se vai lembrando. E muitas delas são boas, só que algumas não se podem pôr em prática a curto prazo. Mas acredito que a intenção dele seja boa e acho que não pretende deixar os refugiados para segundo lugar. Não se esqueça das pessoas, Dr. Ramos Horta.


Ana Gomes destilou veneno durante semanas a fio contra Alkatiri, no seu blog - que não permite comentários...

Henrique Correia.

***

Estamos a atravessar uma situação sensível no nosso pais ( não estou a dar novidade nenhuma) , fala-se com os políticos e a resposta é sempre a mesma ,: " Não é nada, isto passa", outros " Gostaria de saber quem é o patife ou patifes que estão por detrás disto, eu acho que sei mas se faço alguma coisa estou lichado"....Pois bem enquanto for assim pouco se adianta para se resolver o que se passa no nosso país. Alguém deve saber alguma coisa e aí pergunto se sabe porque não avançar para a polícia, á tropa ou mesmo á UN. O Povo vive completamente desorientado e não sabe o que fazer. Essa desorientação leva a que aqueles que querem esse este desassossego poderem actuar livremente. Vão aos jornais acusam A e B. Vêm a este blog acusam c e D...fazem-se passar por inocentes mesmo tendo sido apanhados com a boca na botija...mas porque todos mandam bocas e ninguém assume essas bocas é que estamos nesta situação.

Fui visitar uma prima minha que é viúva, com dez filhos, um deles tuberculoso...ela não sai de casa com medo que algo lhe acontecera, então não tem meios de subsistência e o que se passa os filhos passam fome. E já sabem " Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão"....no fim eu também já estava aos gritos para haver um bocadinho de paz naquela casa..." Assim está a nossa terra.

Maracujá.

***

Finalmente alguma ordem no blog. Basta de Bocas Sujas. Continuem com este espaço de liberdade de expressão, sem ordinarices.

D. Alex.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero deixar expresso o meu apoio ao Malai e à Margarida. Para quem colabora, fica o pedido para terem em atenção o modo como o fazem! Há muitas maneiras de se dizerem as coisas sem sermos desagradáveis...não precisamos de mais guerras! Obrigada uma vez mais ao Malai que proporcionou este ponto de encontro.
Viva Timor Leste!
Fítun Taci

Anónimo disse...

Basta de Pôr mais axa na fogueira. Isso não vai ajudar em nada...Dê informções e não comentários ofensivos, fazem criticas construtivas, isso sim podem tar a judar os timorenses

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.