October 01, 2006 23:47 PM
First Police Group For Timor Leste To Leave Monday
KUALA LUMPUR, Oct 1 (Bernama) -- The first of two groups from the police General Operation Force (GOF) will leave for Timor Leste Monday to join the United Nations Integrated Mission in Timor Leste (UNMIT).
The Malaysian force will total 140 officers and men, and the first group to leave will comprise 70 personnel. The remaining 70 will leave on Oct 8.
Deputy Internal Security Minister Datuk Mohd Johari Baharum said the mission is fully sponsored by the United Nations and provided under an agreement between the governments of Malaysia and Timor Leste to help maintain peace in the country.
"They will be there for three to six months and will establish an anti-riot police to maintain peace there," he said after breaking fast with the GOF personnel.
The group had undergone a three-month intensive training to prepare for the mission.
The Deputy Minister said he would visit the Malaysian force in Timor Leste next month.
Also at the gathering was Inspector-General of Police Tan Sri Musa Hassan and his deputy Datuk Mohd Najib Abdul Aziz.
-- BERNAMA
***
ABC - Monday, October 2, 2006. 10:50pm (AEST)
NT health officials fight mosquito disease in E Timor
Northern Territory health officials have embarked on a public education campaign in provincial East Timor, teaching locals how to monitor and control disease-spreading mosquitoes.
Officially, there is no dengue fever in Australia, but across the Timor Sea it is rife.
Entomologist Peter Whelan says cases often go unreported. "Dengue haemmorraghic fever can kill - there have been quite a lot of cases, nearly 1000 cases this year," he said.
That figure includes 37 reported deaths.
Northern Territory Health Minister Chris Burns acknowledges the potential threat to Australia but says the risk in East Timor is far greater. "It's quite significant, up to 25 per cent of their hospital admissions are related to mosquito-borne diseases," he said.
A team of four Darwin-based health workers will teach the East Timorese simple strategies for controlling the pests, like covering or emptying containers that collect water.
.
terça-feira, outubro 03, 2006
Notícias - em inglês
Por Malai Azul 2 à(s) 02:06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
11 comentários:
Editorial
Reflexões
D.Basílio do Nascimento
A voz do Bispo D. Basílio do Nascimento vem de encontro à moderação e razão de ser da Paz e estabilidade nacionais que se pretendem alcançar. No entanto, esta questão da violência continuada vem dizer-nos que muitos caminhos devem ser abertos e cuidados. Todos sem excepção têm muito que analisar de tudo o que tem vindo a acontecer. A responsabilidade política nunca se poderá afastar da razão de responsabilidade de todas as forças vivas e interlocutores da sociedade total.
A crise de valores atravessada no nosso país remete-nos para um estudo aprofundado dos porquês que levam a tanta falta de razão nos actos de violência.
Será que os jovens e menos jovens se estão a afastar dos valores de Deus e da Igreja? Ou este é meramente um processo que nos remete para a condição de excepção? Na verdade interessa descortinar o que se passa numa cidade capital como a nossa – uma vez que no interior rside a diferença. Os jovens ao mesmo tempo que vão esvaziando a Igreja vão-se distanciando da família. Esta é uma preocupação que nos acolhe a todos num só sentido e responsabilização. Todos devemos procurar em si reunir o outro em torno dos valores da Paz e da Concórdia.
Concordata
O Governo está de parabéns por ter em Conselho de Ministros começado a discutir uma “Resolução sobre a criação da Comissão de Negociação da Concordata entre Timor-Leste e a Santa Sé”, que será chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Este é de facto um sinal claro de reconhecimento do papel da Igreja Católica no nosso país. Nesta Concordata a RDTL reconhecerá mundialmente o seu respeito pelo papel da Igreja Católica na história e no futuro do país e sairão reguladas as áreas específicas de actuação e co-actuação entre Governo e os representantes do Vaticano em Timor-Leste e sempre respeitando o direito à diferença na sociedade timorense.
Desta forma, não é de estranhar que o Governo se prepare para abrir uma Representação Diplomática de Alto Nível, na cidade do Vaticano e que muito em breve, Timor-Leste, honre cá dentro a memória de Sua Santidade o Papa João Paulo II, em reconhecimento pelo trabalho realizado pela Paz no Mundo e em especial na nossa Pátria.
