Tradução da Margarida.
Quarta-feira, 18 Outubro 2006
Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste
O tribunal deve continuar a investigar o relatório: Gusmão
Todos os jornais diários traziam hoje reportagens sobre a saída do relatório da Comissão Especial Independente de Inquérito. A entrega oficial no Parlamento Nacional foi emitida em directo pela televisão nacional e pela rádio seguida por um apelo do Presidente da República, do Presidente do Parlamento e do Primeiro-Ministro à população para aceitar e receber o relatório calmamente. Timor Post publicou os nomes dos que se afirma terem alguma responsabilidade na crise, segundo o relatório.
No seu apelo, o Presidente Gusmão disse aos responsáveis pelos crimes que chegou a altura de parar com a violência e reflectir no que tem sido bom e mau para os Timorenses. Também apelou aos partidos políticos para não usarem a substância do relatório para interesses políticos. O Presidente louvou o trabalho da Comissão e o critério usado para o cuidadoso uso de frases tais como ‘suspeito razoável. Disse que é trabalho dos tribunais conduzir mais investigações conforme recomendações da Comissão.
O observador político e militar Júlio Tomás Pinto disse que o tribunal decidirá se as pessoas cujos nomes foram publicados no relatório do COI são culpados.
O deputado Manuel Amaral (KOTA) disse que a soberania nacional do estado incluindo a ONU têm de assumir a responsabilidade, se o relatório não tiver um impacto na estabilidade do país, realçando que declararam nas conclusões da comissão que a ONU ajudará a resolver a crise.
Segurança apertada foi notória à volta do edifício do governo quando o relatório foi entregue no Parlamento Nacional relatou o TP. (TP, STL)
Ramos-Horta dá os parabéns ao antigo PM
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta louvou o trabalho do primeiro Governo Constitucional bem como Mari Alkatiri e Armindo Maia por terem trabalhado duramente para estabelecerem um curriculum para as escolas primárias e pré-primárias. Ramos-Horta disse que este curriculum é o primeiro estabelecido para os Timorenses. O livro foi desenvolvido com sucesso com a assistência da UNICEF, Portugal e Brasil e foi lançado na Terça-feira pelo Primeiro-Ministro na antiga escola Chinesa. (STL, TP)
Estabelecimento de postos de segurança
A Ministra da Educação, Rosália Corte-Real disse que a polícia a informou que estão a ser estabelecidos postos permanentes da polícia em zonas problemáticas. Corte-Real espera que as escolas possam recomeçar as suas actividades na próxima semana, realçando que as escolas têm sido afectadas por problemas constantes nas áreas de Comoro, Becora e Bidau Masau. (STL)
.
quinta-feira, outubro 19, 2006
UNMIT – Revista dos Media Diários
Por Malai Azul 2 à(s) 12:34
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário