domingo, outubro 15, 2006

Violência em Díli provocou mais um morto

Díli, 15 Out (Lusa) - Um homem foi hoje mortalmente esfaqueado em Díli por desconhecidos junto ao campo de deslocados em que vivia, em mais um episódio de violência em Díli, disse à Lusa fonte militar.

O ataque ocorreu cerca das 10:00 horas (02:00 horas em Lisboa) quando a vítima, natural do distrito de Viqueque (leste do país) e com cerca de 50 anos, se preparava para entrar no campo, localizado defronte da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT).

Residentes no campo de deslocados, que solicitaram o anonimato, disseram à Lusa que a vítima tinha deixado horas antes o local para participar na missa dominical.

Fonte militar australiana confirmou o ataque e disse que o cadáver tinha sido enviado para o Hospital Nacional, mas escusou-se a dar mais informações sobre o caso, designadamente se foram feitas detenções, por estar a decorrer uma investigação.

Os actos de violência na capital timorense diminuíram de intensidade nas últimas semanas, mas persistem ainda casos pontuais de ataques, como o ocorrido no passado dia 09, quando um jovem de 17 anos morreu em consequência de múltiplas facadas.

Este homicídio ocorrido dia 09, teve como consequência a vingança dos familiares da vítima, que no dia seguinte ripostaram com o esfaqueamento de um irmão do alegado agressor.

Fonte militar disse à Lusa que um grupo de cinco pessoas entrou no dia 10 nas instalações do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, um departamento do Ministério da Administração Estatal encarregue da organização de eleições localizado ao lado da casa em que decorria o velório do jovem morto no dia anterior, de onde retiraram à força o irmão do alegado agressor, arrastando-o para a rua e esfaqueando-o em seguida.

Desde Julho já se verificaram pelo menos 12 mortos em actos de violência na capital timorense, tendo desde aquele período sido registados mais de 250 casos, entre mortos e feridos, resultantes de ajustes de contas ou confrontos netre grupos rivais.

A crise político-militar em Timor-Leste, desencadeada em Abril passado, já provocou pelo menos 100 mortos, segundo a intervenção que o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, fez no passado dia 27 de Setembro, perante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

Os efeitos da divulgação de um relatório produzido por uma Comissão Especial de Inquérito Independente da ONU, prevista para o início da próxima semana, está a ser seguida com muita atenção pela UNMIT e pelo Hospital Nacional, que elaboraram planos de contingência para enfrentar uma eventual escalada da violência.

A Comissão de Inquérito foi criada pela ONU a 12 de Junho, na sequência de um pedido nesse sentido enviado quatro dias antes pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros, hoje primeiro-ministro de Timor-Leste, José Ramos Horta.

Presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, a Comissão integra ainda a sul-africana Zelda Holtzman e o britânico Ralph Zacklin.

O relatório vai identificar os responsáveis pela violência registada em Abril e Maio, no âmbito do mandato para estabelecer os factos e circunstâncias relevantes da crise político-militar timorense.

O documento chegou a ter data marcada para divulgação, no passado dia 07, mas a necessidade de garantir traduções para tétum, português e bahasa indonésio estão a atrasar essa intenção.

EL-Lusa/Fim

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto não dá para aceitar continuamente.
É tipico nos golpes engendrados pela CIA causar uma permanente ansiedade na estabilididade emocional nas populações dos países que lhes interessam.
Fazem-no quase sempre antes das eleições, depois de golpes de estado semi-fracassados, após eleições cujos resultados não eram os que pretendiam e em que se empenharam.
O método é vulgar mas resulta quase sempre.
Os políticos timorenses sabem tudo isto e estão a ceder excessivamente á parceria EUA/Austrália. Porque será?
Qual é o receio de serem honestos e pôr tudo em pratos limpos, denunciando as manobras das secretas destes dois países, que ainda contam com a colaboração dos serviços indonésios?
Se não temeram a ocupação EUA/Indonésia e lutaram para se libertarem, conseguindo-o, porque estão agora a ser "good boys" para Bush e Howard?
Assim, Timor, jamais será independente defacto!

Anónimo disse...

A resposta era simples . O nosso PR egigio a demossao do PM porque tem menos poder . Actualmente o poder ja e full . Mas depois da demissao do ex PM o que e que passa ate agora ? Porque ainda esta a espera de um contra golpe da F-FDTL ... porque o actual golpista do governo demissioner ainda esta negociar com os dois paises sobre a divisao da riqueza no mar de Timor . O rebelde Alfredo e Fernando Lasanma ja receberam parte do pagamento dada pela Asutralia .. com moradias , carros , condutores e security etc.. mas a Australia e a America ainda estao a espera do seu direito .

Anónimo disse...

Ha uma situacao seria com o campo do Obrigado. Os guardas da ONU encarregados com seuguranca no obrigado baraks estao a ser pressionados a duvulgar informacao sobre a identidade de residentes que estao a ser persiguidos por outros, especialmente os de lorosae por os de loromonu. Mas muitos tambem, sendo eis membros da rede clandestina estao a colaborar neste sentido. Que as autoridades tomen nota desta situacao.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.