A assinatura da Concordata será um momento de honra maior para todos os católicos e crentes de outras religiões que reconhecem o papel unificador do Santo Papa João Paulo II o “Papa Peregrino” que em breve será beatificado. Com este instrumento de respeito ficará aberto o caminho para a 3ª Diocese? Assim esperamos.
Diálogo
Entre o Brigadeiro-General Taúr Matan Ruak e aqueles que abandonaram a cadeia de comando. A falar é que nos entendemos, pois o Povo merece que o exemplo seja dado pela demonstração de civismo e de maturidade. Taúr Matan Ruak está de parabéns pela iniciativa demonstrando que sabe gerir o silêncio e a situação de instabilidade grosseira no seio militar. Nota positiva também para o Primeiro-Ministro pelos encontros com os lideres dos peticionários, um passo em frente sempre é melhor do que nada.
JNSemanário
Tradução:
Notícias - em inglês
Outubro 01, 2006 23:47 PM
Parte Segunda-feira o primeiro grupo de polícias para Timor-Leste
KUALA LUMPUR, Out 1 (Bernama) – O primeiro de dois grupos da Força de Operações Gerais da polícia (GOF) partirá para Timor-Leste na Segunda-feira para se juntar à Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT).
A força Malaia terá um total de 140 oficiais e homens, e o primeiro grupo a partir compreende 70 pessoas. Os restantes 70 partirão em 8 de Outubro.
O Vice Ministro da Segurança Interna Datuk Mohd Johari Baharum disse que a missão é completamente patrocinada pela ONU e sob um acordo entre os governos da Malásia e Timor-Leste para ajudar a manter a paz no país.
"Estarão lá entre três e seis meses e estabelecerão uma polícia anti-motim para manter a paz lá," disse depois de se despedir do pessoal das GOF.
O grupo teve um treino intensivo de três meses para se preparar para a nova missão.
O Vice-Ministro disse que visitará a força Malaia em Timor-Leste no próximo mês.
Também no encontro estava o Inspector-Geral da Polícia Tan Sri Musa Hassan e o seu Vice, Datuk Mohd Najib Abdul Aziz.
-- BERNAMA
***
ABC – Segunda-feira, Outubro 2, 2006. 10:50pm (AEST)
Funcionários da saúde dos Territórios do Norte lutam contra doenças provocadas por mosquitos em Timor-Leste
Funcionários da saúde dos Territórios do Norte embarcaram numa campanha de educação pública nas províncias de Timor-Leste, ensinando os locais a como monitorizar e controlar doenças espalhadas por mosquitos.
Oficialmente, não há febre de dengue na Austrália, mas do outro lado do Mar de Timor é prevalecente.
O entomologista Peter Whelan diz que os casos muita vezes não são registados. "A febre hemorrágica do dengue pode matar – tem havido bastantes casos, perto de 1000 casos este ano," disse.
Esse número inclui 37 mortes relacionadas.
O Ministro da Saúde dos Territórios do Norte Chris Burns reconhece a ameaça potencial para a Austrália mas diz que o risco em Timor-Leste é bastante maior. "É bastante significativo que cerca de 25 por cento das suas entradas nos hospitais esteja relacionada com doenças provocadas por mosquito," disse.
Uma equipa de quatro trabalhadores de saúde com base em Darwin ensinarão aos Timorenses estratégias simples para controlarem as pragas, como tapar ou esvaziar contentores que recolhem água.
Pois é! Os graves incidentes dos últimos dias continuam a ter repercussões incalculáveis para a imagem e dignidade do país perante a Comunidade Internacional! Quem esteve directa ou indirectamente envolvido nos incitamentos à divisão do país, através do apoio a desertores e militares que abandonaram as F-FDTL e dissidentes da PNTL (apoiados por elementos de grupos de actividade criminal), que recorreram à violência de forma gratuita, devem estar satisfeitos! Ou será que já começam a sentir arrependimento e peso na consciência? O facto da sede da Fretilin ter sido queimada deve ter deixado o Presidente de Timor-Leste (o tal de Xanana ou "banana"?) muito satisfeito. Basta ter bem presente, os célebres discursos, principalmente o de 22JUN06, que ficarão para sempre ligados a esta triste crise, como tendo sido os verdadeiros rastilhos para toda a onda de violência, que poderá levar à eventual desagregação do país! Os vossos amigos australianos e americanos devem estar muito satisfeitos porque desta forma o país nunca mais se irá desenvolver! Ou seja, mais uma vez teremos o paradigma dos países que têm imensos recursos naturais, mas os interesses regionais e internacionais não deixam que se possam desenvolver de forma sustentada! Os timorenses nunca mais percebem que estão a ser enganados e manipulados! Será que querem continuar a sofrer?
Sei que muitos dos leitores não gostam do comentário, que tenho vindo a publicar há já alguns dias, mas isso para mim é um verdadeiro estimulo! Assim, podem ter a certeza que durante os próximos tempos será aqui deixado no vosso Blog, mesmo que o apaguem logo de seguida. É relativamente longo, mas vale a pena ler e reflectir com a razão e sem sentimentalismos bacocos:
Antes de mais, é importante ter presente o que recentemente foi escrito num Jornal em Portugal, que de certa forma vai ao encontro dos meus últimos comentários, que sei não agradarem muito aos australianos e a alguns timorenses:
“……NÃO ENTENDEM ESSAS PESSOAS QUE APENAS ESTÃO A INVIABILIZAR UM PAÍS? A HIPOTECAR O SEU FUTURO E O FUTURO DOS SEUS FILHOS? A SEMEAR O SOFRIMENTO, A MORTE E A DESTRUIÇÃO? E QUE OS MOTIVOS INVOCADOS SÃO GRATUITOS, PRIMÁRIOS E INCONSEQUENTES? …..NÃO ENTENDEM ESSAS PESSOAS QUE UM ESTADO, PARA SUBSISTIR, PRECISA DE (UM MÍNIMO DE) PAZ, LEI E ORDEM? QUE A VIOLÊNCIA APENAS GERA MAIS VIOLÊNCIA?.....”;
Este vosso servo acrescenta: NUNCA HAVERÁ DESENVOLVIMENTO SEM SEGURANÇA E QUE PARA OS TIMORENSES VIVEREM EM SEGURANÇA O PAÍS TERÁ DE SE DESENVOLVER DE FORMA SUSTENTADA E SEM INTERFERÊNCIAS EXTERNAS QUE CONDICIONEM A VONTADE NACIONAL!
Assim, tudo o que se tem passado recentemente justifica perfeitamente o comentário efectuado no seu excelente Blog, que fico satisfeito estar a incomodar e por isso aqui reitero apesar de alguns “chicos espertos” timorenses e internacionais terem a mania que são donos da verdade e que os outros são todos um cambada de estúpidos e ignorantes! ATENÇÃO AO VELHO DITADO “ VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA”. Conheço em detalhe todos os pormenores da actual crise politico-militar e, por isso, o tempo vai encarregar-se de me dar razão como, aliás, aconteceu até à data com os tristes desenvolvimentos desta crise, que só aconteceu porque os timorenses estão desavindos desde há muitos anos (os intervenientes sabem do que falo). Julgo que seria importante na actual conjuntura dar algum destaque a este comentário (não tiro nem uma virgula):
O que se passa em Timor é um escândalo e uma vergonha patrocinada pelo PR e seus amigos australianos (através de alguns pontas de lança como a sua linda e simpática mulher bem conhecida do também seu especial amigo RH!!!!! e do distinto chefe de gabinete, AP, que tem feito toda a ligação com a oposição e também os amigos australianos – será preciso relatar em pormenor todos os passos que tem dado? Está tudo gravado e filmado) com a utilização e manipulação de Reinado e companhia o que não dignifica o Estado de Direito e a imagem do país e dos timorenses perante a Comunidade Internacional. Já não existe a mesma onda de solidariedade e respeito pelos líderes timorenses, que demonstram não merecer o seu povo nem o sacrifício de todos os que lutaram pela independência. Será que o PR, RH e os restantes intervenientes no golpe institucional ainda não perceberam que podem existir provas muito grave e comprometedoras? E que estão a ser usados pelos políticos do país dos “cangurus” com apoio dos “cowboys”? O PR deixou de estar lúcido e hipotecou todo o crédito e prestigio internacional e, até mesmo a nível nacional!!! Quando se aperceberem já será tarde porque os australianos vão descartá-los ou fazê-los desaparecer…. Existem de facto essas provas, pois não são apenas os australianos com capacidade de trabalhar “underground”, que serão entregues no momento, local próprios e instâncias internacionais adequadas para evitar manipulações, tendo em vista o processo de impunidade em curso com o patrocínio de alguns responsáveis do sistema judicial e das NU, que também terão de prestar contas!! Já foram enviadas algumas das provas para a sede da ONU, através de canais especiais. Se houver Tribunal Internacional estarei pronto a testemunhar publicamente, quando e onde for preciso.
