terça-feira, fevereiro 19, 2008

Para quê?! Perseguição ou provocação?...

Hoje, cerca das 19:30, seis carros da PNTL, em grande aparato com sirenes e luzes, apareceram em casa do ex-Ministro dos Recursos Mineraisn e actual deputado da FRETILIN, Dr. José Teixeira, quando este acabava de chegar de casa do Secretário-Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri.

Quando o ex-ministro saiu para fora de casa para perguntar o que se passava, disseram-lhe que tinha de ir prestar declarações.

Quando José Teixeira lhes perguntou se tinham algum mandado, a resposta foi negativa. Apenas que os tinha que acompanhar.

Foi-lhe posteriormente transmitido que ordem de "detenção para interrogação" vinha da parte das Operações da PNTL, do inspector Mateus Fernandes.

Quando se encontrou com o Chefe de Investigação da PNTL, este não sabia o que lhe perguntar e pediu desculpa de o terem ido buscar sem que houvesse algum questionário para lhe fazer.

Contactado o Comandante Geral da PNTL, Afonso Jesus, disse-lhe que sabia desta ordem, mas não conhecia a razão pela qual tinha sido detido para interrogação, sem a existência de mandado de captura ou conhecimento do Chefe de Investigação, mas que "todos os cidadãos tem de contribuir nas investigações."

Amanhã José Teixeira irá deslocar-se ao comando da PNTL para averiguar este incidente e quais os seus motivos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sao os tais palhacinhos do Sr Palhaco! E logo seis carros, PORRA. O homem e assim tao GRANDE? E quantos palhacinhos apareceram la na residencia do PR? Muita parra, pouca UVA ou poucos "tomates" neste caso.

Anónimo disse...

esse tipo de tratamento ja e ilegal e inadmissivel para com um simples cidadao. e neste caso, trata-se de ex-membro do governo e actual deputado titular.

chefe de estado baleado, detencoes sem mandatos e explicacoes... Timor-Leste, em que e que te estas a tornar?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.