terça-feira, julho 04, 2006

Só em Outubro?

Comissão da ONU apresenta relatório em Outubro

Genebra, 04 Jul (Lusa) - O relatório da investigação que a ONU vai faze r em Timor-Leste deverá estar pronto na primeira semana de Outubro, reafirmou ho je o responsável pela Comissão Especial Independente, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro.
O especialista em Direitos Humanos, que há 11 anos trabalha em diversos projectos da ONU, frisou, em entrevista à Agência Lusa, que é preciso ter um pr azo limite para a conclusão dos trabalhos.
"O prazo é importante, porque se não será um ingrediente para a desespe rança", afirmou.
A Comissão Especial Independente para Timor-Leste, anunciada na semana passada pelo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, está reunida em Genebra desde segunda-feira, uma reunião que deve terminar hoje.
A Comissão é chefiada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro e está a de bater em Genebra os termos exactos da sua actuação em Timor-Leste.
"Em princípio vamos investigar os eventos de 28 e 29 de Abril e de 23, 24 e 25 de Maio em Díli. Se não há um foco preciso a Comissão é um convite à fru stração, mas é evidente que os factores que contribuíram para a crise vão também ser levados em conta", explicou Paulo Sérgio Pinheiro.
Nas suas palavras, a Comissão "vai tentar reconstituir os eventos da ma neira mais precisa possível e tendendo a apontar responsabilidades".
Questionado sobre se a Comissão vai investigar as denúncias de armament o de civis para alegadamente eliminar adversários políticos, Paulo Sérgio Pinhei ro disse ser evidente que todos esses aspectos podem vir a ser considerados.
"Mas os termos exactos de referência da Comissão sairão desta primeira reunião dos três membros que a formam", frisou.
Fazem parte da Comissão, além de Paulo Sérgio Pinheiro, Zelda Holtsman da África do Sul, e Ralph Zacklin, do Reino Unido.
O grupo de apoio aos trabalhos da Comissão parte para Timor-Leste ao fi nal desta semana, e os três membros devem seguir depois.

Na capital timorense está também a ser feita uma investigação aos actos de violência dos últimos meses, pela Procuradoria-Geral da República, a cargo d o procurador Longuinhos Monteiro, que já ouviu ao ex-ministro Rogério Lobato e s e prepara para ouvir o depoimento do primeiro-ministro demissionário Mari Alkati ri.

Questionado sobre a relação da Comissão Especial com a Procuradoria tim orense, nomeadamente se uma acabaria por se sobrepor à outra, Paulo Sérgio Pinhe iro disse que não.

"Eu acredito que sejam vias totalmente separadas. A Comissão não tem ne nhuma pretensão de intervir em processos que estejam a decorrer. A nossa presenç a no país terá certamente como objectivo o diálogo com outras investigações em c urso, mas não se trata absolutamente de se sobrepor a instâncias domésticas", di sse.

Quanto a consequências legais da investigação que será feita, o respons ável lembrou que a Comissão não é um tribunal mas acrescentou que o tema faz par te da discussão que está a ser feira em Genebra.

"Aqui em Genebra estamos a começar a discutir, mas é evidente que a com issão não é um tribunal internacional, é de investigação, com plena liberdade de movimentos no país, acesso ilimitado a lugares e estabelecimentos, acesso livre às fontes de informação, garantia de segurança ao pessoal e documentos", esclar eceu.

E acrescentou: "é evidente que as vítimas e testemunhas têm de ter uma protecção legal, mas claro está que são faculdades limitadas. Se fôssemos um tri bunal teríamos essas funções (detenção de pessoas por exemplo), o que não é o ca so, mas tudo isso espero que seja clarificado nestes dois dias de reuniões aqui em Genebra".

Quanto ao papel da Comissão em relação às garantias constitucionais e d emocráticas de Timor-Leste Paulo Sérgio Pinheiro disse entender que o governo de Díli, ao pedir esta Comissão, tinha subjacente o interesse de consolidar e fort alecer o Estado de direito.