Francamente não está em causa o dever, muito menos o direito, de se tomar firme partido nesta triste e selvática crise politico-militar em que não se olharam a meios para atingir os fins! Eu próprio apesar de dúvidas que subsistem, não me isento de ter opinião e já transmiti a quem de direito tudo o que sabia com as respectivas provas. Este Blog pode incomodar muita gente, mas tem a virtude de permitir a expressão de opiniões, que devem ser respeitadas e não atacadas de forma suspeita e pouco democrática por alguns dos comentadores, que estão perfeitamente cristalizados.
Em verdadeira democracia não existe nada tão perigoso como a falta de opinião esclarecida e empenhada. A grande questão que se coloca é muito objectiva! É simplesmente a de saber se a indesmentível e indisfarçável coerência ideológica com que se organizam os campos de opinião numa questão que, na sua essência, pouco tem de ideológico não revela antes de mais uma preocupante facilidade de alinhamento preconceituoso dos políticos e pseudo-intelectuais timorenses. E sobretudo uma perigosa carência de verdadeiros livres-pensadores na sociedade timorense actual. A mim, tanto e tão espontâneo maniqueísmo deixa-me preocupado enquanto cidadão do mundo (como dizia Sócrates, o filosofo) e da lusofonia.
Convém acentuar, que existem muitas instâncias que nos querem por detrás de actores visíveis. ASSIM, RECUSAR TOMAR PARTIDO PELAS FACÇÕES OU INTERVENIENTES DESTA CRISE SIGNIFICA: NÃO TOMAR PARTIDO PARA TOMAR O VERDADEIRO PARTIDO – PELA PAZ E PELAS FORÇAS DA VIDA.
Em síntese e para terminar, podemos dizer que TERÁ DE SER O POVO TIMORENSE, ATRAVÉS DE UMA EFECTIVA E GRANDE MOBILIZAÇÃO NACIONAL COM AUTÊNTICO SENTIDO DE CIDADDANIA E PATRIOTISMO, a proceder com urgência a uma verdadeira triagem daqueles que não interessam ao país e a encontrar a solução justa e adequada, QUE NÃO PASSE APENAS PELAS VISÕES LUNÁTICAS E UTÓPICAS, DO PR E SEUS AMIGOS, RELACIONADAS COM A FAMOSA BANALIZAÇÃO DA “RECONCILIAÇÃO”, FECHANDO OS OLHOS À JUSTIÇA, TENDO EM VISTA A TOTAL IMPUNIDADE DOS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS! NÃO HAVERÁ VERDADEIRA RECONCILIAÇÃO SEM APLICAÇÃO DA JUSTIÇA E DA LEI.
(Convém lembrar o que já foi referido por alguém: “…na questão da reconciliação, sobressairá sempre a permanente duvida sobre a força rectificativa do resultado alcançado. A reconciliação deixa efeitos retroactivos que a seu tempo se farão sentir – isto se não for alcançada com o caminho da justiça e da paz…”). Não se esqueçam, que parte dos actuais problemas em Timor estão relacionados com a deficiente gestão do processo de reconciliação conduzido por Xanana!
Este vosso servo continua a acompanhar a situação com muita atenção e voltará a dar notícias, mesmo sendo incómodo para muita gente...LACAHC
A Crise político-militar que se vive em Timor-Leste teve a sua origem num problema disciplinar e actos de insubordinação e não em qualquer descriminação objectiva (está provado), como alguns dos líderes dos ex-militares fizeram constar e políticos com falta de sentido de Estado foram alimentando fazendo de caixa de ressonância.
A situação foi manipulada ao nível político e aproveitada a diversos níveis (interno e externo), sendo progressivamente politizada para criar instabilidade e insegurança, tendo em vista interromper o processo político em curso, promovendo a queda do governo.
