quinta-feira, outubro 19, 2006

Dom Belo: Timor-Leste, Paz E Reconciliação, Única Solução Para A Crise

Radio Vaticano - 18 Outubro 2006, 18.05.28

Dili - Também de paz e reconciliação falou hoje o administrador apostólico emérito de Dili, dom Carlos Filipe Ximenes Belo, prêmio Nobel da Paz 1996, definindo-as como o único caminho para Timor-Leste sair da crise.

"Por que as pessoas olham umas às outras se definindo do 'leste' ou do 'oeste'? Por que devem existir regionalismos entre nós?" – questionou o bispo, ao desembarcar na capital. Dom Belo deixou a Diocese de Dili para ser missionário em Moçambique, e está em Timor-Leste para participar de um seminário internacional.

O bispo criticou a recente onda de violência em seu país, que tem causado tristeza também ao Papa: "Venho com a bênção do Santo Padre, trago sua solidariedade e pesar por todos aqueles que vivem em acampamentos de refugiados e que perderam entes queridos nas desordens".

Em maio, após uma greve que levou à demissão em massa nas forças armadas, um clima de tensão civil se transformou em violência no país. Em 26 de junho o então primeiro-ministro Mari Bin Amude Alkatiri deixou o cargo, e José Ramos Horta assumiu interinamente a coordenadoria ministerial. Em 8 de julho, ele foi indicado para o cargo pelo presidente Xanana Gusmão, pondo fim ao clima vigente. (CM)


.

6 comentários:

Anónimo disse...

Dom Ximenes Belo dava um bom P.R..

Anónimo disse...

Espero que durante a sua estadia em Mocambique nao tenha bebido da mesma agua do Mari, Sua Excelencia Bispo Emerito de Dili.
Timor precisa de D.Carlos Ximenes Belo.Nao vire as costas aos compatriotas como fez o Mascarenhas Monteiro.
Que Deus Nosso Senhor lhe de muita saude.

Anónimo disse...

É triste... mas o relatório está inquinado.
Uma vez mais as NU perderam a historica oportunidade de fazer um trabalho sério e credibilizarem-se.
Assim não.

Anónimo disse...

"Dom Ximenes Belo dava um bom P.R.."

Quem sabe?...

Anónimo disse...

Concordo consigo, D Ximenes Belo, precisamos de paz e reconciliacao, fundadas na humilde confissao publica dos erros cometidos por todos os interventores desta crise, na justica e perdao que sao os pilares de uma reconciliacao verdadeira e duradoira. Torna-se tambem necessario fazer-se um estudo sociologico e historico para se ver desde quando os timorenses comecaram a olhar-se mutuamente com certo ressentimento - como lorosae e loromonu - e assim se abordarem tentativas de solucao social deste grave problema de lorosae e loromonu.
Eh uma tarefa que deve envolver todos:governo,igreja, presidencia da republica,ongs e homens de boa vontade e accao.
Deus nos ajude nesta tarefa!...

Anónimo disse...

Se não sabe devia saber que D. Ximenes Belo foi colocado em Moçambique pelo Vaticano.
Tal como resignou do seu posto em Díli por força do Vaticano.
E trave a língua tem tiver o atrevimento de o criticar.
Não foi por fugir às suas responsabilidades que ganhou o Nobel da Paz.

O seu passado fala por si.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.