domingo, julho 16, 2006

Justiça. Urgente.

De um leitor:

A população só poderá sentir segurança se como disse o Presidente houver honestidade politica.

E honestidade politica também significa que ninguém está acima da lei.

Enquanto se vir apenas o ex-PM e o ex-Ministro a responder em Tribunal e os militares desertores e os autores de violência e destruição a não serem apresentados em Tribunal e pelo contrário a terem direito a tratamento especial e quase de figuras de Estado não haverá nenhum cidadão que confie no Presidente ou no Governo.

A população não confiará nunca em líderes que protegem uns e atacam outros.

E mais grave ainda que ache normal que violadores da lei fiquem impunes.

11 comentários:

Anónimo disse...

concordo pelnamente com o senhor/a comentarista....

todo mundo fala e so fala sobre o Ex PM e o ex Ministro, mas quando sao questionados sobre os pericionarios ninguem sabe responder porque estes nao sao chamdos ao tribunal para serem julgados como todos...alguns ainda protegem estes peticionarios e tratam-los como herois que troxeram paz ao povo...

eu tou a espera que a justica seja aplicada para todo mundo reponsavel pela instabilidade de TL.

Anónimo disse...

agora tenho ouvido dizer k o filho do timorense Jury esta sobre a protecao de 4 soldados australianos que ficam a espera dele na porta da escola ate a hora de voltar...sera isto verdade...!?

se for aki ta mais um exemplo de "overreaction" na parte dos internacionais.

passar bem

Anónimo disse...

A "reconciliação" é só para um lado. Quando são investigados os desertores?

Anónimo disse...

mas ainda há quem acredite na justiça em timor? mari alkatiri ja foi julgado e condenado por xanana e ramos horta. a fretilin ja perdeu o respeito e abdicou da dignidade ao legitimar as acçoes presidenciais. é mentira essa coisa da guerra civil. é mentira o poder da fretilin. a corrupçao estava a minar o governo e a varios niveis. tantos casos e exemplos que se podem dar. sao pouco os que estao na luta pelo bem do povo. os timorenses sao hoje uma grande mentira para a humanidade. sao feitos há pior luz do mundo. ja nao enganam ninguem!

Anónimo disse...

A classe politica timorense tem cada vez menos credibilidade.

Corrupção e ambição desmedida pelo poder são os seus principios orientadores.

É demasiado evidente.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:17:37 PM: a sua falta de lógica é chocante.

Vejamos: é o PR quem veio acusar à toa o ex-PM e a Fretilin e quem deu o ultimato “ou sais tu ou saio eu” no meio de uma situação de desassossego social onde eram quase diárias queimas de casas e outras perseguições a indivíduos apercebidos como simpatizantes da Fretilin (a quem foram queimadas duas sedes) e do Governo, já haviam 150,000 deslocados, mais de 2000 tropas australianas a patrulharem ruas da capital e estradas do país, as F-FDTL aquarteladas, e a PNTL desarticulada, sem comando e paralisada..

E no entanto você diz que a “fretilin ja perdeu o respeito e abdicou da dignidade ao legitimar as acçoes presidenciais” e que “é mentira essa coisa da guerra civil”! Isto é, para si uma situação onde 15% da população está deslocada, as forças de segurança anuladas e substituídas na sua missão por estrangeiras parece ser da maior normalidade! E a “culpa” não é do PR que durante meses desautorizou por palavras e acções a hierarquia militar e o governo, recebendo no Palácio Presidencial e em casa quem provocou a divisão no seio dos militares e da polícia e quem promoveu motins, incêndios, pilhagens e devastações.

Diz ainda que é “mentira o poder da fretilin“, apesar de se dever a Mari Alkatiri e à Fretilin que o Parlamento não fosse dissolvido e a (quase garantia) de eleições no prazo legalmente previsto, já para não falar da continuação dos seus ministros e dos instrumentos principais da sua política (orçamento e plano), apesar da oposição não só dos partidos da oposição, como dos promotores do golpe presidencial.

Quem fala como falou deve sentir-se muito confortado com a presença das tropas estrangeiras em solo timorense e com a alienação da soberania nacional aos australianos, mas lembro-lhe que não há mal que sempre dure e que daqui a nove meses, depois do voto, eles terão que se ir embora e serão novamente militares e policias timorenses sob ordens do novo governo, a garantir a segurança de todos os cidadãos timorenses. Será que depois emigrará?

Anónimo disse...

Anónimo das 5:23:45 PM: seria bom que explicasse o que é isso de “classe política”. É que se falar de partidos políticos, isso é uma realidade, se falar de deputados é outra realidade, se falar de poder local ainda é outra realidade. E das realidades podemos logicamente discutir, agora com a amalgama que faz “classe política” a quem tabela de “corrupção e ambição desmedida” SEM fundamentar, é uma atoarda que nem vale a pena considerar. A não ser para lembrar que é assim que começam os caudilhos e se expande o populismo – lançando lama contra todas as instituições democráticas e contra todos os políticos, independentemente dos partidos e da sua actividade. É assim que se tenta abrir caminhos para juntas e salvadores. É demasiado evidente que está interessado em lhes facilitar essa abertura. Mas a Constituição da RDTL está em vigor e para o ano quem pode concorrer são tão somente os partidos.

