segunda-feira, junho 12, 2006

The Camberra Times
Mike McEwenSunday, 11 June 2006
O muro fatal de fraqueza de Dili

A verdade é que, o escândalo da segurança que envolve Xanana Gusmao está a ser jogado todos os dias nas ruas voláteis de Dili – mas até agora não foi reportado.

As medidas de segurança com o objectivo de proteger Gusmao de alguma “ameaça não específica” têm a largura do papel e no local onde ele passa muito do seu tempo em Dili, o chamado Palácio das Cinzas, quase que são inexistentes.

Isto já seria suficientemente mau se fosse apenas um problema para o próprio Gusmao e para o Governo e o povo de Timor-Leste.

Mas não é. É um problema com repercussões potenciais massivas para a Australia porque soldados Australianos estão intimamente envolvidos na segurança que é providenciada – e é tão inadequada que só pode ser descrita como abandonada.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.