segunda-feira, junho 12, 2006

Obrigado, Margarida.

Tradução:

The Advertiser

Troca de tiros quando acaba a concentração
ANTHONY DEUTSCH
12jun06

A polícia disparou para o ar e ameaçou usar uma granada para pôr termo a uma disputa volátil que envolveu centenas de Timorenses ontem.

O incidente ocorreu acerca de 75km de Dili em Maubesse, uma praça forte das forças de segurança rebeldes, pouco depois duma conferência de imprensa que levantou esperanças duma solução politica para a corrente crise política e de segurança.

A concentração mostra que as tensões não se limitam a Dili, onde cerca de 30 pessoas foram mortas no mês passado. Um grupo de soldados Australianos observou o desenvolvimento duma vivenda portuguesa no cimo do monte mas não interveio.

A razão para a concentração não foi imediatamente conhecida, mas parece que escalou depois de um homem ter sido esfaqueado.

Polícia civil e militar interveio quando rebentaram brigas entre dois grupos.

A polícia disparou para o ar e ameaçou usar uma granada, e outros disparos ouviram-se duma fonte desconhecida, pondo as pessoas em fuga em pânico.

...

Alfredo Reinado disse que está disposto a pôr-se de lado e deixar que políticos e intelectuais tentem trabalhar uma solução.

Manuel Tilman, um deputado que ajudou a elaborar a constituiç deste país inexperiente, disse na conferência de imprensa que estava a propor emendas para ajudar a acabar a crise.

Disse que o Parlamento devia ser dissolvido, com o presidente a nomear um governo transitório para governar até às eleições calendarizadas no próximo ano.

Para fazer isso, disse, o Presidente Xanana Gusmao teria de revogar secções da constituição com o argumento que a crise não pode ser resolvida pelo Governo.

A situação de segurança de Timor-Leste melhorou ao ponto de a polícia da Austrália e outras internacionais podem ultrapassar o número de soldados nas ruas da capital pelo fim do mês.

Este progresso pode estabelecer condições para a redução de tropas, que agora totalizam 1300, envoltas no patrulhamento de Dili e apoiando operações correntes.

Mas o comandante da Australia em Timor-Leste, Brigadeiro Mick Slater, disse ontem que não queria ser rígido nesse calendário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem vai ouvir um alegado Jurista falido e sem principios somente enriquecer-se como o Tilman? Acho que ninguem. Obviamente nao leu ainda a constituicao, proque ninguem faria as declaracoes que fez ter lide a Constituicao.

Perguntem-lhe tambem aonde e que foram parar centenas de milhares de dolares americanos doado do tempo da CNRT? Nos terrenos comprados no Norte Territorio da Australia pelo Tilman talvez?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.