segunda-feira, junho 12, 2006

Portugal informa parceiros sobre situação em Timor-Leste

Luxemburgo, 12 Jun (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, vai informar os seus homólogos da União Europeia sobre a situação em Timor-Leste, numa reunião hoje, no Luxemburgo, dedicada à preparação da próxima Cimeira Europeia.

Portugal pretende, principalmente, que os países da União Europeia com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas apoiem um maior envolvimento desta organização em Timor-Leste, segundo fontes diplomáticas, sexta-feira, em Bruxelas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se terça- feira, em Nova Iorque, para analisar a situação em Timor-Leste e, segundo o semanário Expresso, o ministro dos Negócios Estrangeiros deste estado, José Ramos Horta, estará presente para explicar a situação no país.

Na reunião deverá ser analisado um relatório do Secretário- geral, Kofi Annan, sobre a futura presença da ONU no território para substituir a actual missão no território, a UNOTIL, cujo mandato termina no próximo dia 20.

Espera-se que Annan advogue agora a presença de um grande número de tropas e polícias da ONU em Timor-Leste para assegurar a paz e a estabilidade.

Todavia, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE irão dedicar a maior parte da reunião de hoje à preparação do encontro dos chefes de Estado e de Governo europeus que se realiza em Bruxelas no final da semana, quinta e sexta-feira.

Os 25 estão de acordo em prosseguir a "reflexão" sobre o que fazer com a Constituição Europeia colocada no "congelador" há um ano depois de a França e a Holanda terem decidido não ratificar o texto.

Segundo fontes diplomáticas, as questões mais delicadas de resolver ficarão para a Cimeira Europeia, nomeadamente sobre quem é que irá organizar a primeira tentativa, daqui a um ano, de resolução do problema.

FPB.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.