terça-feira, outubro 03, 2006

Comunicado - PM em inglês


DEMOCRATIC REPULIC OF TIMOR-LESTE
OFFICE OF THE PRIME MINISTER
________________________________________________________________________

Dili, October 2, 2006

Prime Minister launches initiative to clean up our beaches

Hundreds of children and the environment will be the beneficiaries of an innovative ‘clean-up-the-beaches’ project launched by the Prime Minister of Timor-Leste Dr José Ramos-Horta this week.

On the weekend the Prime Minister paid – from his own pocket – about 100 children aged between five and 12 years $2 each to pick up litter for one hour along Areia Branca (Whitesand Beach), near Dili. The children were given candy and a free hot meal afterwards at the Prime Minister’s residence.

“The beach was completely free of litter after the children had finished,” Dr Ramos-Horta said. “This was educational for the children, teaching them about the environment and public health issues, and it was very rewarding for me. I intend to do this regularly.”

Dr Ramos-Horta said he was so pleased with the result that he will this week meet members of the diplomatic corps and businesses to encourage them to repeat the initiative along all the beaches of Dili.

“I would like to see this exercise repeated regularly – perhaps every two weeks, or monthly,” he said.

“I intend contacting all those people who live along the shoreline to do the same with the children in their area.

“If each business or embassy located along the shoreline – or for that matter, anywhere in Dili – were to mobilize from 50 to 100 children in this age bracket then we can beautify our city’s beaches, help the environment and help hundreds of families.”

The Prime Minister said he would be pleased to see businesses in other parts of the city embrace the idea.

“If we can engage our children in helping to protect the environment and also to understand a very early work ethic, then we will be doing Timor-Leste a great service,” he said.
.

Nota: Já que o gabinete do PM só emite comunicados em inglês, pelo menos que o faça sem erros ortográficos.

No cabeçalho deverá estar "REPUBLIC" e não "REPULIC"...

.

8 comentários:

Anónimo disse...

Este comunicado do sr Primeiro-Ministro consegue surpreender ainda mais do que os anteriores. Não me refiro apenas ao facto de, mais uma vez, ignorar as línguas oficiais do país - já de si motivo de indignação, mas como o seu Gabinete produz comunicados, literalmente, para 'inglês ver' -, mas também ao conteúdo espantoso deste comunicado com o título: 'Prime Minister launches initiative to clean up our beaches'.

Será que ninguém advertiu o sr PM que Timor-Leste assinou as Convenções Internacionais contra o Trabalho Infantil? Na realidade, nem deveria necessitar de advertência, uma vez que foi testemunha da sua assinatura e é o Ministério que dirigiu quatro anos que redige e prepara os Relatórios relativos ao cumprimento das Convenções em Timor-Leste!

Será que ninguém explicou a esta brilhante mente que pedagogia ambiental associada ao apoio a famílias necessitada significaria contratar os Pais das referidas crianças e, simultâneamente, oferecendo rebuçados ou não, acompanhar as crianças ao local onde os Pais estariam a realizar a limpeza das das Praias e explicar o porquê da necessidade dessa limpeza e da perservação do ambiente nas mesmas e em geral?

O sr PM fala de ética de trabalho!!!! Só se for a ética indonésia que dispensamos em Timor-Leste ... por essa 'ética' de trabalho é que a Nike Indonésia (entre outras delegações na Ásia) está em Tribunal Internacional.

Sr Ramos-Horta, tenha alguma decência no diz e faz ... ocupa um cargo que não lhe permite fazer o país cair no ridículo. Não tem noção do ridículo?

Este comunicado e esta dita 'iniciativa' deve merecer a nossa indignação!

Anónimo disse...

Tradução:
Comunicado - PM em inglês

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________

Dili, Outubro 2, 2006

O Primeiro-Ministro lança iniciativa para limpar as nossas praias

Centenas de acrianças e o ambiente beneficiarão dum inovador projecto de ‘limpeza de praias’ lançado pelo Primeiro-Ministro de Timor-Leste Dr José Ramos-Horta esta semana.

No fim-de-semana o Primeiro-Ministro pagou – da sua algibeira – a cerca de 100 crianças com idades entre os cinco e os doze anos $2 a cada para apanharem o lixo durante uma hora ao longo da praia da Areia Branca, perto de Dili. Deu rebuçados às crianças e uma refeição quente depois na sua residência.

“A praia ficou sem lixo depois das crianças terem acabado,” disse o Dr Ramos-Horta. “Isto foi educativo para as crianças, ensiná-las sobre o ambiente e questões de saúde pública, e foi muito reconfortante para mim: Tenciono fazer isto regularmente.”

O Dr Ramos-Horta disse que estava tão satisfeito com o resultado que esta semana se vai encontrar com membros do corpo diplomático e com negociantes para os encorajar a repetir a iniciativa ao longo das praias de Dili.

“Gostaria de ver este exercício repetido regularmente – talvez de quinze em quinze dias, ou mensalmente,” disse.

“Tenciono contactar toda a gente que vive ao longo da costa para fazerem o mesmo com as crianças nas suas áreas.

“Se cada negócio ou embaixada localizada na costa – ou em qualquer lugar de Dili – mobilizasse 50 a 100 crianças destas idades e as agrupasse poderíamos tornar belas as praias da nossa cidade, ajudar o ambiente e ajudar centenas de famílias.”

O Primeiro-Ministro disse que ficaria feliz se visse negociantes noutras partes da cidade a abraçar esta ideia.

“Se podermos engajar as nossas crianças a proteger o ambiente e também a compreender desde muito jovens a ética do trabalho, Então estaremos a fazer a Timor-Leste um grande serviço,” disse.
.