Os factos que existem permitem aferir, que a manipulação dos ex-militares terá dois planos diferentes: plano interno (toda a gente sabe quem são os digníssimos actores/intervenientes) e plano externo (dois países grandes – um deles com a mania que controla o planeta e que tem um Império - toda a gente sabe quais são, menos os ingénuos…) com a mesma finalidade (manter a instabilidade controlada), mas com objectivos diferentes: interesses pessoais, tendo em vista a luta pelo poder e os tais países em não deixar que o país se desenvolva e, se necessário, promover a queda do governo (para tal se concretizar seria necessário subverter e enfraquecer as Forças de Segurança-PNTL/F-FDTL) por se encontrar numa esfera geoestratégica/geopolítica diferente das dos interesses daqueles países. Por este motivo se entende o apoio privilegiado que sempre foi dado à PNTL e a promoção da instabilidade, como aliás se tem vindo a constatar na região em que Timor-Leste se insere. Timorenses! Abram os olhos e não sejam ingénuos…., nem deixem que “os cangurus” vos transformem em aborígenes !!
O envolvimento do antigo Ministro do Interior (Rogério Lobato, que terá desviado ou roubado diamantes em Angola e, por isso, este vários anos preso nunca devia ter sido nomeado para funções governativas, pois era um incompetente como chegou a ser afirmado pelo próprio Presidente Xanana – entretanto durante a crise fez-lhe rasgados elogios!), de alguns partidos políticos da oposição e elementos da Igreja na manipulação dos ex-militares em todo este processo está identificado, desde algum tempo e, portanto, não constitui propriamente uma novidade. Infelizmente, o débil sistema judicial e a falta de transparência, cuja independência tem sido de carácter duvidoso, se forem tidos como referencia, alguns casos recentes, nomeadamente os processos em que estava envolvido Rogério Lobato (arquivados por sua ordem com vários insultos aos procuradores portugueses nos jornais timorenses), não permite assumir que, ao nível interno, possa haver investigação com rigor e isenção dos problemas relacionados com a crise político-militar.
Neste contexto, acentua-se a importância da Comissão de Investigação Internacional para que as investigações possam, de facto, ser imparciais e conclusivas. Aquela comissão já tem elementos e provas mais que suficientes! Vamos ver se não distorcem a verdade ou se o relatório não vai ser apresentado ao Xanana (amigos australianos) para a respectiva censura ou manifestação de reservas. No âmbito dessas investigações deveria ser dada especial atenção e tido em consideração um dos aspectos importantes - a organização e controlo da manifestação dos ex-militares em ABR06 com ligações a grupos de actividade criminal, nomeadamente o Kolimau 2000 (assumido pelo governo em comunicados oficiais!).
No entanto, julga-se que seria fundamental para a credibilização (ao nível interno e externo) de um Estado de direito e para que os timorenses possam ser devidamente informados, obter respostas às seguintes questões:
Quem de facto organizou e apoiou a realização da manifestação?
Porque foi autorizada a participação do Kolimau (grupo de actividade criminal reconhecido publicamente como o responsável pelos actos de violência (Osório Leki)? (existem fotografias várias com os designados “peticionistas” em acção)
Porque foi mobilizado aquele mesmo grupo (liderados por Osório Leki) para a manifestação de apoio ao governo em SET04? (existem fotografias nos jornais)?
Porque foi autorizado os manifestantes utilizarem o fardamento das F-FDTL?
Porque tinham alguns manifestantes (ex-militares e civis) armamento e granadas? (foi amplamente divulgado pela PNTL, que tinha sido passada a necessária revista)
Quais as verdadeiras intenções e motivações dos diversos intervenientes?
Porque actuou a PNTL de forma passiva e sem a necessária postura pró-activa?
Porque foi adquirido armamento pela PNTL (desde a sua criação) sem o necessário controlo por parte dos órgãos competentes?
Porque foi criado o problema artificial “Loromonu” e “Lorosae” dentro das forças de segurança?
Porque foi entregue armamento diferente ao pessoal da PNTL conotado com Lorosae e Loromonu ?
Quem armou os civis e qual a origem das armas de fogo?
Porque foram recrutados ilegalmente/armados civis, que trabalharam com uma unidade da PNTL (URP) em operações policiais nos distritos da fronteira (NOV/DEZ05)? (factos publicados em jornais timorenses com a designação e justificação do antigo Ministro do Interior Rogério Lobato – operações de contra-guerrilha !!)
Porque ocorreu a falência total da cadeia de comando da PNTL com a consequente desintegração e incapacidade de controlar a situação?
