segunda-feira, janeiro 28, 2008

Ex-líder indonésio Suharto morre aos 86 anos em Jacarta

BBC Brasil.com
27 de janeiro, 2008 - 09h59 GMT (07h59 Brasília)

Suharto tinha problemas cardíacos, pulmonares e renais

O ex-líder indonésio Haji Mudammad Suharto morreu neste domingo aos 86 anos, em conseqüência da segunda falência múltipla de órgãos sofrida por ele neste mês.

Em um comunicado lido no hospital em que ele estava internado, em Jacarta, autoridades indonésias informaram que ele morreu após entrar em coma, ao lado de seus seis filhos.

Soldados e policiais tiveram de abrir passo entre a multidão de simpatizantes do ex-presidente para permitir a circulação da ambulância que carregava seu corpo do hospital para sua casa, no centro de Jacarta.

Em 32 anos de regime autoritário sob Suharto, a Indonésia vivenciou crescimento econômico. Mas a mão-de-ferro do ex-líder causou a morte de milhares de pessoas nas províncias de Papua e Aceh, e na ilha de Timor Leste, invadida em 1975.

O governo anunciou sete dias de luto nacional. "Convido a todo o povo indonésio a orar para que as boas ações e a dedicação do falecido sejam aceitas por Alá, todo poderoso", disse o presidente Susilo Bambang, em uma mensagem transmitida pela televisão. "Suharto prestou um grande serviço à nação."

O funeral do ex-líder será em Java, onde ele nasceu, em 1921.

Trajetória

O general de origem humilde chegou ao poder em 1965, após uma suposta tentativa de golpe de Estado por parte de grupos comunistas, e substituiu o então presidente Sukarno dois anos depois. Durante este período, militantes e simpatizantes da esquerda foram massacrados em todo o país.

Nas duas décadas seguintes, programas de modernização econômica que utilizavam os vastos recursos naturais da Indonésia levaram a um aumento no padrão de vida nacional. Suharto se dizia "o pai do desenvolvimento" indonésio, um passo à frente de seu antecessor, conhecido como "o pai da Indonésia moderna".

Combinando liberalismo econômico com impiedosa disciplina, Suharto tirou seu país da pobreza para colocá-lo entre as nações com relativa prosperidade.

O preço do crescimento foi cobrado através da repressão. O general ignorou pedidos por reforma econômica, e foi inúmeras vezes acusado de irregularidades e abusos de direitos humanos.

Após o colapso do sistema colonial português, em 1975, Suharto enviou tropas para anexar a ilha de Timor Leste, ex-colônia de Portugal.

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas – cerca de um terço da população de Timor Leste – morreram na ocupação, ou foram vítimas da fome que atingiu o país. A Indonésia concordou com a independência de Timor Leste em 1999.

Suharto deixou o poder em 1998, em meio à crise econômica asiática, protestos em massa e alegações de corrupções e abusos contra os direitos humanos. O ex-líder nunca foi julgado por essas acusações.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.