terça-feira, junho 06, 2006

Esta notícia está um pouco desactualizada, não?

Manifestantes dão 48 horas a PR para demitir governo de Alkatiri

Díli, 06 Jun (Lusa) - Os timorenses que se manifestaram hoje em Díli am eaçaram boicotar a acção governativa e o parlamento se num prazo de 48 horas o P residente da República não demitir o primeiro-ministro Mari Alkatiri e formar um governo de transição.

A ameaça consta de um documento de duas páginas que o porta-voz dos cer ca de dois mil manifestantes, major Alves Tara, entregou ao Presidente da Repúbl ica, Xanana Gusmão.

O documento começa por passar em revista o que os manifestantes conside ram ser "a acção criminosa" do Governo liderado por Mari Alkatiri, com reflexos nas mortes ocorridas em finais de Abril, em confrontos entre efectivos das força s armadas timorenses e civis, e a 25 de Maio, aquando da morte de polícias també m às mãos de militares timorenses.

No documento intitulado "Exigência Política", escrito em tétum, os mani festantes pedem a "dissolução imediata do Parlamento Nacional e demissão do gove rno de Mari Alkatiri".

Exigem também a formação de "um governo de transição e uma administraçã o provisória para preparar eleições antecipadas no prazo de seis meses, sob lide rança do Presidente da República, na qualidade de Comandante Supremo das Falintl -Forças de Defesa de Timor-Leste".

"Se o Presidente da República não aceitar as nossas exigências política s, no prazo de 48 horas, vamos boicotar a governação e o Parlamento nacional", l ê-se no documento.

No texto, os manifestantes não precisam como irão boicotar a acção do G overno e o Parlamento Nacional.

No final da concentração junto ao Palácio Presidencial, em declarações aos jornalistas, o major Alves Tara admitiu que era necessário "dar um tempo ao Presidente".

...

EL/PNG.
Lusa/Fim

Então? Em que é que ficamos? Continua o ultimato mesmo depois do próprio Tara ter admitido que o PM Alkatiri "fica"?

12 comentários:

Anónimo disse...

Depende.

Se for a LUSA residente, continua a ameaça dos milhares de manifestantes no ar!

Anónimo disse...

Diz a Constituição da RDTL:

Artigo 112.º
(Demissão do Governo)
1.Implicam a demissão do Governo:
a)O início da nova legislatura;
b)A aceitação pelo Presidente da República do pedido de demissão apresentado pelo Primeiro-Ministro;
c)A morte ou impossibilidade física permanente do Primeiro-Ministro;
d)A rejeição do programa do Governo pela segunda vez consecutiva;
e)A não aprovação de um voto de confiança;
f) A aprovação de uma moção de censura por uma maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções.
2.O Presidente da República só pode demitir o Primeiro-Ministro nos casos previstos no número anterior e quando se mostre necessário para assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas, ouvido o Conselho de Estado.

http://www.verbojuridico.net/legisl/comparado/timor_constituicao.html

PS: ao abrigo de que alínea é que eles querem que o PR lhes faça a vontade?

Anónimo disse...

Em comunicado oficial do gabinete do primeiro ministro,o governo anunciou que as forcas do Maj Alfredo emboscaram e mataram tropas desarmadas das F-FDTL a caminho de receberem os seus salarios.

Mentira!

Quem esta interessado em ver a cobertura video do confronto armado entre as forcas do Alfredo e F-FDTL? ja esta em circulacao.

O MALAI AZUL, ha alguma possibilidade de colocar o video online?

O Alfredo sentiu-se incurralado pelas F-FDTL e aos gritos apelou bastantes vezes para que se retirassem de modo a evitar o derramamento de sangue. Contou ate dez pausadamente e em voz alta como ultimo avizo as F-FDTL que avancavam. Ignoraram-no porque claramente estavam numa missao para o capturar.

Porque razao mentiu o governo em comunicado oficial?

Sera porque havia nessa altura uma iniciativa do Ramos Horta para organizar o tal retiro entre todas as partes para dialogar ao qual Alfredo ja tinha concordado? Sera que alguem nao estivesse interessado em ouvir aquilo que o Alfredo tinha a dizer acerca da ilegalidade da intervencao das F-FDTL em Taci-tolu que causou mortes de civis. Lembrem-se que o Alfredo so desertou depois do taci-tolu
Sera possivel que afinal morreram mais pessoas contrariamente a versao oficial do governo. Nem deixaram o Provedor da Justica e Direitos Humanos aceder o local.

Aqui cheira-me a gato!
State sponsored murder? tudo o indica.

Anónimo disse...

F-FDTL reage a ataque de amotinados, 23 de Maio de 2006

Alguns elementos das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) foram pela manhã desta terça-feira, 23 de Maio, atacados em duas ofensivas distintas.
Um grupo de militares das F-FDTL desarmados foi emboscado e atacado por amotinados que se congregaram em torno do major Reinado. Os militares deslocavam-se ao centro de Díli para levantar o seu vencimento numa instituição bancária. Este ataque ocorreu na zona de Fatuhai (Díli).
Em simultâneo, outros elementos das F-FDTL, quando preparavam a instalação de um posto de vigilância, também na zona de Fatuhai, foram alvo de disparos efectuados por e homens armados também associados ao major Reinado.
As F-FDTL reagiram aos ataques, tendo dado início a uma operação de perseguição aos amotinados, com o objectivo de os capturar. Às F-FDTL juntaram-se entretanto elementos da Polícia Militar e da Polícia Nacional de Timor-Leste.
Os ataques desencadeados pelos amotinados provocaram um morto e seis feridos entre os militares das F-FDTL (cinco militares e um polícia, estando um em estado grave). Do lado dos amotinados regista-se um ferido grave.
A instalação do posto de vigilância pelas F-FDTL em Fatuhai deveu-se à movimentação dos amotinados desde Aileu até aos arredores de Díli e às informações dignas de confiança de que o major Reinado se preparava para provocar incidentes no interior da capital, cavalgando um clima de instabilidade e receio junto da população, de forma a descredibilizar o Estado timorense.
As movimentações dos amotinados surgem na sequência da subida de tom das ameaças produzidas pelo major Reinado e reproduzidas em vários órgãos de comunicação social.
A operação tendente à captura dos militares que atacaram esta manhã os elementos das F-FDTL mantém-se neste momento.
O primeiro-ministro reuniu-se esta tarde com os ministros do Interior, da Defesa, na Presidência do Conselho de Ministros e comandantes das F-FDTL e PNTL para fazer o ponto da situação.
O Governo apela à população para se manter calma, na certeza de que o grupo amotinado está referenciado e que não fugirá ao controlo das autoridades.
http://www.pm.gov.tp/port/23may06.htm

PS: e é 14 dias depois que vem contradizer o comunicado do gabinete do PM? Tanto atraso é um tanto esquisito...ou estiveram à espera da "montagem" hollywoodesca?

Anónimo disse...

O que se escreve sao so palavras, mesmo nos media. existem tantas versoes contraditorias. Basta comparar os media portuguesee aos australianos. cada um com a sua sentenca. Mas as imagens de video nao mentem.
Nem os indonesios tiveram a lata de dismentir o massacre de santa cruz depois de as imagens de Max Stahl terem circulado(nao quer dizer que nao tentaram) mas ninguem os creditou!
Eu ainda acredito que uma imagem vale mais que mil palavras

Anónimo disse...

Acha montagem a morte de civis não assumidos pelo Governo?... veremos o que via aparecer bainda com mais atraso do que estes dias que refere. Talvez se lembre que comportamentos houve com 31 anos que ainda não chegaram... como dizia um historiador recentemente, "... ainda está muita gente viva ..."
e quer fazer crer que os comunicados do Coverno são todos para acreditarmos neles? A ver vamos como negoceiam as madrinhas!

Anónimo disse...

Eu só perguntei porque é que só agora catorze longuíssimos dias depois é que contrariam esse comunicado do gabinete do PM. Porque é que deixaram passar catorze longuíssimos dias quando hoje a comunicação é quase instantânea é que não me entra na cabeça...

E a propósito já fizeram chegar o tal vídeo à comissão de inquérito? Se é assim tão importante...

Anónimo disse...

Pelos vistos aguentou o que alguns não conseguiram aguentar: manter-se militante da Fretilin durante todos esses anos e ainda hoje. O que é de capital importância como diz Pablo Neruda no seu belíssimo poema “Ao meu Partido”:

Deste-me a fraternidade para com o que não conheço.

Acrescentaste à minha a força de todos os que vivem.

Deste-me outra vez a pátria como se nascesse de novo.

Deste-me a liberdade que o solitário não tem.

Ensinaste-me a acender a bondade, como um fogo.

Deste-me a rectidão de que a árvore necessita.

Ensinaste-me a ver a unidade e a diversidade dos homens.

Mostraste-me como a dor de um indivíduo morre com a vitória de todos.

Fizeste-me edificar sobre a realidade como sobre uma rocha.

Tornaste-me adversário do malvado e muro contra o frenético.

Fizeste-me ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.

Tornaste-me indestrutível, porque, graças a ti, não termino em mim mesmo.

Pablo Neruda

Anónimo disse...

Nao se preocupe Margarida que essas imagens ainda vao ser analisadas por uma comissao de inquerito (uma que seja credivel e independente) nao a montada pelo governo porque ja se sabe o ira sair dai.(Sera que ainda estao em funcionamento?)
Ate acredito que as pessoas relevantes ja estejam a par e na posse dessas imagens. E so esperar agora que a normalidade se estabeleca e depois comecam os inqueritos e as perguntas.

Este governo e o PM ainda nao sairam desta embrulhada! Deviam confiscar os passaportes dos responsaveis para evitar fugas para o exterior. E ja agora muita atencao a conta do estado. Tambem nao se quer fugas ai.

Talvez a Margarida possa perguntar ao seu amigo Malai Azul se e possivel colocar essas imagen online. Ja perguntei mais nao ha ainda resposta.

Anónimo disse...

Sim, uma imagem vale depois de apurada a sua veracidade.
Estamos no sec.XXI e a tecnologia está bastante avançada, digo eu..

Anónimo disse...

De acordo. Mas tambem deve concordar comigo que esse mesmo avanco na tecnologia permite detectar qualquer manipulacao digital das mesmas. nao acha? deixem as imagens contarem a sua historia!

Anónimo disse...

O que estes anónimos, particularmente o das 1:08 PM querem é arranjar colaboradores para "fazer a cabeça" aos timorenses, ajudando-os a espalhar as suas montagens hollywoodescas. Não lhes chegam os media australianos, nem a CNN, a BBC, a Sky News, ou a Euronews, agora, pelos vistos precisavam do timor-online. Queriam mas palpita-me que não o vão conseguir! É que eles sabem que o que conta é o impacto e que ninguém repara nos desmentidos - que quando há são publicados em letras pequeninas no rodapé...

Mas, a propósito, já entregaram o vídeo à comissão de inquérito? Se é assim tão importante, não acham que ela devia ser o primeiro destinatário?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.