Porque as autoridades, a diversos níveis e, estranhamente, referiram que a PNTL estava a controlar a situação e a monitorizar os movimentos dos dissidentes e desertores?
Porque não foi efectuada com carácter urgente e em simultâneo a inspecção/verificação armamento às F-FDTL/PNTL?
A fragilidade das Forças Segurança (F-FDTL/PNTL), apesar do apoio privilegiado à PNTL dado pelas NU e Austrália constitui terreno propício às manipulações externas. A quem interessa esta situação?
Porque existiu falta de solidariedade institucional em todo o processo?
A resposta às perguntas anteriores vai, por certo, esclarecer muita coisa e haverá surpresas…. Não se esqueçam do ditado “A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA”. Para a próxima intervenção, este vosso servo deixará mais umas perguntas interessantes!
Para terminar, importa ter presente, que a resolução da crise político-militar ainda não terminou e a avaliação da extensão dos danos, sendo dificultada por vários factores, já permitiu identificar que deixou “FERIDAS QUE IRÃO SER DIFÍCEIS DE CICATRIZAR”. O processo de desarmamento/reorganização da PNTL tem de ser transparente (elementos referenciados com dissidentes/desertores incluindo a própria cadeia de Comando não podem nem devem ser admitidos.
O TAL CANAL
ADF soldiers damage reef beds off Dili - ABC
Australian soldiers in East Timor are facing disciplinary action after driving several armoured personnel carriers (APC) into the sea, off Dili's main beach.
Australian Defence Force (ADF) leaders admit the tanks have damaged beds of coral.
Residents in Dili complained when they saw three armoured personnel carriers drive into the sea over coral beds at low tide, on Dili's main Christo Rei beach.
One complainant took photographs of the event, showing the APCs' several feet deep in water.
ADF chiefs in Dili admit the coral was damaged and say disciplinary action will be taken against those in command, most likely in the form of counselling.
They say it is a routine practice to immerse the tanks in water to test their seals, but concede it was stupid and insensitive to do so near coral and on the main beach.
Página Inicial > Mundo em Português
02-10-2006 12:08:59
Relatório 'brasileiro' da ONU para o Timor sofre atraso
Díli, 02 Out (Lusa) - O relatório da Comissão de Inquérito da ONU que apontará responsáveis pelos casos de violência no Timor Leste em abril e maio últimos, liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, deve ser divulgado apenas na próxima semana, disse Finn Reske-Nielsen, representante interino do secretário-geral da ONU para a região.
Reske-Nielsen afirmou ainda nesta segunda-feira que o "ligeiro atraso" não deve impedir a divulgação do documento, prevista para ocorrer o mais tardar até o final do mês.
O relatório está sendo elaborado por uma comissão independente formada por três juristas e liderada por Paulo Sérgio Pinheiro. Teria de ser concluído até o próximo dia 7, para que o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e o Parlamento Nacional do Timor Leste recebessem cópias do documento.
"Sexta-feira à noite, o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos informou-nos de que haveria um ligeiro atraso em virtude da necessidade de garantir versões traduzidas do texto para tétum (língua com maior expressão no Timor Leste), bahasa (língua oficial indonésia) e português", disse Resk e-Nielsen, em entrevista coletiva.
"Não tenho dúvidas de que este relatório, escrito por três juristas de renome, certamente incluirá os fatos possíveis de terem sido estabelecidos, no andamento de seus trabalhos, ao longo de três meses", acrescentou.
Reske-Nielsen defendeu na ocasião a necessidade de "todos lerem o relatório", para que conheçam os fatos e se comportem de forma responsável, como é de se esperar em uma democracia, e em um país onde impera a lei", disse.
Criada em 12 de junho deste ano, na seqüência de um pedido nesse sentido, a Comissão Independente foi estabelecida pelas Nações Unidas para apurar fatos e circunstância relevantes da crise político-militar timorense.
Compõem a comissão, junto com o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, a sul-africana Zelda Holtzman e o britânico Ralph Zacklin. Em três meses, no contexto do mandato conferido pelo secretário-geral da ONU, a comissão ouviu cerca de 200 pessoas e consultou mais de três mil documentos.
A crise
As fontes consultadas servirão para a confecção de um relatório que incluirá recomendações com o objetivo de reforçar responsabilidades, tendo em conta mecanismos jurídico-legais existentes no Timor Leste, por crimes e violações dos direitos humanos eventualmente cometidos nos dias 28 e 29 de abril e entre 23 e 25 de maio deste ano.
