sexta-feira, julho 06, 2007

Fretilin vence sem maioria, recusa coligação com CNRT

TSF – 05 de Julho 07 - 13:09

A Fretilin venceu as eleições legislativas em Timor-Leste, mas sem a maioria absoluta, ao alcançar apenas 29 por cento dos votos. O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, já disse que não se vai coligar com o CNRT, de Xanana Gusmão, que ficou com 24 por cento dos votos.

A Fretilin venceu as eleições legislativas de sábado em Timor-Leste, mas ficou longe da maioria absoluta que pretendia, ao conseguir apenas 29 por cento dos votos, contra 24 por cento do CNRT, de Xanana Gusmão.

Segundo os resultados finais oficiais anunciados esta quinta-feira pela Comissão Nacional de Eleições do país, a Fretilin venceu em Baucau, Covalima, Lautém e Viqueque, mas perdeu para o CNRT, nomeadamente, na capital Díli.
Entretanto, em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da Fretilin já excluiu qualquer coligação com o CNRT, afirmando que fazer isso seria «matar a democracia».

«Visto em termos aritméticos, é um mau resultado. Visto em termos políticos, é um óptimo resultado», comentou Mari Alkatiri, que diz preferir que o CNRT seja uma «oposição forte» no parlamento. Para Alkatiri, que diz não abdicar do triunfo da Fretilin, a «democracia faz-se com uma boa oposição no parlamento». «Se não houver, o que pode acontecer é a oposição nas ruas», concluiu. O secretário-geral da Fretilin desejou ainda que o seu partido seja «mais aberto» e «mais acessível aos outros», bem como «mais adaptado às realidades do país e do mundo, capaz de saber tolerar, mas também de saber incluir».

«Houve falta de diálogo da Fretilin e isso empurrou outros para fazer a oposição nas ruas, em vez de no Parlamento», admitiu Alkatiri, que entende que deveriam ter sido usados outros «mecanismos de inclusão fora do Governo e do Parlamento».

A terceira força mais votada nestas eleições foi a Coligação Aliança Democrática, que juntou a ASDT e o PSD, e que reuniu 15,7 por cento e que triunfou em quatro distritos de Timor-Leste.

Com 11,3 por cento, o Partido Democrático, liderado por Fernando "La Sama" de Araújo, obteve apenas o triunfo no distrito de Ermera, onde alcançou 22 por cento dos votos.
Os restantes dez partidos, que se apresentaram a este acto eleitoral dividiram os restantes cerca de vinte por cento dos pouco mais de 400 mil votos considerados válidos pela CNE.

1 comentário:

Anónimo disse...

FERNANDO LASSAMA EU SOU DA OPINIAO QUE O TEU PARTIDO DEVE NEGOCIAR COM FRETILIN VIAVEL PARA GOVERNAR TIMOR, COM A CNRT E O RETROCESSO DA TUA VIDA POLITICA E A POLITICA DO TEU PARTIDO.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.