Anónimo disse...

E olhe Margarida pelo que se tem visto de nada servem as eleições e os partidos politicos num país com um Presidente da República que de democrático e defensor da legalidade nada tem.
Talvez fosse mais importante a demissão do PR que a do PM.
Enquanto o PR não fôr um homem de bom senso e com sentido de Estado bem pode o povo timorense e a margarida esquecer a democracia e as eleições.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:43:53 PM: principalmente e acima de tudo o que nunca devem por aí esquecer é a democracia e as eleições. E toda a necessária campanha de informação e esclarecimento em todos os sucos e aldeias, mas particularmente em Dili, porta-a-porta, casa a casa, de forma clara, para que o povo possa com consciência eleger os seus deputados que indicarão que será o novo PM e e seu Presidente. Porque é bom não esquecerem que no próximo ano vão haver as duas eleições: para o Parlamento e para a Presidência da República.

Anónimo disse...

falemos de justica...esta ela ser mesmo feita??

nas ultimas semana tenho tentado escrever algo sobre as familias que perderam um alguem amado o um alguem amado que perdou a familia durante a crise que Timor-Leste passou no mes de Maio.

foi no Bairro Fomento, onde uma familia que eu conhecia (nao bem) foi brutalmente massacrada. As razoes foram por serem familiares do Sr. Lobato. Mas era mesmo necessario tanta violencia e matanca??e triste...

vou leva-los pela caminhada da familia (uma mae solteira 5 raparigas e um rapaz mais velho, sem contar com um rapaz que faleceu antes deste acontecimento) durante o dia de massacre.

Uns dias antes do dia 25 de Maio esta familia encontrava-se refugiada em Loerema, quando lhes chegou uma menssagem que aparente mente era de uma madre canossiana a dizer-lhes que a escola canossiana iria reabrir e as aulas iriam continuar. esta familia retornou para Dili levando so um colchao, uma televisao e o material escolar necessario.

parecia estar tudo bem no bairro Fomento ate o dia 25 de Maio quando a familia foi cercada por um groupo de rapazes (desconhecidos como se dao parecer) que anti-Lobato. na parte de tras da casa coberta por uma muro alto era a unica saida por onde a familia poderia safar-se, aparentemente o rapaz mais velho fora mais rapido e carregando a sua irma mais nova nos bracos saltou o muro partindo a sua perna e o braco da sua irma...enquanto ele corria pela sua vida e da sua irma e via a fumaca da sua casa de longe, o rapaz rezava que o resto da sua familia tambem ja estivesse fora de casa, sa e a salva. mas o que aconteceu foi simplismente o contrario.

dentro de casa, antes de a casa ser incendiada a mae enquanto segurava nos bracos as suas duas filhas mais novas foram brutalmente alvejados ate a morte enqunto no quarto a filha mas velha fora violada no colchao que trouxeram de Leorema enquanto a sua irma assistia as imagens horrificas...as duas no quarto foram alvejadas e depois catanadas na cabeca pelos mesmos.

na vizinhaca um amigo meu encontraca-se na casa da sua avo e enquanto a casa da familia vizinha ardia este colega nao ouvira gritos de dentro...pensou este que ninguem se encontrava la (nao sabia que foram brutalmente massacrados e violados).

no entanto, o Filho mais velho que fugira antes....retornou para sua casa depois de estar em cinzas, para poder resgatar a sua motocicleta para poder levalo a si e a sua irma para um lugar salvo. nao esperava em levantar o zinco da casa e encontrar a sua Motocicleta em bom estado, mas tambem encontrou o resto da sua familia assasinada a sangue frio.

Agora:
o Filho mais velho: encontra-se em Australi e ate agora num estado de choque.
a filha mas nova: acompanhou o irmao mais velho, e sente falta da sua mae e irmas.
o meu amigo: sente remorcos por ter sido invulneravel e por nao ter feito nada antes.
a vizinhaca: continua a perguntar

"TANBA SEIDA EMA OHO SIRA, SIRA NI ALIN MAK CABE HO LOBATO. SIRA LAIHA BUAT IDA...SIRA EMA DIAK LOS"

traducao:
"Porque e que ele mataram-los,a irma deles e que se casou com o Lobato. Eles nao tem nada...Eles eram boas pessoas"

agora digam-me onde esta a justica aqui, nem ouco falar sobre as investigacoes sobre este caso especialmente (porque haviam armas involvidas) quem sao os homens ou animais que fizeram isto??. estao sendo procurados??. e o povo sofredor quem e agora??? serao postos perante a justica estes homens??Pare-se um pouco com os Big Bosses e venham ca para baixo ver o Povo.

tantas perguntas podem-me responder ou responder aos membros da familia que agora estao de luto e rezam pelas santas almas??

Eu rezo e espero que se haja algum ser maior que nos neste mundo leve estas santas almas para um lugar mais seguro que este mundo...

Anónimo disse...

Guibas: obrigado por testemunhar. Não é sem tempo. E se puder mande um abraço aos irmãos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.