Fogo posto na sede da FRETILIN
A sede do partido no poder em Timor-Leste incendiada
Radio New Zealand
01 Ot 2006
Homens não identificados deitaram fogo à sede da Fretilin, o partido principal de Timor-Leste, no Domingo de manhã, mas não houve vítimas.
Um membro da brigada dos bombeiros disse que o fogo destruiu parcialmente o edifício e que se espalhou a três casas vizinhas, mandando colunas de fumo preto e espesso para o ar. Começou por volta das 7.30am (2230 Sábado GMT). Ninguém foi ferido.
A Fretilin é o partido no poder em Timor-Leste. O antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, que saiu depois duma ruptura da lei e da ordem em Maio, é o seu secretário-geral.
***
Sede da Fretilin incendiada
The Australian
Fonte: AFP
De repórteres em Dili
Outubro 01, 2006
Homens não identificados deitaram fogo à sede de Dili do principal partido do principal partido de Timor-Leste, a Fretilin, hoje, mas não houve vítimas, disse um membro dos bombeiros.
O fogo destruiu parcialmente o edifício e espalhou-se a três casas vizinhas, mandando colunaa de fumo preto e espesso para o ar.
"O fogo começou à volta das 7.30am (2230 Sábado GMT) e espalhou-se da sede da Fretilin a três casas," disse, Juvencio Madeira, um membro dos bombeiros de Dili.
Madeira disse que ninguém ficou ferido no incêndio.
A Fretilin é o partido no poder e, Timor-Leste e o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, que saiu depois duma ruptura na lei e na ordem em Maio, é o seu secretário-geral.
O substituto de Alkatiri, o laureado do Nobel da paz José Ramos-Horta, não pertence a nenhum partido político.
.
segunda-feira, outubro 02, 2006
Notícias - Traduzidas pela Margarida
Por Malai Azul 2 à(s) 19:05
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
22 comentários:
Transcrição do Público de sábado passado, por não estar on-line:
Público, 30/09/06, Adelino Gomes:
Timorenses gostavam de ter uma segunda companhia da GNR
Xanana Gusmão e Ramos Horta disseram a António Costa que Timor gostaria de receber mais uma companhoa da GNR, integrada na missão da ONU. Declarações do ministro de Estado e da Administração Interna ao Público, por telefone, durante uma escala no regresso a Portugal.
Público - Há militares da GNR prontos para seguir para Timor. Mas os que lá se encontram vão ficar até 26 de Novembro. Porquê?
António Costa - As missões das Nações Unidas são por um período de seis meses. Esse período termina em 26 de Novembro. Vamos ter durante Outubro um período de potencial conflitualidade, associada à divulgação do relatório da Comissão de Inquérito aos incidentes de Abril/Maio. Seria inconveniente diminuir as forças internacionais. Ora, a Malásia vai estar inoperacional pelo menos durante 15 dias, devido à rotação do seu efectivo. Os homens da GNR já conhecem o terreno e estão encadeados com as outras forças. Foi posta a questão ao pessoal. Mais de 110 (em 127) disponibilizaram-se para ficar.
Público - Quando chegou aí, registaram-se incidentes. Hoje, ao sair, houve de novo confrontos. Timor-Leste está realmwnte difícil de controlar?
O problema verdadeiramente urgente é o das dezenas de milhares de pessoas em campos de refugiados, quando se aproxima a época das chuvas. Os incidentes são esporádicos e as motivações de grupos de jovens cada vez menos políticas. Hoje assisti ao início da nova sessão legislativa. Pela primeira vez apareceram a fazer segurança ao Parlamento forças da PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste). No plano político, não tenhamos ilusões: não há mares de rosas. Nem em Timor. A situação lá lembra-me o nosso 1º de Maio de 1974 e o que aconteceu a seguir. Timor está a tornar-se num país nornal. Num país normal há divergências, mesmo entre pessoas que estiveram unidas na luta contra o inimigo comum. Eles encontram-se num processo natural de aprendizagem da democracia. Mas nos contactos que tive, percebi que todos estão de acordo com a manutenção do calendário eleitoral, e isso é muito importante.
Público - Ramos-Horta fez um rasgado elogio à GNR, em contraste com o silêncio de Xanana. Antes de sair de Díli almoçou com ele. Falou-lhe na GNR?