Na ocasião, a crise político-militar timorense foi marcada por confrontos armados entre facções da polícia e das forças armadas, que contaram também com a participação de grupos de civis.
A crise, que deixou cerca de 30 mortos e mais de 170 mil desabrigados no país, tem sido alimentada por confrontos entre grupos rivais, sobretudo na capital, Díli. Os efeitos nos serviços e na infra-estrutura do Timor seguem em evidência.
A crise também levou ao pedido de demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri, que foi substituído por José Ramos-Horta.
Tue, 3 Oct 2006
De: embaixada.portugal@embpor.tp
Assunto: Imprensa - 2006-10-03 - Embaixada de Portugal em Dili
EMBAIXADA DE PORTUGAL EM DÍLI
Informação
Cursos de Português à distância para Estrangeiros
O Instituto Camões disponibilizará, a partir do próximo dia 16 de Outubro, plataforma de aprendizagem electrónica no seu Centro Virtual, segunda edição do curso à distância Português para Estrangeiros nível 1 e a primeira edição do curso Português para estrangeiros nível 2, cujo anúncio está já disponível no sítio do Instituto Camões e centro Virtual Camões:
www.instituto-camoes. Pt e www.instituto-camoes.pt/cvc
As inscrições terão de ser feitas até ao dia 8 de Outubro para ambos os cursos. As propinas são no valor de 260 Euros para o curso de nível 1 e 320 euros para o curso de nível 2.
Ratzinger fez cartilha secreta para "ocultar crimes sexuais"
Um documento secreto do Vaticano, elaborado pelo então cardeal Joseph Ratzinger, o actual Papa, terá sido utilizado durante 20 anos para instruir os bispos católicos sobre a melhor forma de ocultar e evitar acusações judiciais em caso de crimes sexuais contra crianças.
Segundo a BBC, que ontem divulgou a existência desta cartilha num programa televisivo intitulado Crimes sexuais e o Vaticano, o documento de 39 páginas, escrito em latim em 1962 e distribuído pelos bispos católicos de todo o mundo, impõe um pacto de silêncio entre a vítima menor, o padre que é acusado do crime e quaisquer testemunhas ou pessoas a par do ocorrido. Quem quebrasse esse pacto seria excomungado pela Igreja Católica.
Crimen Sollicitationis terá sido mantido no segredo da hierarquia católica durante todos estes anos, marcado como altamente confidencial. Fornece elementos detalhados, segundo a BBC, sobre como proceder em caso de "crime de solicitação de actos obscenos, por palavra ou gestos, no quadro da confissão" - mas também sempre que se verifique "qualquer acto obsceno externo (...) com crianças de ambos os sexos". Os críticos garantem que o documento servia apenas para evitar a eficácia de qualquer acusação judicial por crimes sexuais - e também para silenciar as vítimas.
Os representantes britânicos da Igreja Católica reagiram imediatamente, acusando a reportagem da BBC de ser "falaciosa" e garantindo que o documento não se refere a eventuais actos de pedofilia por parte dos padres, mas apenas ao "uso impróprio do confessionário". Esse aspecto da reportagem do programa Panorama é assim classificado como "completamente falso" pelo arcebispo de Birmingham, Vincent Nichols, que assumiu falar em nome do prelado de Inglaterra e do País de Gales. A BBC "deforma dois documentos do Vaticano e utiliza-os de forma enganadora, ligando o horror do abuso de crianças à figura do Papa", acrescentou o arcebispo.
Fonte: Diário de Notícias
Timor-Leste: Militares australianos alvo processo disciplinar por destruição de coral
Camberra, 03 Out (Lusa) - Militares australianos estacionados em Timor- Leste vão responder num processo disciplinar por terem destruído parte da barrei ra de coral da baía de Díli, anunciou hoje em Camberra um porta-voz do Ministéri o da Defesa.
E o pagamento dos prejuízos ao Estado Timorense?
Ratzinger fez cartilha secreta para "ocultar crimes sexuais"... agora se compreende porque a Igreja Catolica estava tao silenciosa e se escondia perante os crimes de violacao sexual de menores cometidos pelos padres, bispos e cardeais. Em Timor tambem ha destes crimes mas ninguem ousa falar! Ate quando este silencio!!
Enviar um comentário