terça-feira, fevereiro 19, 2008

Araújo fixa prazo de um mês para apanhar rebeldes timorenses

DN, 19/02/08
PATRÍCIA VIEGAS

Fernando "Lasama" Araújo fixou o prazo de um mês para apanhar os rebeldes que tentaram matar José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.

O presidente interino de Timor- -Leste, citado pela ABC News, garantiu que o tempo do diálogo terminou. E, segundo a Lusa, anunciou que peritos do FBI chegam hoje a Díli para ajudar a procuradoria timorense na investigação dos atentados.

Estes tiveram como alvo os chefes do Estado e do Governo timorenses. José Ramos-Horta foi baleado duas vezes nas costas e é hoje submetido a uma quinta cirurgia em Darwin. Xanana Gusmão escapou ileso.

"Os peritos são necessários para efectuar uma investigação profunda", disse Araújo, que ainda não tem definida a forma como as forças portuguesas de investigação da GNR integrarão a equipa de investigação.

"Espero que não os matem", disse o também líder do Parlamento, garantindo que Gastão Salsinha e os seus homens serão alvo de um julgamento e de uma investigação justos.

Salsinha assumiu-se como líder dos rebeldes depois de o major Alfredo Reinado ter sido abatido a tiro na casa de José Ramos-Horta no dia em que ocorreram os atentados. Mas negou ter participado em qualquer tentativa para matar Xanana.

No dia do ataque, o dia 10, o primeiro-ministro timorense terá pedido a ajuda de um helicóptero das forças australianas no terreno, mas não obteve qualquer resposta, segundo indicou o Sydney Morning Herald.

O jornal cita um conselheiro de Xanana, Joaquim Fonseca, que garante que o líder histórico timorense e o seu motorista tiveram, então, de fugir para o mato e apanhar um dos muitos autocarros locais. A informação não foi, porém, confirmada.

Enquanto decorre a caça ao homem em Timor-Leste, sabe-se agora que José Ramos-Horta pretendia antecipar eleições para 2009, bem como amnistiar os rebeldes. A assessora de Reinado, Angelita Pires, foi entretanto libertada sob termo de identidade e residência.

1 comentário:

Anónimo disse...

E se por acaso se não os apanharem dentro de um mês, isso quererá dizer o quê? Que se encontram em parte incerta? Ou que os fizeram desaparecer? Esse... "Espero que não os matem", é premonição ou uma manifestação de hipocrisía?

FBI? Já agora o MI5, o CSI (he he he ), a antiga KGB, etc.,etc., ...estão loucos ou andam a ver muita televisão? (dúvido que seja a TVTL). Vejam lá é se a coisa vos corre mal, é que últimamente trapalhice não vos tem faltado e como também não andam com muita sorte, ainda se vem mesmo a descobrir a verdade....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.