Nota: Já que o gabinete do PM só emite comunicados em inglês, pelo menos que o faça sem erros ortográficos.

No cabeçalho deverá estar "REPUBLIC" e não "REPULIC"...

Anónimo disse...

Será possível que o laureado nem os Direitos das Crianças conheça? E o que diz a isto a UNICEF? Das milhentas ONG's que há por aí já nem pergunto, mas a UNICEF, essa certamente tem que se pronunciar sobre a exploração do trabalho infantil que o PM agora quer institucionalizar em TL.

Anónimo disse...

Os soldados australianos aprovaram a iniciativa e o entusiasmo era tanto que não conseguiram esperar e foram logo "limpar" a praia na véspera...

Anónimo disse...

O senhor PM nao è um parvo,
manda limpar a prai perto
da casa dele.
Esta a dar um sinal politico
muito forte.

Anónimo disse...

Margarida...Terça-feira, Outubro 03, 2006 5:00:38 AM

The Prime Minister is endorsing child labour in Timor Leste. First there was the idea of segregation, followed by the exaggerated promises of eradication of poverty (within a 9 month mandate), wants to pay the wages for petitioners who where involved in the ramsacking of Dili in April.

Thank you Ramos Horta you have saved Timor Leste.

Anónimo disse...

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER...

Lamentavel, caro Horta!

Não sei se o honoravel primeiro-ministro Horta se recorda do MNF, mas estou em crer que sim e até que lutou contra esse Movimento empoeirado, bacoco, folclórico e de cariz absolutamente fascista.
Passo a explicar:

Desde Salazar e até Caetano existiu uma organização denominada Movimento Nacional Feminino - constituido por umas senhoras parasitas e muito bem postas, regra geral mulheres de ricos industriais, oficiais do exército, marinha, força aérea, GNR, PSP, PIDE/DGS, Legião Portuguesa, etc.
Tudo e todos que aquele abjecto regime sustentava e que o sustentava eram militantes activos desse Movimento.

Imensas vezes ouvi José Ramos Horta expressar a sua discordância em relação ás iniciativas das senhoras desse Movimento em Timor da era colonial.
Isto porque as senhoras movimentistas estavam a dar rebuçados com uma mão, enquanto os maridos davam porrada e exploravam as populações colonizadas e os oprimidos da "metrópole".

José Ramos Horta era contra estas operações de hipocrisia e/ou de tapar o sol com a peneira.

Na época José Ramos Horta era jovem, estavamos nos anos 60/70, e era um assumido resistente ao colonialismo e a toda a irracionalidade que o sustentava.
Muito mais poderia dizer em abono da coragem e inteligência do José Ramos Horta dessa altura e do prazer que me dava conversarmos e convivermos, em muitos finais de tarde, no Jardim do Palácio das Repartições, com uns quantos amigos de confiança à nossa volta. Tudo isto apesar de eu ser um elemento do exército colonialista, que por vezes dava cabo da cabeça aos meus superiores hierarquicos e ao baloufo inspector Lourenço da PIDE/DGS.
Nesses anos, vi então um jovem de Timor que me transmitia a convicção de que iria muito mais além e participaria na construção da sua Pátria e num melhor futuro para todos os timores.

Não me enganei no seu caracter lutador e na sua abnegação em prol de Timor independente.

Tenho, ainda, muita esperança em Ramos Horta... e só espero que ele "acorde" das patacoadas que está a cometer.

Oh Zé, dar uma refeição aos meninos depois de limparem as praias?
Comunicados só em inglês? Assesores de imprensa, ou lá o que fôr, que não sabem português nem tetum?
E mais umas quantas que agora menciono mas que não percebi...

O MNF também fazia essa das refeições sobre vários pretextos.
Porque não dar trabalho aos familiares dessas crianças e pagar-lhes o salário com que alimentarão os filhos?

Vá, amigo, vamos lá reanimar o José Ramos Horta que citei. Lutar para que a miséria de ideias e acções de certos governantes e figuras preponderantes não acrescentem mais miséria àquela que o povo de Timor Leste há muito está a viver.
Sei que, umas vezes "se é preso por ter cão e outras por não ter" mas o Horta que conheci então tinha sabedoria, imaginação e coragem para fazer muito melhor.
Muito obrigado por tudo até agora, muito obrigado por aquilo que espero que de bom vai acontecer a Timor Leste.

Anónimo disse...

REPUBLICA DEMOCRATICA DE TIMOR LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

CONVOCATORIA

CONVOCA-SE A BAMIJA, MOTA E DEMAIS CONTORCIONISTAS PARA UM FIM DE SEMANA DE LIMPEZA AS PRAIAS DE DILI ESPECIALMENTE A DA AREIA BRANCA ONDE NO TEMPO COLONIALISTA DE PORTUGAL A TROPA EXERCIA A SUA TAREFA, AS VEZES POR MAIS DE UMA COMISSAO DE SERVICO.
NAO E AUTORIZADO A CRIANCADA COM MENOS DE 16 ANOS DE IDADE POIS ESTARIAMOS A INFRINGIR OS REGULAMENTOS NO QUE SE REFERE AO DIREITO DAS CRIANCAS.
INFORMAMOS QUE DEVEM TRAZER UM CHAPEUZINHO, OLEO DE COCO PARA SE BRONZEAR E UMA MUDA DE FRALDAS NAO VA AS ONDAS DO MARAO....

EM CASO DE DUVIDA POR FAVOR DIRIJA-SE A MARGARIDA QUE OS ESCLARECERA PRONTAMENTE NA LINGUA DE CAMOES.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.