Certamente na avaliação e reflexão da Comissão, frisou, "estarão o func ionamento das instituições do Estado de direito".

Esta será a primeira viagem do brasileiro a Timor-Leste, país pelo qual diz sentir um afecto especial.

"Fico contente de poder colaborar neste caminho de uma longa luta, que vem desde a independência até à consolidação do governo, do Estado de Timor-Lest e, e espero que a comissão possa dar uma contribuição positiva no final destes t rês meses", concluiu.
...
BW.


As conclusões relativas às acusações a Mari Alkatiri têm que estar esclarecidas mais cedo. Ou será que é em plena campanha eleitoral que tudo será debatido?

Mais uma vez, interessa a quem?

Não a Mari Alkatiri, concerteza...

.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Na capital timorense está também a ser feita uma investigação aos actos de violência dos últimos meses, pela Procuradoria-Geral da República, a cargo do procurador Longuinhos Monteiro, que já ouviu ao ex-ministro Rogério Lobato e s e prepara para ouvir o depoimento do primeiro-ministro demissionário Mari Alkati ri."

Tenham cuidado com esta investigação, porque ao barulho andam também procuradores internacionais, sob os quais existem graves suspeitas de falta de isenção.

Anónimo disse...

ALKATIRI NA PRISAO DE BECORA JA!!

Anónimo disse...

Pois nao Sr. malai azul. Ao alkatiri nem lhe interessa prestar declaracoes. Senao porque esta mudanca de atitude em invocar a imunidade parlamentar? Esta na cara que nao-lhe interessa nada averiguar as verdades apesar de dizer palavras ao contrario. Palavras, palavras... Mais vale uma accao ....

Anónimo disse...

MAS QUE PUTA DE BLOG É ESTE?? ESTE BLOG PODIA TAR MELHOR SE FICASSE NEUTRAL E NAO INCLINAR MUITO PARA O LADO DO SENHOR BIN '' CRAZY FROG '' ALKATRAUN!! VE-SE LOGO VOCES ESTAO A TENTAR MANIPULAR PESSOAS ATRAVES DESTA COISA DE TIMOR ONLINE, DEIXEM AS PESSOAS TIREM AS SUAS PROPRIAS CONCOLUSOES!! A MAIORIA DE QUE DEIXAM O COMENTARIO AQUI N SE QUER VIVE EM TIMOR... SE N TAO A VIVER AQUI EM TIMOR COMO E PODEM SABER AQUILO QUE ESTA PASSAR AQUI EM TIMOR!!??? VOCES SAO TAO MAUS PAGADORES FODAS!! JA SE ESQUCERAM AQUILO QUE XANANA E RAMOS HORTA FIZERAM POR TIMOR?? NAO ERA O VOSSO CRAZY FROG ALKTRAUN QUEM FAZIA LOBBY NOS ESTRANGEIROS E NAO ERA ELE QUE ESTEVE NO MATO E PRISAO!! ESTE VOSSO ALKATRAUN SO SABE ROUBAR O POVO. PROJECTOS VAO TODOS PARA O SEUS IRMAOS HAMAD, E BADER ALKATIRI!! SE O ALKATIRI E UM GRANDE LIDER MESMO PORQUE É QUE NAO ENFRENTOU OS MANIFESTANTES ?? XANANA ENFRENTOU OS MANIFESTANTES PRO CRAZY FROG AI É QUE TA A DIFERENÇA!! QUERIA VER COMO É QUE ALKATIRI E 0 LO ''PAU MANDADO'' OLO RESPONDIAM AS PERGUNTAS NUM DEBATE EM FRENTE DO POVO...

Anónimo disse...

Há pessoas cujo vazio mental é de tal dimensão que, para se fazerem ouvir, têm de escrever em maiúsculas!

Raciocinem (se conseguirem), estudem, reflictam ... e escrevam.

Qual é a necessidade do insulto para apresentar um argumento?

Anónimo disse...

Anónimo das 7:33PM: é precisamente por não terem argumentos que insultam. Tal como foi por não terem força popular que usaram da força da violência. Vem nos books.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.