domingo, outubro 15, 2006

De um leitor

“… não é função do General tomar decisões políticas"

Esta frase diz tudo: Este problema não é político, como alguns disseram aqui, mas exclusivamente disciplinar.

O general TMR desfaz também o mito repetido mil vezes na imprensa, de que tudo não passou de um "despedimento" dos peticionários por Alkatiri, "facto" que teria dado origem a todos os incidentes posteriores.

TMR confirma que os peticionários recusaram todas as tentativas de resolução pacífica do conflito dentro da instituição militar e não respeitaram o seu comandante. Foram recebidos por Xanana Gusmão, que concordou em tratar pessoalmente do caso e criticou publicamente a decisão de TMR expulsar os desertores, desautorizando assim triplamente o Comandante das FFDTL.

Quero deixar aqui a minha homenagem a este grande Timorense, um dos que ainda se mantêm fiéis a valores como a honra, a honestidade, o sentido do dever e o patriotismo, rejeitando ceder a interesses pessoais, partidários ou, pior ainda, estrangeiros. Com ele, Timor sabe que pode continuar a ser Timor. Ele é um grande obstáculo para aqueles que se venderam a terceiros e não se importam de vender também o seu país, tanto que dois estrangeiros de língua inglesa foram enviados para o aliciar.

Estou confiante, porque sei que TMR não é o único. Como ele ainda há milhares e milhares de verdadeiros Timorenses em Timor.

Timorenses... com "T" grande.

H. Correia.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que e certo que nos os Timorences nao aceitamos para que os golpistas liderado pelo Xanana vendem esta nossa nacao para os seus intereces privados . TMR nao tenha medo de enfrentar estamos sempre ao teu lado como aconteceu durante 24 anos de luta contra o invasor Indonesio . Contem com nosco porque setamos dispostos para enfrentar os golpistas ate a ultima gota de sangue . A vitoria e certa ... viva TMR .. a luta continua .. podemos aguentar mais 24 anos de luta estamos sempre ao seu lado para enfrentar os golpistas liderado pelo Xanana .

Anónimo disse...

O TMR e uma das grandes figuras deste pais, infelizmente mantido sempre na sombra durante a resistencia somente para ser criado o mito necessario de um outro. Mas o tempo ja chegou.... a historia como foi tem que ser divulgada....e esta a ser. O TMR e democrata, e constitucionalista e nacionalista the tal grau incomparavel em Timor-Leste com outro.
Kaer Abut Metin

Anónimo disse...

De facto merece o T grande que lhe atribuem mas so a medida da sua estatura fisica mea. TMR tambem serviu a tropa indonesia em operacoes contra a guerrilha, por razoes que ele la sabe, e se fosse assim tao grande, teria denunciado o Alkatiri, o Lobato e o Lere na altura propria e nunca o fez. Se o tivesse feito nao estariamos agora nesta crise e por isso deve tambem assumir a sua quota parte de culpas.

Anónimo disse...

vOCÊS SÃO OS GRANDES ASSASSINOS. QUEREM LUTAR MAIS 24 ANOS ? VOCÊS VÃO MORRER TODOS , NENHUM DE VOCêS IRÁ ESCAPAR . VOCÊS NÃO PENSEM QUE IRÃO GANHAR SE QUISEREM TRAVAR OUTRA BATALHA. ANTES FORAM APOIADOS POR MUITOS , MAS AGORA NINGUÉM MAIS VOS APOIARÁ.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.