Não me fez apenas um elogio à GNR. Manifestou-me o desejo, aliás como já tinha feito o Governo, de que, caso a ONU reforce a componente policial da nova missão (UNPOL), contribua com uma segunda companhia da Guarda. O secretário-geral da ONU apresentará em 25 de Outubro, ao Conselho de Segurança, um relatório sobre a composição definitiva da força e uma das hipóteses é esse reforço.
Xanana disposto a ir a tribunal
O Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão manifestou-se disposto a comparecer em tribunal caso seja acusado de ter promovido os incidentes em Abril/Maio, no país.
Falando na abertura solene da nova sessão parlamentar, a última antes das eleições legislativas e presidenciais, marcadas para a primavera do ano que vem, o chefe de Estado timorense dirigiu-se directamente aos que o acusam de ter estado por detás da crise que levou à demissão do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.
“Estarei, a qualquer hora do dia, pronto para me apresentar no tribunal e assumir a responsabilidade de qualquer acto que tenha porventura contribuído na distribuição de armas, na morte de pessoas, no incêndio de casas, no saque a bens e na violência que infelizmente continua a verificar-se.”, disse. E acrescentou: “não necessitarei de advogados, porque não tenho dinheiro para os pagar, e muito menos poderei subornar os juízes, que até são internacionais e já ganham bem. (...) Já possuo a experiência quanto a julgamentos e, devo dizer, guardo boas recordações, em termos de maturação política, do período de sete anos de prisão na Indonésia”.
Nas vésperas do início do novo ano lectivo, entretanto, a primeira dama do país, Kirsty Sword, comunicou à Escola Portuguesa que os seus filhos, Alexandre, que ia entrar no primeiro ano de escolaridade, e Kai Olo, que entraria para o pré-escolar, já não vão frequentar aquele estabelecimento de ensino. Kirsty e Xanana optaram pela Escola Internacional, onde o inglês é a língua de ensino.
Este ano lectivo entram na Escola Portuguesa 92 novos alunos, tendo ficado de fora cerca de duas centenas de candidatos.
Jornal de Notícias, 2 de Outubro de 2006:
Escola Portuguesa de Díli reabriu
Meio milhar de alunos entre a pré-primária e o 8º ano de escolaridade
A Escola Portuguesa de Díli (EPD) reabriu as portas para 500 alunos, mais 25 por cento do que no anterior ano lectivo, entre a pré-primária e o 8º ano de escolaridade.
Criada em Novembro de 2002, a EPD é um estabelecimento de ensino não integrado na rede pública de ensino timorense e goza de autonomia pedagógica e gestão, com professores destacados de Portugal e outros contratados localmente.
"Este ano, temos 30 professores vindos de Portugal e três timorenses", disse a directora da escola, Ana Maria, à Agência Lusa. "Hoje é um dia muito importante. Estou muito contente por voltar a ter os meus alunos” depois da crise político-militar por que passou Timor-Leste, em Maio e Junho, acrescentou.
O ensino é todo leccionado em Português e a novidade, a partir das turmas do 7º ano, é que passa a ser ministrada a outra língua oficial de Timor-Leste, o Tétum, que substituiu o Francês, que era leccionado como língua estrangeira.
Cada aluno recebeu uma pasta com material escolar – cadernos, esferográficas, lápis, borrachas e afiadores - "porque muitas crianças ficaram sem nada durante a crise", explicou Ana Maria.
A propina mensal é de cinco dólares e para quem não pode pagar essa quantia, a EPD fixou uma segunda tabela, de 2,5 dólares. "E quem não pode pagar, retribui com serviços. Se é preciso pregar um prego, limpar a escola ou arranjar uma carteira, são os próprios pais que vêm ter connosco", salientou a directora.
A abertura do ano lectivo na EPD foi feita em cerimónia presidida pelo embaixador de Portugal em Díli, João Ramos Pinto, que sublinhou a importância do início das aulas "após um período de crise prolongada, em que a grande maioria das escolas fecharam".
http://jn.sapo.pt/2006/10/02/ultimas/Escola_Portuguesa_de_D_li_reabr.html
O gesto da primeira dama é político.
É claro quem manipula e abafa o presidente!!
Xanana Gusmão matriclou-se em Coimbra. E agora os filhos não vão aprender português?!!!
A notícia sobre a sede da FRETILIN tem 6 posts diferentes consecutivos. Se fosse o Parlamento não teria tantos.
Queimar uma sede da FRETILIN é mau, mas socialmente menos grave do que uma casa de família, que ficará sem tecto.
