sábado, novembro 04, 2006

DECLARAÇÃO À IMPRENSA DO CONSELHO DE SUPERVISÃO DA MCA: TIMOR-LESTE

4 de Novembro de 2006


O programa de Desafio do Milénio deverá criar milhares de empregos em Timor-Leste

Um grande programa de desenvolvimento que irá criar milhares de empregos a longo prazo em Timor-Leste deu mais um passo no bom caminho, com a visita na última semana de oficiais seniores da Corporação Desafio do Milénio (MCC).

A MCC está encarregue de supervisionar um imenso programa inovador de assistência externa do Governo dos Estados Unidos, com a finalidade de “reduzir a pobreza por via do crescimento” em alguns dos países mais pobres do mundo.

Como parte do programa proposto e de forma a complementar a criação de empregos, o ensino vocacional e o desenvolvimento de qualificações em Timor-Leste terão um grande impulso.

A missão, liderada pelo Sr. Kumar Ranganathan, Director de País para Timor-Leste, visitou Díli com o intuito de continuar o diálogo com as autoridades e com o Governo relativamente à concepção final da assistência proposta.

O programa irá beneficiar grandes segmentos da sociedade com mais empregos e oportunidades de rendimentos, bem como com melhores níveis de serviços públicos a menor custo, ao mesmo tempo que vem melhorar a prestação de serviços. O programa proposto para Timor-Leste é ambicioso e inclui um montante substancial de financiamento da Conta de Desafio do Milénio, juntamente com contribuições do Orçamento Geral do Estado.

O país está empenhado em implementar um grande programa de desenvolvimento ao longo dos próximos anos, o qual irá fornecer electricidade a grandes números de famílias urbanas e rurais; garantir uma melhoria substancial de toda a rede rodoviária nacional e distrital; melhorar o acesso a água segura e a saneamento; e assegurar um forte apoio ao desenvolvimento do sector privado.

A implementação com sucesso do programa resultará na criação de milhares de empregos a longo prazo através de Timor-Leste.

Timor-Leste qualificou-se para aceder à Conta de Desafio do Milénio (MCA) já durante o presente ano.

Um dos aspectos mais importantes da assistência da MCA é a ênfase em dar aos países seleccionados a oportunidade para identificarem as suas próprias prioridades com vista a conseguir um crescimento económico sustentável e a redução da pobreza. Ao trabalhar de perto com a MCC, Timor-Leste regista com agrado a oportunidade de tomar as suas próprias decisões em relação a prioridades de desenvolvimento, assim como no que toca à concepção, gestão e implementação de programas apoiados pela MCA.

O programa está reflectido num Compacto entre Timor-Leste e a MCC que define responsabilidades e inclui objectivos e alvos mensuráveis para a avaliação do progresso relativamente à aceleração do crescimento e à redução da pobreza. O Compacto descreve também o modo como o país irá gerir e implementar o programa, incluindo a forma como deverá garantir a responsabilização financeira, a transparência e um aprovisionamento justo.

Tal como está previsto pelos procedimentos da MCC, foram estabelecidas dentro de Timor-Leste uma entidade legal conhecida como MCA: Timor-Leste e um Conselho de Supervisão, com o objectivo de serem responsáveis pelo desenvolvimento e implementação do Compacto. O Conselho é presidido pelo Vice Primeiro-Ministro. Outros membros incluem dois agentes do Governo, dois representantes do Parlamento Nacional, um representante da comunidade empresarial timorense e o Coordenador Nacional do programa da MCC. A Direcção iniciou as suas operações em Outubro de 2006 e desde então já se reuniu quatro vezes, de modo a tomar decisões a respeito da concepção e do desenvolvimento do programa da MCC.

Numa reunião com a Direcção de Supervisão do programa da MCA já durante esta semana, a missão indicou que Timor-Leste está a fazer progressos impressionantes na preparação para o Compacto. Da sua parte, a MCC irá continuar a trabalhar de perto com o Conselho a fim de ajudar a um rápido cumprimento do Compacto e à sua aprovação atempada por parte da MCA. Assim que o Compacto esteja assinado e declarado efectivo, o programa será implementado ao longo de um período de cinco anos.

A MCC é uma corporação independente do Governo dos EUA estabelecida pelo Presidente Bush em Janeiro de 2004 com a finalidade de administrar a MCA. Países de baixos rendimentos que se qualifiquem para obter assistência recebem apoio da parte da MCC em termos de reformas políticas e capacitação, apoio este que vem complementar as contribuições que já estão a ser feitas por programas bilaterais de desenvolvimento dos EUA e por outros parceiros de desenvolvimento.

A MCC é gerida por um Director Geral e por um Conselho de Directores. O Conselho de Directores selecciona países elegíveis para se candidatarem a assistência da MCA. São usados vários indicadores para medir o desempenho dos países em três categorias políticas amplas: governação justa; investimento nas pessoas; e encorajamento da liberdade económica.

O Conselho de Supervisão espera manter uma relação próxima e produtiva com a MCC e com o povo dos Estados Unidos da América.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.