domingo, outubro 15, 2006

PSP: Contingente de 17 elementos parte hoje para Timor-Leste

Lisboa, 15 Out (Lusa) - Um contingente de 17 elementos da Polícia de Se gurança Pública (PSP) parte hoje para Timor-Leste, no âmbito da participação de Portugal na força de segurança da ONU no território, disse uma fonte da Direcção Nacional.

Os 17 polícias, que partem do aeroporto da Portela, em Lisboa, são os p rimeiros de um total de 58 elementos da PSP que vão iniciar uma missão em Timor- Leste nos próximos dias.

A viagem de um segundo grupo, composto por 20 elementos, está marcada p ara quarta-feira, às 08:10 como hoje e também do Aeroporto da Portela.

Ainda de acordo com a Direcção Nacional da PSP, a partida dos restantes 23 polícias ainda não tem data marcada.

A ida dos elementos da PSP ocorre no dia em que a violência em Timor-Le ste voltou a causar mais uma vítima mortal, um homem que foi esfaqueado por desc onhecidos em Díli.

Desde Julho já se verificaram pelo menos 12 mortos em actos de violênci a na capital timorense, tendo desde aquele período sido registados mais de 250 c asos, entre mortos e feridos, resultantes de ajustes de contas ou confrontos ent re grupos rivais.

O contingente da PSP destacado para o país é formado por elementos de v árias especializações e mais de metade já tem experiência policial em Timor-Lest e.

De acordo com a fonte, os polícias irão dar formação e apoio em diversa s áreas, nomeadamente comando e planeamento, informações policiais, apoio à víti ma, ordem pública, investigação criminal e protecção e segurança pessoal.

A força de segurança da ONU estacionada em Timor-Leste é composta por e lementos de vários países, entre os quais Portugal, Austrália e Malásia, sendo c omandada pelo sub-intendente Antero Lopes, da PSP.

CC/AMN-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.