E várias casas têm sido queimadas e merecem apenas um post conjunto.
Qualquer acto destes é criminoso, sem margem para dúvidas.
Mas falar tanto de uma sede não acham que já é ir longe demais?
Dá ideia que o mundo vai ruir porque ardeu parcialmente uma sede da FRETILIN. Que o Conselho de Segurança devia reunir de urgência porque ardeu parcialmente uma sede da FRETILIN.
Talvez isto não tivesse acontecido, se a própria FRETILIN não tivesse dado azo a que quase 1/3 do seu exército se sentisse compelido a abandonar as fileiras.
Em qualquer país do mundo dava uma guerra civil, o que mesmo assim em Timor não aconteceu.
Não aconteceu, mas parece-me que esteve por muito pouco.
Mais grave que isso.
A sede da FRETILIN ardeu parcialmente. Em consequência o fogo alstrou a mais 3 casas particulares. Foram 3 famílias que ficaram sem tecto, mas o título das 6 notícias é a sede da FRETILIN.
Está patente o humanismo e a preocupação social desta gente.
Quem pode acreditar neles?
Pois é! Os graves incidentes dos últimos dias continuam a ter repercussões incalculáveis para a imagem e dignidade do país perante a Comunidade Internacional! Quem esteve directa ou indirectamente envolvido nos incitamentos à divisão do país, através do apoio a desertores e militares que abandonaram as F-FDTL e dissidentes da PNTL (apoiados por elementos de grupos de actividade criminal), que recorreram à violência de forma gratuita, devem estar satisfeitos! Ou será que já começam a sentir arrependimento e peso na consciência? O facto da sede da Fretilin ter sido queimada deve ter deixado o Presidente de Timor-Leste (o tal de Xanana ou "banana"?) muito satisfeito. Basta ter bem presente, os célebres discursos, principalmente o de 22JUN06, que ficarão para sempre ligados a esta triste crise, como tendo sido os verdadeiros rastilhos para toda a onda de violência, que poderá levar à eventual desagregação do país! Os vossos amigos australianos e americanos devem estar muito satisfeitos porque desta forma o país nunca mais se irá desenvolver! Ou seja, mais uma vez teremos o paradigma dos países que têm imensos recursos naturais, mas os interesses regionais e internacionais não deixam que se possam desenvolver de forma sustentada! Os timorenses nunca mais percebem que estão a ser enganados e manipulados! Será que querem continuar a sofrer?
Sei que muitos dos leitores não gostam do comentário, que tenho vindo a publicar há já alguns dias, mas isso para mim é um verdadeiro estimulo! Assim, podem ter a certeza que durante os próximos tempos será aqui deixado no vosso Blog, mesmo que o apaguem logo de seguida. É relativamente longo, mas vale a pena ler e reflectir com a razão e sem sentimentalismos bacocos:
Antes de mais, é importante ter presente o que recentemente foi escrito num Jornal em Portugal, que de certa forma vai ao encontro dos meus últimos comentários, que sei não agradarem muito aos australianos e a alguns timorenses:
“……NÃO ENTENDEM ESSAS PESSOAS QUE APENAS ESTÃO A INVIABILIZAR UM PAÍS? A HIPOTECAR O SEU FUTURO E O FUTURO DOS SEUS FILHOS? A SEMEAR O SOFRIMENTO, A MORTE E A DESTRUIÇÃO? E QUE OS MOTIVOS INVOCADOS SÃO GRATUITOS, PRIMÁRIOS E INCONSEQUENTES? …..NÃO ENTENDEM ESSAS PESSOAS QUE UM ESTADO, PARA SUBSISTIR, PRECISA DE (UM MÍNIMO DE) PAZ, LEI E ORDEM? QUE A VIOLÊNCIA APENAS GERA MAIS VIOLÊNCIA?.....”;
Este vosso servo acrescenta: NUNCA HAVERÁ DESENVOLVIMENTO SEM SEGURANÇA E QUE PARA OS TIMORENSES VIVEREM EM SEGURANÇA O PAÍS TERÁ DE SE DESENVOLVER DE FORMA SUSTENTADA E SEM INTERFERÊNCIAS EXTERNAS QUE CONDICIONEM A VONTADE NACIONAL!
Assim, tudo o que se tem passado recentemente justifica perfeitamente o comentário efectuado no seu excelente Blog, que fico satisfeito estar a incomodar e por isso aqui reitero apesar de alguns “chicos espertos” timorenses e internacionais terem a mania que são donos da verdade e que os outros são todos um cambada de estúpidos e ignorantes! ATENÇÃO AO VELHO DITADO “ VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA”. Conheço em detalhe todos os pormenores da actual crise politico-militar e, por isso, o tempo vai encarregar-se de me dar razão como, aliás, aconteceu até à data com os tristes desenvolvimentos desta crise, que só aconteceu porque os timorenses estão desavindos desde há muitos anos (os intervenientes sabem do que falo). Julgo que seria importante na actual conjuntura dar algum destaque a este comentário (não tiro nem uma virgula):
O que se passa em Timor é um escândalo e uma vergonha patrocinada pelo PR e seus amigos australianos (através de alguns pontas de lança como a sua linda e simpática mulher bem conhecida do também seu especial amigo RH!!!!! e do distinto chefe de gabinete, AP, que tem feito toda a ligação com a oposição e também os amigos australianos – será preciso relatar em pormenor todos os passos que tem dado? Está tudo gravado e filmado) com a utilização e manipulação de Reinado e companhia o que não dignifica o Estado de Direito e a imagem do país e dos timorenses perante a Comunidade Internacional. Já não existe a mesma onda de solidariedade e respeito pelos líderes timorenses, que demonstram não merecer o seu povo nem o sacrifício de todos os que lutaram pela independência. Será que o PR, RH e os restantes intervenientes no golpe institucional ainda não perceberam que podem existir provas muito grave e comprometedoras? E que estão a ser usados pelos políticos do país dos “cangurus” com apoio dos “cowboys”? O PR deixou de estar lúcido e hipotecou todo o crédito e prestigio internacional e, até mesmo a nível nacional!!! Quando se aperceberem já será tarde porque os australianos vão descartá-los ou fazê-los desaparecer…. Existem de facto essas provas, pois não são apenas os australianos com capacidade de trabalhar “underground”, que serão entregues no momento, local próprios e instâncias internacionais adequadas para evitar manipulações, tendo em vista o processo de impunidade em curso com o patrocínio de alguns responsáveis do sistema judicial e das NU, que também terão de prestar contas!! Já foram enviadas algumas das provas para a sede da ONU, através de canais especiais. Se houver Tribunal Internacional estarei pronto a testemunhar publicamente, quando e onde for preciso.
Francamente não está em causa o dever, muito menos o direito, de se tomar firme partido nesta triste e selvática crise politico-militar em que não se olharam a meios para atingir os fins! Eu próprio apesar de dúvidas que subsistem, não me isento de ter opinião e já transmiti a quem de direito tudo o que sabia com as respectivas provas. Este Blog pode incomodar muita gente, mas tem a virtude de permitir a expressão de opiniões, que devem ser respeitadas e não atacadas de forma suspeita e pouco democrática por alguns dos comentadores, que estão perfeitamente cristalizados.
Em verdadeira democracia não existe nada tão perigoso como a falta de opinião esclarecida e empenhada. A grande questão que se coloca é muito objectiva! É simplesmente a de saber se a indesmentível e indisfarçável coerência ideológica com que se organizam os campos de opinião numa questão que, na sua essência, pouco tem de ideológico não revela antes de mais uma preocupante facilidade de alinhamento preconceituoso dos políticos e pseudo-intelectuais timorenses. E sobretudo uma perigosa carência de verdadeiros livres-pensadores na sociedade timorense actual. A mim, tanto e tão espontâneo maniqueísmo deixa-me preocupado enquanto cidadão do mundo (como dizia Sócrates, o filosofo) e da lusofonia.
Convém acentuar, que existem muitas instâncias que nos querem por detrás de actores visíveis. ASSIM, RECUSAR TOMAR PARTIDO PELAS FACÇÕES OU INTERVENIENTES DESTA CRISE SIGNIFICA: NÃO TOMAR PARTIDO PARA TOMAR O VERDADEIRO PARTIDO – PELA PAZ E PELAS FORÇAS DA VIDA.
Em síntese e para terminar, podemos dizer que TERÁ DE SER O POVO TIMORENSE, ATRAVÉS DE UMA EFECTIVA E GRANDE MOBILIZAÇÃO NACIONAL COM AUTÊNTICO SENTIDO DE CIDADDANIA E PATRIOTISMO, a proceder com urgência a uma verdadeira triagem daqueles que não interessam ao país e a encontrar a solução justa e adequada, QUE NÃO PASSE APENAS PELAS VISÕES LUNÁTICAS E UTÓPICAS, DO PR E SEUS AMIGOS, RELACIONADAS COM A FAMOSA BANALIZAÇÃO DA “RECONCILIAÇÃO”, FECHANDO OS OLHOS À JUSTIÇA, TENDO EM VISTA A TOTAL IMPUNIDADE DOS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS! NÃO HAVERÁ VERDADEIRA RECONCILIAÇÃO SEM APLICAÇÃO DA JUSTIÇA E DA LEI.
(Convém lembrar o que já foi referido por alguém: “…na questão da reconciliação, sobressairá sempre a permanente duvida sobre a força rectificativa do resultado alcançado. A reconciliação deixa efeitos retroactivos que a seu tempo se farão sentir – isto se não for alcançada com o caminho da justiça e da paz…”). Não se esqueçam, que parte dos actuais problemas em Timor estão relacionados com a deficiente gestão do processo de reconciliação conduzido por Xanana!
Este vosso servo continua a acompanhar a situação com muita atenção e voltará a dar notícias, mesmo sendo incómodo para muita gente...LACAHC
A Crise político-militar que se vive em Timor-Leste teve a sua origem num problema disciplinar e actos de insubordinação e não em qualquer descriminação objectiva (está provado), como alguns dos líderes dos ex-militares fizeram constar e políticos com falta de sentido de Estado foram alimentando fazendo de caixa de ressonância.
A situação foi manipulada ao nível político e aproveitada a diversos níveis (interno e externo), sendo progressivamente politizada para criar instabilidade e insegurança, tendo em vista interromper o processo político em curso, promovendo a queda do governo.
Os factos que existem permitem aferir, que a manipulação dos ex-militares terá dois planos diferentes: plano interno (toda a gente sabe quem são os digníssimos actores/intervenientes) e plano externo (dois países grandes – um deles com a mania que controla o planeta e que tem um Império - toda a gente sabe quais são, menos os ingénuos…) com a mesma finalidade (manter a instabilidade controlada), mas com objectivos diferentes: interesses pessoais, tendo em vista a luta pelo poder e os tais países em não deixar que o país se desenvolva e, se necessário, promover a queda do governo (para tal se concretizar seria necessário subverter e enfraquecer as Forças de Segurança-PNTL/F-FDTL) por se encontrar numa esfera geoestratégica/geopolítica diferente das dos interesses daqueles países. Por este motivo se entende o apoio privilegiado que sempre foi dado à PNTL e a promoção da instabilidade, como aliás se tem vindo a constatar na região em que Timor-Leste se insere. Timorenses! Abram os olhos e não sejam ingénuos…., nem deixem que “os cangurus” vos transformem em aborígenes !!
O envolvimento do antigo Ministro do Interior (Rogério Lobato, que terá desviado ou roubado diamantes em Angola e, por isso, este vários anos preso nunca devia ter sido nomeado para funções governativas, pois era um incompetente como chegou a ser afirmado pelo próprio Presidente Xanana – entretanto durante a crise fez-lhe rasgados elogios!), de alguns partidos políticos da oposição e elementos da Igreja na manipulação dos ex-militares em todo este processo está identificado, desde algum tempo e, portanto, não constitui propriamente uma novidade. Infelizmente, o débil sistema judicial e a falta de transparência, cuja independência tem sido de carácter duvidoso, se forem tidos como referencia, alguns casos recentes, nomeadamente os processos em que estava envolvido Rogério Lobato (arquivados por sua ordem com vários insultos aos procuradores portugueses nos jornais timorenses), não permite assumir que, ao nível interno, possa haver investigação com rigor e isenção dos problemas relacionados com a crise político-militar.
Neste contexto, acentua-se a importância da Comissão de Investigação Internacional para que as investigações possam, de facto, ser imparciais e conclusivas. Aquela comissão já tem elementos e provas mais que suficientes! Vamos ver se não distorcem a verdade ou se o relatório não vai ser apresentado ao Xanana (amigos australianos) para a respectiva censura ou manifestação de reservas. No âmbito dessas investigações deveria ser dada especial atenção e tido em consideração um dos aspectos importantes - a organização e controlo da manifestação dos ex-militares em ABR06 com ligações a grupos de actividade criminal, nomeadamente o Kolimau 2000 (assumido pelo governo em comunicados oficiais!).
No entanto, julga-se que seria fundamental para a credibilização (ao nível interno e externo) de um Estado de direito e para que os timorenses possam ser devidamente informados, obter respostas às seguintes questões:
Quem de facto organizou e apoiou a realização da manifestação?
Porque foi autorizada a participação do Kolimau (grupo de actividade criminal reconhecido publicamente como o responsável pelos actos de violência (Osório Leki)? (existem fotografias várias com os designados “peticionistas” em acção)
Porque foi mobilizado aquele mesmo grupo (liderados por Osório Leki) para a manifestação de apoio ao governo em SET04? (existem fotografias nos jornais)?
Porque foi autorizado os manifestantes utilizarem o fardamento das F-FDTL?
Porque tinham alguns manifestantes (ex-militares e civis) armamento e granadas? (foi amplamente divulgado pela PNTL, que tinha sido passada a necessária revista)
Quais as verdadeiras intenções e motivações dos diversos intervenientes?
Porque actuou a PNTL de forma passiva e sem a necessária postura pró-activa?
Porque foi adquirido armamento pela PNTL (desde a sua criação) sem o necessário controlo por parte dos órgãos competentes?
Porque foi criado o problema artificial “Loromonu” e “Lorosae” dentro das forças de segurança?
Porque foi entregue armamento diferente ao pessoal da PNTL conotado com Lorosae e Loromonu ?
Quem armou os civis e qual a origem das armas de fogo?
Porque foram recrutados ilegalmente/armados civis, que trabalharam com uma unidade da PNTL (URP) em operações policiais nos distritos da fronteira (NOV/DEZ05)? (factos publicados em jornais timorenses com a designação e justificação do antigo Ministro do Interior Rogério Lobato – operações de contra-guerrilha !!)
Porque ocorreu a falência total da cadeia de comando da PNTL com a consequente desintegração e incapacidade de controlar a situação?
Porque as autoridades, a diversos níveis e, estranhamente, referiram que a PNTL estava a controlar a situação e a monitorizar os movimentos dos dissidentes e desertores?
Porque não foi efectuada com carácter urgente e em simultâneo a inspecção/verificação armamento às F-FDTL/PNTL?
A fragilidade das Forças Segurança (F-FDTL/PNTL), apesar do apoio privilegiado à PNTL dado pelas NU e Austrália constitui terreno propício às manipulações externas. A quem interessa esta situação?
Porque existiu falta de solidariedade institucional em todo o processo?
A resposta às perguntas anteriores vai, por certo, esclarecer muita coisa e haverá surpresas…. Não se esqueçam do ditado “A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA”. Para a próxima intervenção, este vosso servo deixará mais umas perguntas interessantes!
Para terminar, importa ter presente, que a resolução da crise político-militar ainda não terminou e a avaliação da extensão dos danos, sendo dificultada por vários factores, já permitiu identificar que deixou “FERIDAS QUE IRÃO SER DIFÍCEIS DE CICATRIZAR”. O processo de desarmamento/reorganização da PNTL tem de ser transparente (elementos referenciados com dissidentes/desertores incluindo a própria cadeia de Comando não podem nem devem ser admitidos)
Timor-Leste: Relatório de Comissão de Inquérito da ONU está atrasado
Díli, 02 Out (Lusa) - O relatório da Comissão de Inquérito da ONU, em q ue serão apontados os responsáveis pela violência registada em Timor-Leste em Ab ril e Maio, deverá ficar concluído somente na próxima semana, disse hoje em Díli fontes das Nações Unidas.
Sim, eh verdade o ditado portugues que diz: "A verdade eh como o azeite, vem sempre ao de cima" Eh pena eh que so em algumas circunstancias e so relativamente a certas pessoas eh que se lembram desse ditado, enquanto que, quando os da casa sao mencionados na pratica da robalheira indecente calam-se todos e metem o rabinho entre as pernas. Porque nao se lembraram desse ditado quando a ABC On line, no dia 29 de Setembro de 2006 as 08:19:00 disse, entre outras coisas":
-"Between May and December 2002, Alkatiri and members of his family and cohorts made over 80 trips from Dili to Darwin"
-"On June the 15th 2002, Rogerio Lobato, an Alkatiri bagman, was stopped at Darwin airport by Australian customs authorities with approximately $1-million in United States currency in a suitcase. Because of his assertion of diplomatic immunity, he was allowed to proceed into Australia, but a report of suspicious financial activity was generated by Australian officials. This money ended up in Alkatiri's bank accountin Australia"
Quero ver qua a cara com que os amigos do Alkatiri como o Joao Carrascalao e o Ramos Horta vao aparecer em publico quando o alguem se lembrar que o Procurador Gera da Republica deve processar o amiguinho Alkatiri por actos de corrupcao. Entao este Alkatiri e mesmo que o Joao Carrascalao e o Ramos Hrta diziam a boca cheia que era um homem integro?!...Se e vou ali e ja volto.
O Mari tem dinheiro suficiente para mandar reconstruir duas ou tres sedes da FRETILIn. Nao se preocupem com isso. Perhaps, o incendiario e o mesmo que incendiou a casa do Mari em 04 de Dezembro de 2003. Desta vez quem vai vestir a pele do cordeiro?...Ainda se houvesse alguma companhia de seguros para pagar o prejuizo!!!... Bolotas para esses porcalhoes todos que nos andam a enganar. Vao para o raio que os partam.
Estes comentaristas não têm o minímo de nível e educação ! Enfim, quando não estão com a razão utilizam argumentos falaciosos! Vai ser dificil reconstruir o país com gente desta...passem bem
MEUS GRANDES AMIGOS INTERESADAMENTE GOSTEI DAS PODRIDOES VIR A SUPERFICIE PARA OS TIMORENSES SABEREM COM OS NOSSOS LIDERES DE TIMOR NAO SO MARI E ROGERIO MAS TAMBEM MUITOS QUE ESTAO AI ARMADOS COMO SANTINHOS , HUMILDES , POBREZINHOS SERVEM-SE DOS DOIS COMO CORTINADOS PARA ESCONDER AS SUJIDADES DELES. FALANDO DA CORUPCAO, HA NECESSIDADE DE FORMAR UMA COMICAO INDEPENDENTE PARA FAZER UMA INVESTIGACAO GERAL SOBRE O FUNDO DA C. N. R. T PORTANTO MEU CARO VAI ENGLOBAR MUITOS DOS NOSSOS LIDERES DE TIMOR LESTE.PERGUNTO PARA ONDE FOI UTILIZADO ESSE DINHEIRO? COMPRARAM TRATORES MAIS BARATOS DA CHINA PARA AGRICULTURA ONDE NAO SERVIRAM PARA TRABALHAR NO TERRENO DE TIMOR E AGORA ESTAO TODOS NO LIXO E... MAIS...E...MAIS E..MAIS...POR... AI. ISTO E SO PARA COMESAR.
"Quero ver qua a cara com que os amigos do Alkatiri como o Joao Carrascalao e o Ramos Horta vao aparecer em publico quando o alguem se lembrar que o Procurador Gera da Republica deve processar o amiguinho Alkatiri por actos de corrupcao. Entao este Alkatiri e mesmo que o Joao Carrascalao e o Ramos Hrta diziam a boca cheia que era um homem integro?!"
Oh, amigo anonimo, se o Alkatiri for considerado corrupto, os amigos pessoais devem reconhecer isso, nao acha?
Mas devem continuar amigos, nao acha? Ou devem matar o homem para voce ficar contente? Olha, amigo, os anonimos anti-fretilin e pro - fretilin, fascistas e comunistas, todos radicais e pouco corajosos como voce e os que escrevem aqui sob anonimatodeviam levar com bolotas, papaias e cocos secos na tola!
esqueci de asssinar. chamo/me estou cansado das vossas tretas!
Xanana e Kirsty mostram grande espírito de sacrifício ao mandar sair os seus filhos da Escola Portuguesa de Dili, para que mais 2 alunos timorenses pudessem matricular-se.
Curvo-me respeitosamente perante tal altruísmo.
O ANONIMO DE QUE FALA DE XANANA E KIRSTY JULGO QUE DEVE SER DROGADO OU BEBADO.ORA ADMIRAR-SE DE TIRAR OS FIILHOS DOS DOIS NA ESCOLA PORTUGUESA PARA CEDER LUGAR AOS DOIS TIMORENSES ACHO QUE ISSO E UM ARGUMENTO PARA OS AFASTAR DAS HUMILHACOES DOS COLEGAS QUE PODERAO DAR NOMES "FILHOS DE GOLPISTAS".MEU CARO TU ADMIRAS O QUE NAO E NADA. EU SO ADMIRO QUANDO ELE TRAZ NOVAMENTE A PAZ EM TIMOR DENTRO DE UM SISTEMA DEMOCRATICO, SEM ALINHAR COM UM OU COM ESTE PARTIDO.ELE E O PAI DE TODOS OS PARTIDOS ,ELE E O PAI DE TODO O POVO DE T I M O R L E S T E. AGORA ELE E O PAI DE QUEM? DOS REBELDSE? PELO QUE TODO O POVO VE E ASSIM.
Oh meus caros mas agora anda tudo parvo? Estão invesojos por agora as pessoas, sejam elas quais forem, inscreverem os seus filhos seja lá em que escola for? Qual é o problema? Política suja é a acção deste blog que em NADA contribui para acalmar o pessoal em Timor-Leste. Serve mais os desígnios da Frente e sobretudo de "masturbação" a uma série de gente que de alguma maneira pode ver em perigo "os tachos", não? Olhem lá a introdução do blog.
De qualquer modo não vejo razões para preocupações, provavelmente os filhos do casal presidencial podem muito bem propôr a exames, na escola portuguesa, os seus filhotes. Provavelmente sertir-se-ão mais "seguros" assim, não?
..."drogados ou bebados"!? Nao, nao me junto ao grupo do Xanana e da Kirsty, valha-me Deus!
Pois eh, os filhos dos outros, do Povo, podem viver debaixo de uma tenda ou dormir ao relento e apedrejados pelos 'miudos' do Presidente ou os seus campos invadidos por tanques australianos! Mas os filhos do Presidente ja nem podem ir a escola com outros meninos porque se tem receio de que este ultimos lhes chamem de filhos de golpista! Mais uma atitude discriminatoria e divisionista do PR e da sua mulher australiana!
A FRETILIN JÁ ESTÁ A ARDER?
(da rábula com titulo semelhante sobre a pergunta que Hitler fez em relação a Paris quando França foi ocupada pelos nazis)
Isto é pura imaginação, ou realidades ficcionadas, como agora se diz em produção televisiva e cinematográfica.
Aparicio atende o telefone vermelho da Presidência e quase deixa cair a xícara de bom café de Ermera que vai servir à primeira-dama.
- Alô...
- Mrs Kristie, please. - solicitam do outro lado da linha.
- Quem fala? - pergunta Aparicio, a pensar que já vai levar um ralhete por o café estar a arrefecer.
- John Kangurik. - respondem. - Jama signora Kristie diprexa, Mr Howard quireri kolia conela, diprexa! - quase gritou John.
Aparicio apressou-se e lá foi correndo pelo quintal-bote, entornando o café e gritando pela patroa.
- Senhora dona-dama, vá depressa ao telefone falar com o seu patrâo da Austrália, o malai-bote Howard!
A dona-dama, estirada na preguiça de sândalo que se abrigava sob a mangueira, deu um pulo e correu para o telefone, toda salamaleca e subserviente. Tropeçou no pequeno asso que urinava no terraço da residência presidêncial, entrou em casa esbaforida e pegou no auscultador.
- Alô, boss...
Do outro lado Howard falou bem alto, zangado. Dizia que ela tinha levado muito tempo, que ele estava muito ocupado a lixar a vida dos outros e também dos timorenses da nova colónia australiana, que tinha de ser mais rápida, que lhe fazia lembrar o saramongo do marido dela, etc...
- Yes boss, yes boss, yes boss... -assentia Kristie toda borrada de mêdo, mui atenta, veneranda e grata pela boa-vida parasitária que lhe arranjara aquele boss.
Boss Howard acalmou-se e, finalmente, foi directo ao motivo que o levara a pedir a John aquele telefonema.
- Well, FRETILIN is burn or not?
- Yes boss, yes boss, yes boss. respondeu ela prontamente e com um sorriso malandreco na boca torta. - Fizeram como o boss mandou, agora é só esperar outro banho de sangue. - Conclui ela.
Do outro lado da linha telefonica ouviu-se uma grande gargalhada e o clic por terem desligado.
Nessa altura a dona-dama deu um grande grito de dôr e olhou para o chão da sala presidencial. O asso tinha-lhe mordido as canelas e rosnava como se tivesse percebido a conversa e não lhe tivesse agradado.
"O asso tinha-lhe mordido as canelas e rosnava como se tivesse percebido a conversa e não lhe tivesse agradado."
Ainda bem que o asu não fez ao contrário, ou seja, mordido o terraço e urinado na dona...
Enviar um comentário